titulo do jogo

Review Windjammers 2 (PS4) – O campeonato está de volta

É surpreendente observar como a Dotemu é competente em seu trabalho em todos esses anos desde sua fundação. Seu carinho com jogos retrô é claramente visível em todos os títulos que ela trabalhou, como os ports de Final Fantasy, Ys e diversos games arcade para consoles e PC. A excelência em cada trabalho é tão grande que o estúdio chegou ao ponto de receber licenciamento das IPs de empresas gigantes e criar a própria continuação daquela franquia, sendo Wonder Boy: The Dragons Trap seu primeiro projeto deste tipo. Windjammers 2 é o mais novo projeto para reviver o jogo clássico, prometendo manter a essência do original e adicionar mais elementos a ele.

Desenvolvimento: Dotemu
Distribuição: Dotemu
Jogadores: 1-2 (local e online)
Gênero: Arcade, Esporte
Classificação: Livre
Plataforma: PS4, Xbox One, Switch
Português: Legendas e interface
Duração: Sem registros

Pega o disco!

um dos estágios de windjammers 2

Windjammers é possivelmente pouco conhecido pelo público brasileiro, principalmente pelo fato de ser lançado apenas para Arcade e Neo Geo. Na América do Norte e no Japão, por outro lado, é considerado um dos jogos de arcade mais bem recebidos e adorados pelo público.

Ele consiste em um campeonato esportivo de discos e lembra bastante o estilo das mesas de Air Hockey, bastante famosas em buffets e estabelecimentos de brinquedos infantis. O campo é separado em duas partes, cada jogador cuidará do seu lado e deve evitar que o jogador faça pontos de duas formas: deixando o disco cair no chão ou “fazendo gol”, considerando a área traseira do jogador inteira um gol. Quem chegar a 15 pontos por 2 sets vence.

O interessante é que, apesar destas regras, os estágios são bem diferentes e podem aplicar regras específicas. Normalmente, o centro do gol vale mais pontos e as laterais menos, porém há campos em que área considerada como “centro” pode aumentar conforme a partida progride, e também há um estágio em que os números são aleatórios e podem dar pontos diferentes fazendo a mesma jogada e outros. Isso dá uma dinâmica bastante única e obriga o jogador a mudar sua estratégia para derrotar o adversário.

Seja o melhor

Tela de vitória ao derrotar todos os adversários

Para quem nunca jogou Windjammers, pode ser que a primeira vez seja um tanto complicada, mas é bem fácil de se acostumar. O objetivo é derrotar os adversários em níveis diferentes e assim se tornar o campeão do torneio.

O comando mais simples é arremessar o disco para frente ou para o alto. O jogador não pode se mover quando está com ele na mão, mas pode adicionar efeito de curva no disco. Para pegá-lo, basta estar na frente dele conforme ele chega, ou embaixo dele, caso esteja vindo por cima. A velocidade do disco vai aumentando conforme ele é lançado de um lado para o outro e o jogador pode usar um botão de dash caso esteja muito distante e não consiga chegar a tempo correndo.

Há também outros botões de efeito que podem ser usados, como rebater o disco, pular e atirá-lo para baixo com força e o mais importante: usar um golpe especial quando a barra correspondente está completa. São efeitos extremamente rápidos e que são bastante complicados de defender, pois cada jogador realiza um efeito diferente no disco. Se você não souber o trajeto do caminho do golpe especial, você pode gastar a sua barra especial quando o disco chegar no seu lado do campo, para que assim ele interrompa o movimento e seja arremessado para cima, independente de onde seu personagem estiver.

Novo campeonato, novos conteúdos

Tela de seleção de personagens

Uma continuação de Windjammers não poderia faltar novos elementos e adições com relação ao título original. Apesar de não possuir muitas novidades, elas são muito bem-vindas. Algumas das mecânicas já explicadas acima fazem parte disso, além de adicionarem mais 4 personagens, totalizando 10 ao todo. Todos possuem vozes e foram gravadas por uma pessoa representante de seu país como no jogo antigo, tendo dessa vez um personagem brasileiro.

Além das novas mecânicas durante a partida e os novos personagens, há novos campos e um modo online, podendo disputar com amigos e outras pessoas ao redor do mundo em partidas casuais ou ranqueadas. Testando algumas partidas, o jogo parece tentar amenizar os eventuais lags que possam ocorrer e garantiu uma experiência bem fluida com pessoas daqui do Brasil. Já com pessoas de fora, alguns travamentos ocorreram, mas já era esperado e, de um modo geral, foi possível se divertir sem grandes incômodos.

Um ótimo jogo para se divertir com amigos

Windjammers é extremamente viciante e divertido, como seu título anterior. O trabalho da Dotemu está impecável e a arte bem semelhante aos jogos anteriores da empresa, como em Streets of Rage 4. O único ponto que pode ser visto como melhoria é a adição de outros modos de jogo além de Arcade e Online.

Mesmo assim, Windjammers 2 é muito bem polido, bem feito e as novas mecânicas ajudaram muito a balancear todos os personagens, já que cada um possui atributos de força e velocidades diferentes. É inclusive uma opção perfeita para apresentar aos amigos durante uma visita em casa e jogar diversas partidas por muitas horas ou até realizar um mini-campeonato.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Windjammers 2

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Extremamente viciante
  • Mantém a essência do jogo original
  • Jogo muito bem polido

Contras

  • Poderia haver mais modos de jogo