Com o seu segundo jogo na geração, WRC 10 chega para festejar os 50 anos do Campeonato do mundo do rally e traz um conteúdo gigantesco, seja para jogar no modo solo ou multiplayer.
Aparentemente, mesmo com alguns problemas herdados dos outros games da série, temos aqui o jogo de rally mais bem feito até hoje. Desenvolvido pela Kylotonn Racing e distribuído pela Nacon, WRC 10 nos leva para a adrenalina em 4 rodas rapor estradas do mundo inteiro.
Desenvolvimento: KT Racing
Distribuição: Nacon
Jogadores: 1-2 (local) e 1-4 (online)
Gênero: Esporte, Simulador, Corrida
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface.
Plataforma: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S
Duração: 18 horas (campanha)/20.5 horas (100%)
Avisos sobre a pista

Para quem não está tão familiarizado com os jogos da série, é bom saber, logo de antemão, que eles não têm nada a ver com as gameplay de Forza Horizon ou Dirty. Em WRC 10 temos uma experiência muito mais próxima daquela que podemos ver na franquia de Fórmula 1 da Codemasters. Em jogos dest,e tipo somos convidados a experimentar a simulação do esporte em todos seus detalhes, seja nas pistas ou nas burocracias envolvendo escuderias e staff.
A desenvolvedora francesa KT Racing vem trazendo títulos repletos de conteúdos nas últimas edições. E, quando digo repleto, quero dizer algo realmente gigantesco. Mesmo assim, neste ano, o jogo oficial do maior evento da FIA conseguiu oferecer algo ainda maior. Tudo está grandioso, das tradicionais corridas rápidas até os treinamentos e os robustos: modo Carreira e modo Temporada, e nesta versão ainda encontramos uma opção dedicada aos 50 anos do campeonato WRC.
Temos uma quantidade incrível de carros à disposição,mais de 20 pistas (já incluindo as do calendário 2021), além de diversas localidades que marcaram a modalidade automobilística. Isso pode propiciar, ao amante de rally, dezenas de horas de jogatina, além da opção multijogador (seja local ou online), que é suportado por uma boa parte dos modos. É uma pena que não tenhamos novidades gigantes e reais nesse quesito.
Traçando a rota para um melhor desempenho.

Os modos Temporada e Carreira são, sem dúvida nenhuma, aqueles nos quais os desenvolvedores apostaram mais alto e colocaram os holofotes. Essas duas opções nos colocam como debutantes no universo do rally dão o objetivo de escalar categorias, da mais baixa até a mais alta, até conseguirmos o título de maior prestígio do esporte: o de campeão do World Rally Championship.
Na opção de jogar a Temporada, possuímos algo bem mais focado nas corridas; já o modo Carreira é bem mais completo, trazendo possibilidades na gestão de equipes, escuderias, pesquisas sobre as pistas, sponsors e algumas das burocracias envolvidas neste universo. Tudo isso é feito sem deixar o jogo chato ou muito complicado, propiciando muita diversão aos amantes de rally, que tem conhecimento desse universo.
Elevando o nome da escuderia : Da lama, ao topo mais alto

O modo Carreira é, como dito antes, aquele em que temos mais variedade na jogabilidade e mais opções para a diversão e a imersão. Começamos por baixo e precisamos subir até o topo. Mas não é só isso: temos que gerenciar o dinheiro do qual dispomos, o que é bastante desafiador, pois ele pode desaparecer de uma hora para outra se não tivermos atenção. É preciso gerir bem nossas recompensas para pagar as reparações, e os salários de equipe e outras coisas que custam bastante grana.
É mais do que necessário ter uma boa equipe para se dar bem nesse modo do game, todos são importantes (do mecânico ao fisioterapeuta). Em especial, é preciso escolher bem quem vai defender a escuderia, pois cada um tem seu preço, suas desvantagens e vantagens. E isso faz muita diferença, seja no percurso até o topo da WRC ou nas estradas.

Temos uma árvore de habilidades na qual podemos gastar os tokens que ganhamos (como recompensa) e, assim, obter melhorIas diversas na nossa equipe e em todo nosso ambiente de trabalho. Esse sistema não vai ser uma surpresa para os jogadores de RPG, nem para os que jogaram WRC 9 (você pode ler uma review dele, clicando aqui). Possuímos liberdade para escolher como vamos gastar esses tokens, que, juntos da XP, nos ajudam a melhorar e chegar até o topo do mundo do esporte.
Para alcançar o objetivo final é preciso cultivar e manter boas relações com a equipe, com a escuderia e com a construtora. Isso vai depender de nossas performances nas estradas, ou seja, vá bem e sua relação com os outros será um mar de rosas; vá mal e toda a sua equipe vai querer ir para o mais longe possível de você, deixando seu sonho de ser o maior piloto de rally do mundo na lama.
Curva a fundo, direita 2

WRC nos traz um sistema que mira na simulação e tenta ser o mais realista possível, mesmo com todos os níveis de ajuda de pilotagem ativada você não terá uma experiência próxima do arcade, pois ela será apenas menos realista. As ajudas de pilotagem são ótimas para jogadores de primeira corrida, como eu. Tudo importa nas provas: o tempo, os tipos de solo diferenciados e o seu carro. Esse conjunto de coisas pode te levar ao fracasso ou ao sucesso, e toda a atenção nesses detalhes é pouca. Apesar de continuar bastante completa, não temos nenhuma grande diferença com relação às últimas duas versões do jogo.
Durante os circuitos, cada pequeno erro pode nos custar boas posições e isso pode desencadear uma sequência de más exibições (nos deixando na “pindaíba” se estivermos jogando no modo Carreira). O segredo de WRC 10 é conseguir dominar a jogabilidade dos carros durante as corridas e essa é, sem dúvidas, uma das receitas do sucesso, tanto nos modos mais robustos quanto nos mais casuais.
Festeje pelo mundo todo

No décimo game da franquia WRC dispomos da possibilidade, super interessante, de descobrir ou reviver momentos legendários do esporte. O modo aniversário nos leva pela história do Campeonato Mundial de Rally, e nele podemos ir até corridas marcantes e ver carros mais antigos, como o Audi Quattro ou Peugeot 205 T16, que podem ser encontrados em estradas icônicas do esporte.
Aos poucos vamos desbloqueando novas destinações e estradas para experimentar neste modo. Apesar de divertido, pode ser uma ducha de água fria para os jogadores mais casuais, já que, no modo Aniversário, não é possível regular as ajudas de direção que queremos receber durante a corrida, diferente dos outros modos (como no modo Corrida Rápida).

Em WRC 10 ainda contamos com as novas funções da geração atual, como 4K ou 120 fps, que podem ser ajustadas no menu do game. No Xbox Series X, se optamos pelos 120 fps temos uma maior fluidez. E se contarmos com uma TV, que dê suporte à configuração, podemos aproveitar cada pedaço dessa melhoria na geração atual. Ao escolher o modo resolução, vemos tudo rodando em 4K, o que deixa tudo mais bonito, com uma iluminação super polida e com mais detalhes aparecendo na tela. É incrível poder desfrutar dessas novidades, porém, isso pode causar eventuais quedas na taxa de quadros por segundo e alguns travamentos. Também podemos optar por um modo mais equilibrado, que vai focar nos 60 fps e tentar deixar o jogo mais bonito e estável possível. Nesta configuração podemos ver alguns problemas quanto ao visual, mas nada que realmente prejudique a experiência.
Depois da curva final
As edições anteriores de WRC já eram gigantescas e, mesmo assim, no título de 2021 tudo consegue ser ainda maior, retendo as coisas boas e trazendo o modo Aniversário. Mesmo que alguns defeitos ainda se mantenham na versão atual, WRC 10 chega como um título firme e, é sem dúvidas, o jogo definitivo de rally.
Esse esporte automobilístico, que existe desde meados de 1890 e tem milhares de fãs que merecem um game à altura, como WRC 10, que, até mesmo pela falta de títulos no mercado, se mantém firme como um bom simulador e como único produto que consegue nos transportar com a devida imersão ao mundo dos rallys.
Com falhas, mas aproveitando-se da nova geração para deixar tudo maior e mais prazeroso, esta versão de World Rally Championship é simplesmente a obra definitiva para amantes deste esporte e dos títulos de corrida. Porém, não aconselho aos que querem apenas corridas casuais e não gostam de simuladores de velocidade. O jogo ainda não tem a cara da nova geração, como podemos ver nos trailers do Gran Turismo ou que esperamos de Forza 7, mas diverte e é uma compra obrigatória para amantes do gênero que não tenham tido contato com a última obra da série.
Cópia de Xbox Series X cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong