Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown

Review Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown (PS4) – Um jogo de luta bem incompleto

Virtua Fighter foi um dos mais importantes produtos lançados na década de 90. O primeiro game da franquia foi o primeiro jogo de luta em 3D da história, e abriu caminho para outros como Tekken e Dead or Alive surgirem no mercado.

Contudo, enquanto seus rivais trouxeram melhorias para o gênero e até hoje estão presente com boas sequências, Virtua Fighter caiu um pouco no esquecimento. Entretanto, a Sega decidiu apostar mais uma vez na franquia, e com isso trouxe de volta o seu quinto game, Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown, em uma nova versão para o PlayStation 4, dessa vez com um foco maior nos eSports.

Desenvolvimento: Sega

Distribuição: Sega

Jogadores: 1-2 (local e online)

Gênero: Luta

Classificação: 12 anos

Português: Não

Plataformas: PS4

Duração: 27 minutos (campanha principal)/49 minutos (100%)

Um retorno nada legal

Virtua Fighter retorna com um título bem meh

Virtua Fighter é uma série de luta 3D criada por Yu Suzuki, o lendário designer da Sega que criou grandes títulos para os fliperamas. Como qualquer game produzido por Suzuki, a franquia foi recebendo novas melhorias lentamente ao longo dos anos. Com isso, Tekken e Dead or Alive começaram a superá-la com suas sequências que adicionavam diversas melhorias a sua jogabilidade.

Isso fica bem óbvio com Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown trazendo uma experiência que pode ser considerada ultrapassada se comparada a Tekken 6 e Dead or Alive 4, produtos lançados no mesmo período que o lançamento original de VF5.

Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown ainda é um título que foi pensado para os fliperamas primeiro e depois portado para o console. Os comandos são explicados utilizando os botões de fliperama, e a única opção disponível em single player é o arcade e a AI nele pode ser razoável ou algo criado para remover fichas.

O foco em eSports fica bem óbvio ao olhar o menu principal

Vale também lembrar que esse relançamento de Virtua Fighter 5 foi produzido focado nos eSports, que vem ganhando espaço no Japão nos últimos anos. Com isso, o game foi removido de seus modos para um jogador e seu foco principal é no multiplayer, que pode ser aproveitado online ou localmente. Como tal, o modo arcade pode ser considerado um modo de treino com uma AI que bate de volta.

Na opção online são oferecidas partidas em salas fechadas ou ranqueadas. Ambas funcionam bem, contudo, Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown não possui rollback em seu netcode, e isso significa que partidas sofrem com lag. Essa foi uma decisão bastante estúpida da Sega, uma vez que a parte mais importante de um game como esse é seu modo online. Como não existe uma opção de diminuir a busca para uma região em específica, muitas lutas serão jogadas com delay, estragando o que poderia ser uma boa experiência.

Como algo bem legal de se mencionar, é possível assistir lutas aleatórias através do menu inicial, o que ajuda a dar aquela sensação de que você está em um evento de eSports e uma partida pode começar a qualquer momento.

Quando a técnica recompensa

Paciência e técnica recompensam aqueles que buscam a vitória

Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown é bem diferente do seu maior rival, Tekken. O game da Sega é mais dinâmico, com partidas rápidas e cada round dura apenas 45 segundos. Apesar disso, o título incentiva um estilo de luta mais técnico e fluído do que outros do gênero.

Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown recria, dentro do mundo virtual, estilos de luta reais. Como tal, o game tenta ser um pouco de simulação com ataques que podem ser recriados na vida real por aqueles que se dedicarem a praticar tais artes.

Por isso, Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown recompensa aqueles que tentam jogá-lo como se fosse uma luta de verdade, analisando os movimentos do oponente e tentando reagir a eles de forma a fazer um contra ataque certeiro. E claro, é possível fazer o tradicional, apertar botões aleatórios, contudo, você não conseguirá ganhar muito se ficar só fazendo isso.

Saber a hora de atacar e defender é vital aqui

A jogabilidade de Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown é bem simples e utiliza apenas 3 botões: Soco, chute e um para defender. É possível combiná-los para poder fazer um movimento de agarrão nos oponentes. Misturar um ou mais botões junto com uma direção permite que um ataque diferente seja realizado, e os lutadores se aproveitam disso para realizar diversos combos e até movimentos mais poderosos que tiram mais vida do oponente.

Por ser um jogo em 3D, as arenas permitem que os jogadores se movimentem livremente, utilizando sidesteps para desviar de ataques dos adversários. Entretanto, diferente de Tekken e DOA, em Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown os estágios possuem barreiras que podem ser destruídas. Se um jogador cai para fora do ringue ele é considerado o perdedor daquele round, adicionando assim um nível extra de estratégia para os combates.

Por fim, é possível aprender tudo o que Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown tem para ensinar em um modo tutorial. Contudo, foi possível perceber que o game sofre um pouco de delay na ação ao apertar um botão e isso fica mais evidente no treino.

Apresentando Virtua Fighter a uma nova geração

A Dragon Engine fez maravilhas para os cenários

Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown não é apenas um port meia boca feito para o PlayStation 4. O jogo sofreu uma boa repaginada no seu visual, graças a Dragon Engine do estúdio Ryu Ga Gotoku, que ficou responsável por essa nova versão do game de luta.

Os modelos dos personagens são bonitos e bem detalhados. É possível notar alguns bons efeitos visuais que adicionam a experiência, como roupas ficando sujas conforme a luta acontece e pequenos detalhes nas vestimentas de alguns lutadores.

Os cenários também sofreram mudanças. Alguns trazem novos detalhes em seus locais, enquanto outros são novos. A variedade neles também é boa, temos desde ringues de luta a ruas e praias.

A música em Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown também é ótima. Existe aqui uma soundtrack de qualidade, com cada personagem tendo temas memoráveis. Os efeitos sonoros também são bem interessantes, ainda mantendo sua origem de fliperama, pois eles são bem altos e chamativos, principalmente em certos golpes que tem um efeito de whoosh.

Customize o seu personagem e deixe-o a sua cara

Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown ainda possui um pouco de customização de personagens, permitindo que jogadores alterem o visual dos lutadores. Infelizmente, não é tão complexo quanto os jogos de Tekken, oferecendo poucas opções e com a maioria sendo apenas troca de cores. Outro ponto negativo é que a customização é exclusiva para o modo online.

Por fim, Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown não apresenta quedas de frames nem mesmo outros problemas de estabilidade. Os testes foram realizados em um PlayStation 4 base, então é de se elogiar o trabalho feito pelo Ryu Ga Gotoku Studio em fazer tudo funcionar sem erros.

Podia ser algo melhor

Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown é um bom jogo de luta que mostra que a Sega deveria dar outra chance a sua franquia clássica. Contudo, o título é bem fraco em questão de conteúdo extra e parece mais algo que foi feito para lucrar em cima de uma onda nova do mercado.

Para aqueles que querem jogar online ou com amigos esta é uma boa pedida, com sua jogabilidade simples e de fácil aprendizado. Entretanto, é recomendável ter uma boa internet caso queira enfrentar oponentes aleatórios mundo afora.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown

7

Nota Final

7.0/10

Prós

  • Bons visuais
  • Trilha sonora muito boa
  • Jogabilidade simples e bem fácil de dominar

Contras

  • Poucos modos extras de jogo
  • Pouca opção de customização
  • AI sofre com altos e baixos na sua dificuldade
  • Modo online sofre bastante com a falta de rollback