Devo dizer que sou um grande “gado” para party games (jogos de festa descompromissados), e isso não deve ser uma novidade para ninguém. Um dos últimos sucessos que me fisgou deste gênero foi Moving Out, e eu não consigo entender o fato de que ainda não consegui colocar minhas mãos em algo do mesmo nível de qualidade. No entanto, este pequeno indie chamado Trash Sailors surgiu de repente e sem muito alarde, então decidi experimentá-lo e ver o quanto eu poderia me divertir com um jogo cuja principal proposta é ser um coletor de lixo em lagos.
Desenvolvimento: fluckyMachine
Distribuição: tinyBuild
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Party, Ação, Simulador
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataforma: PC, PS4, Switch, Xbox One
Duração: 7 horas (campanha)
Coletar e criar
Trash Sailors gira em torno de um grupo de até 4 pessoas que estão em uma jangada lutando pela sobrevivência em lagos e pântanos. Nosso foco principal é colaborar com nossos pares para chegar ao final de cada fase. Ao longo da jornada, somos encarregados de coletar lixo da água e transformá-los em combustível para nossa jangada seguir em frente, além de podermos consertá-la quando ela quebra devido a invasores que pulam nela e tentam eliminar nossos personagens, ou até mesmo colisão com obstáculos do cenário.
Jogar sozinho é uma tarefa árdua, e embora tenhamos a assistência de uma IA em forma de um personagem robô. A IA está limitada a conduzir a jangada (utilizando ZL e ZR) e coletar lixo automaticamente, então temos que nos concentrar em todo o resto. É bastante difícil fazer esse malabarismo todo de lutar contra inimigos e chutar suas nádegas para fora da jangada, coletar os lixos corretos seguindo o diagrama na parte inferior da tela para obter a maior quantidade de combustível, e ajudar a IA a orientar nosso transporte.
Além de dirigir a jangada usando o leme em si, é possível pular em uma borda específica dela, fazendo assim com que ela seja direcionada para uma determinada direção, o que acabou sendo provado bastante útil. Quando fizer isso junto com seus colegas, ela será empurrada muito mais rapidamente por causa da soma do peso de todos.
Fora tudo isso, temos que nos proteger das aranhas ao cair da noite, porque elas se jogam em nossa jangada e temos que dar um soco na cara delas para expulsá-las. Por isso é tão importante juntar-se aos amigos para entrar no Trash Sailors: cada pessoa deve se preocupar com uma parte da jogabilidade.
E junto com o modo multiplayer online – além do local – ,vem um recurso de qualidade de vida que é muito digno de elogios: o cross-save. Isso significa que, por exemplo, depois que você sair da partida de um amigo, tudo o que vocês dois coletaram até agora é transferido para o seu jogo para um jogador. Assim, todos os cenários desbloqueados estarão disponíveis para você jogar.
Atualizando sua equipe e jangada
A parte mais legal de longe neste jogo é definitivamente a capacidade de atualizar a jangada. Podemos ajustá-lo adicionando armas, um motor mais poderoso para nos fazer avançar muito mais rápido, além de coisas como a luz no topo do mastro que pode durar muito mais ao receber sua atualização e a rede que coleta vários lixos ao mesmo tempo. No entanto, as atualizações usarão sua moeda do jogo, além de serem desbloqueadas à medida que o jogo avança. Portanto, quanto mais você evolui no modo história, mais atualizações disponíveis para compra você obtém.
Adicionalmente, podemos desbloquear personagens cujas cutscenes são introduzidas para fazer sua estreia no jogo. Cada personagem está armado com atributos e coisas únicas, como uma garota que tem um arpão extremamente rápido para coletar lixo dos lagos na velocidade da luz.
Além de tudo isso, novos itens cosméticos são desbloqueados ao longo da campanha. Essas coisas não vão mudar ou melhorar os atributos do seu personagem, mas apenas torná-los mais compatíveis com seu gosto visual.
Um dos party games indie mais legais que joguei, ultimamente
Trash Sailors, foi uma grande surpresa. O jogo é super bem feito e faz o melhor que pode para deixar a pessoa entretida por horas seguidas. Porém, se você decidir pegar e jogar este game sem parar, as chances são altas de que você ficará saturado muito rapidamente. Minha recomendação será jogá-lo em curtos espaços de tempo, para que você não se enjoe rapidamente. Em suma, Trash Sailors é um party game indie muito legal que cumpre sua proposta extremamente bem, e recomendo para todos se você tiver com quem criar uma partida.
Cópia de Switch cedida pelos produtores