The War Within é a décima expansão do aclamado MMORPG World of Warcraft e marca o 20º aniversário do jogo. Essa expansão é a primeira parte da nova trilogia Worldsoul Saga e é uma tentativa de renovar o interesse e atrair novos jogadores para a franquia, enquanto também oferece um conteúdo rico e envolvente para os fãs de longa data.
Desenvolvimento: Blizzard Entertainment
Distribuição: Blizzard Entertainment
Jogadores: 1 a 40+ (online)
Gênero: RPG
Classificação: 12 anos
Português: Interface, dublagem e legendas
Plataformas: PC
Duração: 40 horas (campanha)/126 horas (100%)
Azeroth não tem um dia de paz
Se passando após os eventos de Shadowlands e Dragonflight, os jogadores retornam a Azeroth para enfrentar um novo desafio. A história de The War Within se concentra na ameaça de Xal’atath, uma entidade maligna que foi libertada de sua prisão e agora busca tomar posse da Alma do Mundo de Azeroth. Os jogadores são lançados em uma jornada épica para proteger o mundo, juntando forças com personagens icônicos como Anduin Wrynn, Thrall e Alleria Correventos. A narrativa é rica e cativante, com momentos emocionantes que vão desde lágrimas a sorrisos.
Xal’atath começa a manipular forças sombrias e antigas para atingir seus objetivos. Ela forma alianças com várias facções malévolas e antigos inimigos de Azeroth, marcando o retorno dos Nerubianos, uma raça composta de aracnos e insetóides, além dos remanescentes dos Deuses Antigos e seus lacaios. Essa nova coalizão de inimigos força as facções da Aliança e da Horda a colocar de lado, mais uma vez, suas diferenças e unir forças para combater a ameaça crescente.
Um jogo de 20 anos ainda pode inovar?
A expansão introduz novas áreas deslumbrantes para explorar, com mapas que não são apenas espaços vazios, mas sim repletos de missões interessantes, novidades relevantes e segredos a serem descobertos. Cada canto dessas áreas pulsa com vida e histórias. No quesito classes, várias habilidades foram repaginadas, oferecendo mais opções para customizar e brincar com as possibilidades.
Com 20 anos de idade, melhorias na qualidade de vida do jogo são sempre bem-vindas. Aprimoramentos na interface é a primeira mudança notada por jogadores veteranos que estão retornando ao jogo. Agora, ela é mais intuitiva e amigável, permitindo uma personalização mais facilitada dos elementos na tela, como ajuste de tamanho e localização das barras e ícones – adaptando tudo ao seu estilo de jogo e evitando aquela sensação comum de estar perdido em meio a tantos botões e menus.
Gerenciar o inventário, que antes também era um desafio, foi simplificado em The War Within. Há opções de organização automática, que agrupam itens semelhantes e até que destacam os itens mais utilizados. As bolsas de itens foram agrupadas e transformadas em somente um grande inventário – diga adeus a perder um item por não saber em qual das várias bolsas ele estava guardado.
Outra melhoria muito bem-vinda está nos aprimoramentos de mapa e missões, que agora apresentam indicadores mais claros e descrições mais detalhadas. Isso ajuda a entender e visualizar melhor o que precisa ser feito, onde ir e como completar os objetivos, com tudo direto ao ponto. É claro que saudosistas mais a fim do roleplay ou que não gostariam de ser guiados num mundo enorme como esse podem simplesmente desligar ou diminuir certas assistências.
O bando de guerra também é outra nova mecânica introduzida nessa expansão. A função permite aos jogadores compartilhar por toda a sua conta vários aspectos e recursos como montarias, reputação, itens, entre outros. Dessa forma, o processo de upar personagens secundários fica muito mais fácil.
O retorno de Chris Metzen
Chris Metzen, uma lenda da Blizzard, retornou oficialmente à empresa em setembro de 2023, assumindo a direção executiva de criação do universo Warcraft após sete anos de aposentadoria. Metzen, originalmente contratado como artista e animador, foi fundamental na criação da história e no design criativo de Warcraft desde os tempos de Warcraft 1. Além de animar, ele escrevia em seu tempo livre histórias para os personagens que estavam muito além do escopo do jogo. Histórias essas que foram parar nos antigos manuais dos jogos e acenderam a imaginação dos jogadores. Agora, ele está de volta para ajudar a moldar o futuro do jogo, e até o presente momento a decisão tem sido unânime, trazê-lo de volta tem dado bons frutos.
Será que consegue trazer veteranos de volta?
A recepção de The War Within tem sido, em geral, bastante positiva. A expansão é vista como um bom recomeço para a série, trazendo novidades marcantes e momentos inesquecíveis. Embora a Blizzard ainda tenha trabalho a fazer para recuperar completamente a confiança de todos os jogadores, The War Within é considerada uma expansão sólida e bem pensada.
Embora alguns elementos da expansão sejam repetitivos e problemas técnicos como bugs e questões de desempenho também existam, a curva de aprendizado pode ser bem íngreme para novos jogadores. Lembrando também que por ser um MMORPG, muito do conteúdo de World of Warcraft é voltado para atividades em grupo, como as masmorras e raides.
O Futuro Promissor da Worldsoul Saga
The War Within não é apenas uma expansão em termos de conteúdo jogável, mas também uma expansão do universo de World of Warcraft. O pacote de conteúdo aprofunda a história, introduz novos mistérios, oferecendo uma experiência rica e imersiva. É uma continuação digna que mantém os jogadores envolvidos e ansiosos para o que vem a seguir na Worldsoul Saga.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro