Capa de Withering Rooms

Review Withering Rooms (PC) – Sobrevivendo e dormindo

Withering Rooms é um RPG de terror criado pela Moonless Formless, um estúdio composto por apenas um único desenvolvedor chamado Troy West. O título está recebendo sua versão completa após um ano e meio de acesso antecipado, trazendo um survival horror de altíssima qualidade, apesar de ter algumas limitações técnicas.

Desenvolvimento: Moonless Formless
Distribuição: Perp Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Terror, RPG
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X|S
Duração: 13 horas (campanha)

Sonhos esquisitos

Quarto que a protagonista de Withering Rooms dorme e acorda

Com uma estética única, mas fortemente inspirada em clássicos muito específicos da época do PS2, como Rules of Rose, Fatal Frame e Haunting Ground, Withering Rooms combina mecânicas dos RPGs e dos roguelikes com características tradicionais do terror de sobrevivência, como os mapas confusos, a exploração e os quebra-cabeças. O jogo se passa no fim do século XIX e coloca Nightingale, a protagonista, dentro de um sonho situado numa enorme mansão. É preciso descobrir a forma correta de retornar à vida real enquanto se tenta aprender mais a respeito do ocultismo que permeia o casarão.

A mansão é gerada proceduralmente e muda todas as noites, levando o jogador a um mundo dinâmico que também se altera conforme o nível de maldição da protagonista, que aumenta à medida que ela interage com os inimigos que vivem nas salas do local. O jogo não segue uma narrativa tradicional, mas a moradia é repleta de personagens intrigantes. É interessante conhecer cada um deles aos poucos e cumprir os objetivos que eles dão, os quais podem (ou não) ajudar Nightingale em sua missão.

Diálogo com um personagem que vive na mansão de Withering Rooms

Há uma estrutura de capítulos que retrata a progressão da protagonista em sua aventura, mas as tarefas podem ser completadas da forma que o jogador quiser e em qualquer ordem. A falta de linearidade é uma peculiaridade fundamental do survival horror, e isso é perfeitamente representado em Withering Rooms, resultando em muita liberdade para todo tipo de abordagem distinta ao longo da jogatina.

Combatendo pesadelos

Inimigo de Withering Rooms

Os quebra-cabeças requerem um bom raciocínio lógico, mas Withering Rooms, de maneira geral, não é um jogo difícil. Existem diferentes modos de dificuldade, além de uma quantidade abundante de itens de cura no mapa – e as soluções dos puzzles estão disponíveis no site do desenvolvedor. 

Withering Rooms utiliza diversos sistemas distintos em sua jogabilidade, como o de níveis, que melhoram as capacidades da protagonista, e os atributos mágicos, que se combinam com os conceitos do título. Em muitos momentos, é necessário atingir um determinado nível de maldição para revelar novos locais da mansão e progredir nas missões, por exemplo. Além disso, é possível coletar itens e transformá-los em magias pelo sistema de crafting, o qual, por sua vez, também se conecta com o sistema de combate do RPG. 

Personagem paralisada em Withering Rooms

As mecânicas para derrotar as ameaças presentes na mansão são simples, porém funcionais. Nightingale pode usar facas, machados, estilingues e até armas de fogo para atacar seus adversários, ao mesmo tempo em que pode utilizar escudos para se defender e armaduras para ficar mais forte. Existem confrontos obrigatórios, mas dá para agir furtivamente ou correr da maioria dos perigos, indo sempre de acordo com a estratégia adotada pelo jogador.

Se Nightingale morrer, ela acorda novamente em um novo sonho, perdendo seus itens, mas mantendo todo o conhecimento que foi adquirido anteriormente. Os itens podem ser guardados com o uso de aneis especiais que concedem essa vantagem à protagonista e enfatizam a importância do gerenciamento de itens, um aspecto essencial do terror de sobrevivência. É vital se familiarizar com os vários menus da tela de pausa, porque a interface é um tanto quanto poluída.

Problemas técnicos existem

Cena da campanha de Withering Rooms

Desenvolvido através da Unity Engine, Withering Rooms conta com uma ambientação impressionante, toda em uma perspectiva lateral. A trilha sonora aterrorizante e os bons efeitos de vibração no controle complementam a experiência, que oferece uma ótima apresentação. Além da câmera 2.5D, o título tem uma opção de câmera em ângulos fixos que pode ser desbloqueada ao finalizar a campanha – sendo essa uma funcionalidade que poderia estar presente desde o princípio.

No entanto, nem tudo é perfeito. A performance é instável, com quedas perceptíveis na taxa de quadros em áreas específicas, e algumas animações são péssimas, dado que a protagonista simplesmente desliza pelos cenários. Certas fontes da interface possuem uma legibilidade ruim, e não há uma tradução para o português e nem uma dublagem para os diálogos. Contudo, esses últimos dois pontos são compreensíveis, já que tratamos de um título projetado por somente uma pessoa sob a distribuição de uma publisher pequena.

Atmosfera de Withering Rooms

Adicionalmente, o RPG não possui uma compatibilidade satisfatória com controles de PlayStation, uma vez que existem bugs que fazem com que os direcionais não funcionem corretamente. O problema pode ser resolvido nas configurações técnicas, que embora não sejam tão abrangentes, cumprem seu propósito tranquilamente. Esses não são grandes problemas técnicos, mas eles chegam a afetar o potencial de um jogo que poderia ser totalmente sensacional em tudo que se propõe a fazer.

Um jogo excelente

Acima de tudo, Withering Rooms mostra o quão necessário são os criadores independentes para o terror, pois eles sempre entregam games verdadeiramente inovadores e criativos, mesmo com base em mecânicas consagradas por nomes fundamentais do gênero. O RPG é uma experiência assustadora com uma proposta bastante diferenciada, contando com uma boa gameplay e vários pontos positivos que certamente se sobressaem sobre os poucos negativos.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Withering Rooms

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Um ótimo survival horror
  • Apresentação sensacional
  • Boa jogabilidade

Contras

  • Problemas no suporte para controle
  • Algumas animações são feias