Desenvolvido pelo estúdio polonês Flying Wild Hog e publicado pela Devolver Digital, Trek to Yomi é um jogo de ação e aventura que possui um enredo interessante e está envolto de fortes referências à mitologia japonesa.
Controlamos Hiroki, um samurai que, após ver seu sensei ser morto em uma dura batalha, promete proteger seu vilarejo das mãos daqueles que um dia juraram destruí-lo.
Desenvolvimento: Flying Wild Hog
Distribuição: Devolver Digital
Jogadores: 1 (local)
Gêneros: Ação e Aventura
Classificação: 16 anos
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series S/X
Duração: 4.5 horas (campanha)/8 horas (100%)
A jornada
No início temos um pequeno tutorial de combate no qual Hiroki, ainda muito jovem, está treinando junto a seu mestre. Após aprendermos o básico da movimentação e combate, o treinamento é interrompido, pois bandidos estavam atacando as redondezas e a presença de seu mestre era necessária para ajudar a conter as investidas inimigas.
Desobedecendo as ordens de seu mestre, Hiroki se junta a Aiko, sua melhor amiga e interesse amoroso, e partem para ajudar no combate. Após enfrentar alguns inimigos e testemunhar cenas de horror pelas ruas, seu mestre é morto em combate e Hiroki aceita a missão de proteger a vila e Aiko, filha do mestre. Agora mais velho e designado como novo líder de sua terra natal, Hiroki se vê perdido em meio a mais uma invasão inimiga, e somente ele poderá mudar o rumo de sua terra.
Presente na história do Japão desde o Período Jamon, (8000 a.C – 300 a.C) o Xintoísmo busca estabelecer a harmonia entre o homem e a natureza. Esta mitologia dita o rumo de diversos acontecimentos durante a jornada de Hiroki. Diversas criaturas e locais presentes nesta mitologia aparecem ou são citadas durante a jornada. Mas, para não estragar a sua experiência, vou deixar que você mesmo se aventure neste mundo cercado por mistérios.
Linear e problemático
Trek to Yomi é conduzido de maneira linear, mas repleto de inimigos ao longo do caminho. Temos a presença de algumas rotas alternativas, que resultam em colecionáveis, upgrades ou a ativação de alguma armadilha para eliminar alguns inimigos. Independente da escolha do jogador, existirá apenas uma trilha que o conduzirá ao objetivo.
O combate também deixa a desejar, golpes extremamente imprecisos e comandos pouco responsivos chegam a frustrar, pois morrer porque Hiroki não executou uma ação corretamente é mais comum do que deveria. Além disso, a variedade de inimigos é muito baixa e, com exceção dos chefes finais de cada capítulo, encontraremos oponentes equipados com lâminas, lanças e arcos com ou sem armadura. É possível eliminar todos os inimigos comuns utilizando um único combo, basta apenas aparar sua primeira investida e desferir os golpes fatais com sua katana.
A evolução do personagem traz a sensação de que algo estava faltando e não que foi adicionado. Posso citar a habilidade de executar uma combinação de golpes leves e fracos, algo que deveria estar disponível desde o começo da jogatina, que é desbloqueada após diversos capítulos. E esta sensação me acompanhou em 90% das habilidades desbloqueadas. Até mesmo lançar um arremessável na direção oposta em que Hiroki está virado é uma habilidade que deve ser liberada, o que só aumentou a sensação de jogar algo incompleto.
Visuais e trilhas de encher os olhos
As escolhas visuais, efeitos sonoros e as trilhas que acompanham Hiroki pelo longo caminho de sangue e glória são os principais pontos de Trek to Yomi. O game possui ângulos de câmeras fixas durante a exploração e em combate o plano se torna 2.5D.
Os desenvolvedores optaram por um estilo monocromático, ângulos que favorecem a história e a contemplação das belas paisagens naturais mescladas a destruição deixada pelos inimigos. Porém, o mesmo cuidado não foi aplicado ao design dos personagens e objetos interativos.
A trilha sonora é um deleite para nossos ouvidos. O som dos tradicionais instrumentos japoneses como o shamisen e a flauta shakuhashi, aliados ao som das lâminas e o pânico instaurado na região durante os combates ou a calmaria quase rara em momentos de exploração, deixam o jogador imerso.
Veredito
Possuindo 4 finais, a emocionante jornada de Hiroki não conseguiu atender às expectativas iniciais. A sensação é de que os desenvolvedores não conseguiram amadurecer tudo que tinham em mente durante a fase inicial do projeto. Mesmo assim, este título é recomendado para todos que, assim como eu, são apaixonados por obras que retratam períodos históricos mundiais.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong