Você sabe o que é wrestling? Bom, basicamente é uma luta coreografada onde duas ou mais pessoas se enfrentam e apenas uma sairá vencedora. Seja no ringue, jaulas de aço ou nos bastidores do estúdio que faz a transmissão do evento, o wrestling, ou luta-livre – como ficou conhecido no Brasil – tornou-se febre na América durante o final dos anos 80 através de uma empresa de Stamford chamada WWF (World Wrestling Federation), que viria a mudar de nome e hoje é conhecida como WWE (World Wrestling Entertainment).
Mundialmente reconhecida e com lucros exorbitantes, os produtos licenciados da WWE tornaram-se uma verdadeira mina de ouro, e não seria diferente nos games. A licença para produzir seus jogos passou pela mão de diversas desenvolvedoras e publicadoras, como Acclaim e THQ. Atualmente a marca é responsabilidade da 2K. E infelizmente ano após ano, jogos com qualidade duvidosa são lançados.
Desenvolvimento: Saber Interactive
Distribuição: 2K
Jogadores: 1-4 (local) / 2-8 (online)
Gênero: Esportes e luta
Classificação indicativa: 12 anos
Português: Não
Plataformas: Switch, PC, PS4, Stadia e Xbox One
Duração: 6 horas (campanha)/ 15 horas (100%)
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Pouca variedade compromete a qualidade
Para quem acompanha a luta livre, a variedade e criatividade na execução de golpes, regras de combate e interação entre os lutadores é primordial para deixar o público imerso. Em Battlegrounds não é bem assim que funciona, os astros e estrelas estão divididos da seguinte maneira:
- Powerhouse: mais fortes do que os demais, porém mais lentos na execução dos golpes;
- Brawler: especialistas em golpes físicos e muito resistentes;
- All rounder: lutadores balanceados, demonstram habilidade em todos os tipos de situações;
- Technician: preferem levar o combate pro chão e obrigar seus adversários a desistirem por conta de suas chaves de submissão poderosas;
- High flyer: muito ágeis, a especialidade deles são os chutes e golpes aéreos.
Até aí, nada de anormal, o problema é que com exceção dos golpes de finalização, o conjunto de golpes são os mesmos para todos os personagens que são do mesmo grupo. E isso é uma grande falha, pois além da pouca variedade nos golpes, os personagens são apenas skins diferentes com o mesmo move-set.
Em relação aos tipos de combate, fica ainda mais evidente o pouco esmero e atenção durante o desenvolvimento do game. Estão disponíveis os seguintes combates:
- 1×1: normal e combate na jaula;
- 2×2: normal e combate na jaula;
- Ameaça tripla: 3 lutadores se enfrentam, apenas 1 sai como vencedor;
- Os 4 fatais: 4 lutadores se enfrentam, apenas 1 sai como vencedor;
- Gauntlet: 2 lutadores iniciam o combate, e assim que o primeiro é eliminado outro lutador toma seu lugar até que 5 competidores participem do combate;
- Royal Rumble; 2 lutadores começam no ringue e à cada 20 segundos outro oponente entrará no ringue até que 30 lutadores participem. Vence o único que não for eliminado.
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Em busca da fama
O modo história gira em torno de Paul Heyman e Steve Austin que buscam por novos talentos para integrarem o plantel de lutadores da WWE. A cada capítulo jogamos exclusivamente com um personagem e enfrentamos diversos adversários que querem simplesmente nos ofender e derrotar sem nenhum motivo relevante. O enredo é pobre e superficial, seus acontecimentos são ilustrados em um estilo de histórias em quadrinhos.
Podemos seguir apenas a história principal ou participarmos de eventos opcionais que irão nos recompensar com novos lutadores e habilidades para usarmos durante nossa jogatina. Poucos são os personagens que se destacam neste modo de jogo, pois todos eles são genéricos e seus golpes não diferem muito um do outro. O mais interessante neste modo é a possibilidade de jogarmos também com personagens femininas.
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S.O.S
WWE 2K Battlegrounds conta com um multiplayer offline muito divertido. No entanto, ao jogarmos online somos constantemente decepcionados devido aos inúmeros problemas de conexão que enfrentamos. É comum ser desconectado da partida ou sentir que o personagem está demorando muito para responder nossos comandos, causando muita frustração.
A execução de golpes espetaculares fazem parte do DNA da WWE. Porém em Battlegrounds diversos erros de animação são facilmente detectados. Desde personagens sumindo a golpes executados no vácuo que nocauteiam os adversários. Ao defendermos um golpe geralmente nosso personagem atravessa o oponente e o ringue, derrubando-o no chão. Alguns modos de jogo nos permitem enfrentar 4 ou mais inimigos no ringue, dando uma dinâmica completamente diferente do que estamos acostumados em outros jogos de luta onde normalmente enfrentamos apenas 1 adversário por vez. Mas nem tudo são flores, pois quedas de fps são comuns quando muitos personagens estão se enfrentando. Chegando ao ponto de eu ter que reiniciar o jogo diversas vezes para passar de algumas partes do modo história.
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Compre, compre, compre!
Não é novidade para ninguém que a 2K mantém práticas de microtransações abusivas em suas franquias de esporte. E no WWE 2K Battlegrounds não é diferente. Para desbloquearmos personagens e cosméticos ou melhorarmos algumas habilidades, podemos utilizar os golden bucks, adquiridos com dinheiro real. Com pacotes iniciais por R$27,50, o mais caro beira os R$280,00. Outra opção são os créditos adquiridos após o fim dos confrontos, mas é claro que o preço em comparação ao que recebemos é exorbitante – o que acaba dificultando a nossa progressão.
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Para cumprir tabela
Após o fracasso de WWE 2K20, somado à pandemia do COVID-19, a 2K anunciou que lançaria um game casual no lugar do WWE 2K21. E, sinceramente, se ele não existisse teríamos um motivo a mais para sorrir. Com pouca variedade nos golpes, uma campanha que não empolga e diversos bugs, erros no servidor e falhas de desempenho, WWE 2K Battlegrounds é um dos piores lançamentos do ano. Passe longe deste aglomerado de falhas e procure investir seu tempo em algo que realmente valha a pena.
Esta review foi feita com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Bia Bock