Organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) o World Rally Championship (ou WRC, para os íntimos) vem apresentando, desde os anos de 1970, campeonatos off-road que visitam inúmeros lugares ao redor do mundo e buscam desafiar as habilidades de pilotos (e co-pilotos) em diversos tipos de terrenos. No entanto, demorou um pouco para que o campeonato fosse convertido para o mundo dos games. O primeiro WRC data de novembro de 2001, para o saudoso PlayStation 2.
De lá para cá tivemos várias adaptações das temporadas, para consoles e PC. Assim como o campeonato da Fórmula 1, o mundial WRC de 2020 foi prejudicado pela pandemia do covid-19. Mas, para a sorte dos fissurados em velocidade, esse mesmo problema não influenciou o licenciamento e desenvolvimento do jogo inspirado no campeonato. Desenvolvido pela KT Racing e publicado pela Nacon em setembro do ano passado para PC, PS4 e Xbox One (que ganharam otimizações na nova geração), WRC 9 desembarcou no último dia 11 de março no popular híbrido da Nintendo.
Desenvolvimento: KT Racing
Distribuição: Nacon
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulador, Corrida, Esporte
Classificação indicativa: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S
Duração: 18 horas (campanha)/20.5 horas (100%)
Um misto de desafio e frustração
O sucesso do Switch veio acompanhado de jogos de gêneros variados. Simuladores de corrida, no entanto, ainda não possuem presença tão comum para os donos do console. A maior parte da biblioteca é composta por jogos com uma pegada bem mais arcade. Experiências como a vista em F1 2020 e Project Cars, por exemplo, são raras ou inexistentes. Nesse sentido, a vinda de WRC 9 deve ser comemorada pelos amantes de simuladores de corrida. O título é uma opção diante da escassez de jogos do gênero no console.
Controlar o carro e mantê-lo na pista é um desafio e tanto. Não espere aqui uma jogabilidade próxima a vista em Dirt 5 ou – para não fugir de títulos do Switch – Need for Speed Hot Porsuit. Se você tiver um “pé (ou dedo) pesado” ou for daqueles que só pensa em acelerar ignorando a existência de um comando para frear o veículo, talvez WRC 9 frustre um pouco. Há a necessidade constante de equilibrar a velocidade para manter o carro estável, frear antes das curvas para só então retomar de forma suave a velocidade e por aí vai.
Os controles são super sensíveis. Mesmo com a dificuldade no mínimo e com assistências como ABS e TCS ligadas, o jogo se mantém desafiador, em especial para jogadores casuais. A curva de aprendizado é alta e requer dedicação. Ter uma mínima noção sobre o funcionamento da suspensão, diferencial, freios, câmbio e tipo de pneus para usar de acordo com o clima e o terreno ajudam a montar uma configuração que melhore a performance do carro na pista, algo que para os leigos requer a experimentação de diversos tipos de ajustes até achar o ideal.
Visual divisivo
Visualmente, WRC 9 é divisivo. Explico: em alguns cenários – como o rali nas neves suecas – o jogo possui um visual bem legal, inclusive no modo portátil. Os efeitos da neve ou da poeira subindo com o passar das rodas do veículo chamam bastante atenção. Mas, em outros momentos, no entanto, a qualidade cai drasticamente. Muitas vezes o visual das pistas é “lavado” e sem vida, com vegetação e sombras quadriculadas. Apesar de se manter quase sempre constante a 30fps – que não é o ideal para um jogo de corrida, mas podemos relevar – quedas de framerate também acontecem e aumentam ainda mais a dificuldade no controle dos carros.
Em termos gerais, o jogo conta com inúmeros pop in de texturas e elementos em tela. Sabe aquele efeito de neblina no horizonte, que camufla problemas de renderização? Tem aqui.
Uma novidade nessa edição é a presença de um bem-vindo clima dinâmico que altera a dificuldade e as condições da pista durante a corrida. Provas na chuva ou à noite são bem desafiadoras. Porém, a qualidade oscila demais em corridas em que há essa variação, tornando ainda mais aparente os problemas técnicos do jogo.
Gerenciando o time
A dificuldade na parte técnica é compensada com um conteúdo bem robusto. O jogo possui ao todo treze ralis (com diversas variações de traçados), divididos em três categorias (WRC, WRC2/WRC3 e Junior WRC), além de podermos nos aventurar com veículos lendários (como o Lancia Stratos) e bônus. Cada categoria apresenta um grau de desafio diferente e nos permite adequar um pouco a experiência de acordo com a habilidade no “volante”. Além de contar com modos simples para partidas mais descompromissadas, como Corrida Rápida, Desafios e Treinamento, WRC 9 possui dois grandes modos de jogo: Carreira e Temporada.
As partidas seguem a dinâmica de corrida contra o tempo. Pelo caminho existem checkpoints que informam o tempo em relação aos demais competidores. O objetivo é completar o percurso sempre no menor tempo possível. Para isso, o co-piloto vai indicando previamente as curvas à frente. Não espere, nesse sentido, por traçados de frenagem, mapinhas ou a opção de voltar no tempo quando errar (e você vai errar), vista em Forza Motorsport.
No modo Carreira, além de nos aventurarmos nos Campeonatos de rali ao redor do mundo, temos acesso a um completo sistema de gerenciamento de equipe. Já no modo Temporada, podemos curtir o jogo de forma mais simples e despretensiosa, na medida em que ficamos livre da feature vista no modo Carreira.
Em WRC 9 podemos gerenciar nosso próprio time, desde mecânicos e engenheiros a fisioterapeuta e meteorologista. A montagem da equipe impacta no desempenho na pista e equilíbrio do carro. Ao longo da temporada temos que montar um calendário balanceado, conciliando os momentos de treinos, teste de fabricantes e descanso. Participar de competições e ignorar o período de descanso da equipe, por exemplo, pesa negativamente nos resultados.
O jogo conta também com uma espécie de árvore de habilidades (P&D) que melhoram os atributos (escuderia, desempenho, equipe e confiabilidade) e que podem ser desbloqueados conforme avançamos nas competições.
Completar objetivos da Fabricante que nos patrocina é tão importante quanto vencer e ajudam a manter nossa reputação em alta, além de possibilitar que consigamos angariar fundos para manter o salário da equipe em dia durante o mundial.
Uma opção viável diante da escassez de jogos do gênero
Cogitar pegar o game deve ser feito com parcimônia, pesando prós e contras. Até porque, a ausência de títulos do tipo no Switch não deve ser fator determinante que leve a adquirir determinado jogo. Digo isso por conta dos problemas técnicos aqui citados que, infelizmente, tiram um pouco o brilho do port. Soma-se a isso uma ausência importante (agravada ainda mais pelo momento em que vivemos): o jogo não possui um multiplayer online.
Contando com uma boa localização para o nosso idioma e deixando um pouco de lado a experiência solitária e os problemas no visual e performance, WRC 9 é uma opção para os fãs de simuladores de corrida.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Kiefer Kawakami