WWE 2K Battlegrounds_20201004220215

Review WWE 2K Battlegrounds (PS4) – Era realmente necessário?

Você sabe o que é wrestling? Bom, basicamente é uma luta coreografada onde duas ou mais pessoas se enfrentam e apenas uma sairá vencedora. Seja no ringue, jaulas de aço ou nos bastidores do estúdio que faz a transmissão do evento, o wrestling, ou luta-livre – como ficou conhecido no Brasil – tornou-se febre na América durante o final dos anos 80 através de uma empresa de Stamford chamada WWF (World Wrestling Federation), que viria a mudar de nome e hoje é conhecida como WWE (World Wrestling Entertainment). 

Mundialmente reconhecida e com lucros exorbitantes, os produtos licenciados da WWE tornaram-se uma verdadeira mina de ouro, e não seria diferente nos games. A licença para produzir seus jogos passou pela mão de diversas desenvolvedoras e publicadoras, como Acclaim e THQ. Atualmente a marca é responsabilidade da 2K. E infelizmente ano após ano, jogos com qualidade duvidosa são lançados. 

Desenvolvimento: Saber Interactive

Distribuição: 2K

Jogadores: 1-4 (local) / 2-8 (online)

Gênero: Esportes e luta

Classificação indicativa: 12 anos

Português: Não

Plataformas: Switch, PC, PS4, Stadia e Xbox One

Duração: 6 horas (campanha)/ 15 horas (100%)

Os golpes se repetem e enjoam com poucas horas de jogatina

Pouca variedade compromete a qualidade

Para quem acompanha a luta livre, a variedade e criatividade na execução de golpes, regras de combate e interação entre os lutadores é primordial para deixar o público imerso. Em Battlegrounds não é bem assim que funciona, os astros e estrelas estão divididos da seguinte maneira:

  • Powerhouse: mais fortes do que os demais, porém mais lentos na execução dos golpes;
  • Brawler: especialistas em golpes físicos e muito resistentes;
  • All rounder: lutadores balanceados, demonstram habilidade em todos os tipos de situações;
  • Technician: preferem levar o combate pro chão e obrigar seus adversários a desistirem por conta de suas chaves de submissão poderosas;
  • High flyer: muito ágeis, a especialidade deles são os chutes e golpes aéreos.

Até aí, nada de anormal, o problema é que com exceção dos golpes de finalização, o conjunto de golpes são os mesmos para todos os personagens que são do mesmo grupo. E isso é uma grande falha, pois além da pouca variedade nos golpes, os personagens são apenas skins diferentes com o mesmo move-set. 

Em relação aos tipos de combate, fica ainda mais evidente o pouco esmero e atenção durante o desenvolvimento do game. Estão disponíveis os seguintes combates: 

  • 1×1: normal e combate na jaula;
  • 2×2: normal e combate na jaula;
  • Ameaça tripla: 3 lutadores se enfrentam, apenas 1 sai como vencedor;
  • Os 4 fatais: 4 lutadores se enfrentam, apenas 1 sai como vencedor;
  • Gauntlet: 2 lutadores iniciam o combate, e assim que o primeiro é eliminado outro lutador toma seu lugar até que 5 competidores participem do combate;
  • Royal Rumble; 2 lutadores começam no ringue e à cada 20 segundos outro oponente entrará no ringue até que 30 lutadores participem. Vence o único que não for eliminado.
Os traços apresentados são colírio para os olhos em meio a tantas falhas

Em busca da fama

O modo história gira em torno de Paul Heyman e Steve Austin que buscam por novos talentos para integrarem o plantel de lutadores da WWE. A cada capítulo jogamos exclusivamente com um personagem e enfrentamos diversos adversários que querem simplesmente nos ofender e derrotar sem nenhum motivo relevante. O enredo é pobre e superficial, seus acontecimentos são ilustrados em um estilo de histórias em quadrinhos. 

Podemos seguir apenas a história principal ou participarmos de eventos opcionais que irão nos recompensar com novos lutadores e habilidades para usarmos durante nossa jogatina. Poucos são os personagens que se destacam neste modo de jogo, pois todos eles são genéricos e seus golpes não diferem muito um do outro. O mais interessante neste modo é a possibilidade de jogarmos também com personagens femininas.

Diversão offline garantida

S.O.S

WWE 2K Battlegrounds conta com um multiplayer offline muito divertido. No entanto, ao jogarmos online somos constantemente decepcionados devido aos inúmeros problemas de conexão que enfrentamos. É comum ser desconectado da partida ou sentir que o personagem está demorando muito para responder nossos comandos, causando muita frustração.

A execução de golpes espetaculares fazem parte do DNA da WWE. Porém em Battlegrounds diversos erros de animação são facilmente detectados. Desde personagens sumindo a golpes executados no vácuo que nocauteiam os adversários. Ao defendermos um golpe geralmente nosso personagem atravessa o oponente e o ringue, derrubando-o no chão. Alguns modos de jogo nos permitem enfrentar 4 ou mais inimigos no ringue, dando uma dinâmica completamente diferente do que estamos acostumados em outros jogos de luta onde normalmente enfrentamos apenas 1 adversário por vez. Mas nem tudo são flores, pois quedas de fps são comuns quando muitos personagens estão se enfrentando. Chegando ao ponto de eu ter que reiniciar o jogo diversas vezes para passar de algumas partes do modo história.

Pay to win! A verdadeira face da 2K

Compre, compre, compre!

Não é novidade para ninguém que a 2K mantém práticas de microtransações abusivas em suas franquias de esporte. E no WWE 2K Battlegrounds não é diferente. Para desbloquearmos personagens e cosméticos ou melhorarmos algumas habilidades, podemos utilizar os golden bucks, adquiridos com dinheiro real. Com pacotes iniciais por R$27,50, o mais caro beira os R$280,00. Outra opção são os créditos adquiridos após o fim dos confrontos, mas é claro que o preço em comparação ao que recebemos é exorbitante – o que acaba dificultando a nossa progressão.

Aguarde uma promoção para comprar o jogo

Para cumprir tabela

Após o fracasso de WWE 2K20, somado à pandemia do COVID-19, a 2K anunciou que lançaria um game casual no lugar do WWE 2K21. E, sinceramente, se ele não existisse teríamos um motivo a mais para sorrir. Com pouca variedade nos golpes, uma campanha que não empolga e diversos bugs, erros no servidor e falhas de desempenho, WWE 2K Battlegrounds é um dos piores lançamentos do ano. Passe longe deste aglomerado de falhas e procure investir seu tempo em algo que realmente valha a pena.

Esta review foi feita com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Bia Bock

WWE 2K Battlegrounds

2

Nota final

2.0/10

Prós

  • Multiplayer offline divertido
  • Estilo gráfico muito bonito
  • Jogo pra família

Contras

  • Golpes genéricos
  • Poucas opções de combate
  • Diversos erros de conexão
  • Modo história esquecível
  • Quedas de fps e bugs nas animações