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Review WRC 9 (Switch) – Desafiador e frustrante

Organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) o World Rally Championship (ou WRC, para os íntimos) vem apresentando, desde os anos de 1970, campeonatos off-road que visitam inúmeros lugares ao redor do mundo e buscam desafiar as habilidades de pilotos (e co-pilotos) em diversos tipos de terrenos. No entanto, demorou um pouco para que o campeonato fosse convertido para o mundo dos games. O primeiro WRC data de novembro de 2001, para o saudoso PlayStation 2. 

De lá para cá tivemos várias adaptações das temporadas, para consoles e PC. Assim como o campeonato da Fórmula 1, o mundial WRC de 2020 foi prejudicado pela pandemia do covid-19. Mas, para a sorte dos fissurados em velocidade, esse mesmo problema não influenciou o licenciamento e desenvolvimento do jogo inspirado no campeonato. Desenvolvido pela KT Racing e publicado pela Nacon em setembro do ano passado para PC, PS4 e Xbox One (que ganharam otimizações na nova geração), WRC 9 desembarcou no último dia 11 de março no popular híbrido da Nintendo.

Desenvolvimento: KT Racing
Distribuição: Nacon
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulador, Corrida, Esporte
Classificação indicativa: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S
Duração: 18 horas (campanha)/20.5 horas (100%)

Um misto de desafio e frustração

WRC 9 é bem desafiador.

O sucesso do Switch veio acompanhado de jogos de gêneros variados. Simuladores de corrida, no entanto, ainda não possuem presença tão comum para os donos do console. A maior parte da biblioteca é composta por jogos com uma pegada bem mais arcade. Experiências como a vista em F1 2020 e Project Cars, por exemplo, são raras ou inexistentes. Nesse sentido, a vinda de WRC 9 deve ser comemorada pelos amantes de simuladores de corrida. O título é uma opção diante da escassez de jogos do gênero no console.

Controlar o carro e mantê-lo na pista é um desafio e tanto. Não espere aqui uma jogabilidade próxima a vista em Dirt 5 ou – para não fugir de títulos do Switch – Need for Speed Hot Porsuit. Se você tiver um “pé (ou dedo) pesado” ou for daqueles que só pensa em acelerar ignorando a existência de um comando para frear o veículo, talvez WRC 9 frustre um pouco. Há a necessidade constante de equilibrar a velocidade para manter o carro estável, frear antes das curvas para só então retomar de forma suave a velocidade e por aí vai. 

Os controles são super sensíveis. Mesmo com a dificuldade no mínimo e com assistências como ABS e TCS ligadas, o jogo se mantém desafiador, em especial para jogadores casuais. A curva de aprendizado é alta e requer dedicação. Ter uma mínima noção sobre o funcionamento da suspensão, diferencial, freios, câmbio e tipo de pneus para usar de acordo com o clima e o terreno ajudam a montar uma configuração que melhore a performance do carro na pista, algo que para os leigos requer a experimentação de diversos tipos de ajustes até achar o ideal.

Visual divisivo

O visual do jogo é divisivo.

Visualmente, WRC 9 é divisivo. Explico: em alguns cenários – como o rali nas neves suecas – o jogo possui um visual bem legal, inclusive no modo portátil. Os efeitos da neve ou da poeira subindo com o passar das rodas do veículo chamam bastante atenção. Mas, em outros momentos, no entanto, a qualidade cai drasticamente. Muitas vezes o visual das pistas é “lavado” e sem vida, com vegetação e sombras quadriculadas. Apesar de se manter quase sempre constante a 30fps – que não é o ideal para um jogo de corrida, mas podemos relevar – quedas de framerate também acontecem e aumentam ainda mais a dificuldade no controle dos carros.

Em termos gerais, o jogo conta com inúmeros pop in de texturas e elementos em tela. Sabe aquele efeito de neblina no horizonte, que camufla problemas de renderização? Tem aqui. 

Uma novidade nessa edição é a presença de um bem-vindo clima dinâmico que altera a dificuldade e as condições da pista durante a corrida. Provas na chuva ou à noite são bem desafiadoras. Porém, a qualidade oscila demais em corridas em que há essa variação, tornando ainda mais aparente os problemas técnicos do jogo.

Gerenciando o time

Temos muitas opções de ralis a nossa disposição.

A dificuldade na parte técnica é compensada com um conteúdo bem robusto. O jogo possui ao todo treze ralis (com diversas variações de traçados), divididos em três categorias (WRC, WRC2/WRC3 e Junior WRC), além de podermos nos aventurar com veículos lendários (como o Lancia Stratos) e bônus. Cada categoria apresenta um grau de desafio diferente e nos permite adequar um pouco a experiência de acordo com a habilidade no “volante”. Além de contar com modos simples para partidas mais descompromissadas, como Corrida Rápida, Desafios e Treinamento, WRC 9 possui dois grandes modos de jogo: Carreira e Temporada. 

As partidas seguem a dinâmica de corrida contra o tempo. Pelo caminho existem checkpoints que informam o tempo em relação aos demais competidores. O objetivo é completar o percurso sempre no menor tempo possível. Para isso, o co-piloto vai indicando previamente as curvas à frente. Não espere, nesse sentido, por traçados de frenagem, mapinhas ou a opção de voltar no tempo quando errar (e você vai errar), vista em Forza Motorsport.

Podemos adicionar novas habilidades ao gerenciarmos a equipe.

No modo Carreira, além de nos aventurarmos nos Campeonatos de rali ao redor do mundo, temos acesso a um completo sistema de gerenciamento de equipe. Já no modo Temporada, podemos curtir o jogo de forma mais simples e despretensiosa, na medida em que ficamos livre da feature vista no modo Carreira.

Em WRC 9 podemos gerenciar nosso próprio time, desde mecânicos e engenheiros a fisioterapeuta e meteorologista. A montagem da equipe impacta no desempenho na pista e equilíbrio do carro. Ao longo da temporada temos que montar um calendário balanceado, conciliando os momentos de treinos, teste de fabricantes e descanso. Participar de competições e ignorar o período de descanso da equipe, por exemplo, pesa negativamente nos resultados. 

O jogo conta também com uma espécie de árvore de habilidades (P&D) que melhoram os atributos (escuderia, desempenho, equipe e confiabilidade) e que podem ser desbloqueados conforme avançamos nas competições.

Completar objetivos da Fabricante que nos patrocina é tão importante quanto vencer e ajudam a manter nossa reputação em alta, além de possibilitar que consigamos angariar fundos para manter o salário  da equipe em dia durante o mundial.

Uma opção viável diante da escassez de jogos do gênero

Cogitar pegar o game deve ser feito com parcimônia, pesando prós e contras. Até porque, a ausência de títulos do tipo no Switch não deve ser fator determinante que leve a adquirir determinado jogo. Digo isso por conta dos problemas técnicos aqui citados que, infelizmente, tiram um pouco o brilho do port. Soma-se a isso uma ausência importante (agravada ainda mais pelo momento em que vivemos): o jogo não possui um multiplayer online.

Contando com uma boa localização para o nosso idioma e deixando um pouco de lado a experiência solitária e os problemas no visual e performance, WRC 9 é uma opção para os fãs de simuladores de corrida.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

WRC 9

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Muito conteúdo
  • Gerenciamento da equipe
  • Desafiador
  • Localização para nosso idioma

Contras

  • Pop in de textura e cenário
  • Qualidade visual instável
  • Queda de framerate
  • Sem online