No início de Janeiro de 2021, a SNK prometeu uma apresentação sobre os futuros lançamentos da empresa. Junto do anúncio exclusivo de The King of Fighters XV e KOF 2002 Unlimited Match, uma última versão de KOF XIV, chamada Ultimate Edition, foi anunciada e contém todos os conteúdos já lançados anteriormente pela empresa a um preço mais barato, sendo o aquecimento para a próxima versão que está por vir.
Desenvolvimento: SNK Playmore
Edição: SEGA of America
Jogadores: 1-2 (local e online)
Gênero: Luta, Ação
Classificação indicativa: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4
Duração: 1 hora (campanha)/21 horas (100%)
O retorno do torneio
Segundo a história de KOF XIV, o bilionário Antonov decide comprar todos os direitos do torneio King of Fighters e anuncia a abertura do próximo evento, sendo um tremendo sucesso em seu lançamento. O lutador que chegar às finais enfrentará o próprio diretor e, em caso de vitória, receberá o cinturão de ouro do evento, além de ocupar a vaga de campeão mundial.
O jogador então escolhe o trio de lutadores que participará do torneio, enfrentando 10 trios diferentes até chegar ao chefe final. Dependendo do personagem escolhido, uma cena específica dele será liberada para assistir e pode ser assistida novamente no modo Galeria do jogo, incentivando assim a terminar o jogo com personagens diferentes. Há cinco dificuldades, sendo 1 a mais fácil e 5 a mais difícil. Não há nada na galeria que seja dependente de dificuldade.
Reciclando o antigo
Diversas mudanças de gameplay foram feitas em The King of Fighters XIV. Apesar de manter o tradicional “jogo frenético”, por exigir que os jogadores executem comandos rapidamente, agora temos uma gerência de barras de energia mais simplificada. Conforme o personagem toma dano ou executa um combo, a barra de energia vai se completando, podendo acumular até 5 barras cheias. Elas são utilizadas para executar golpes bem mais poderosos.
Há também o Max Mode, que consome uma barra de energia ao apertar um chute fraco com soco forte. Este modo permite o personagem utilizar golpes EX, mais poderosos que os especiais convencionais, e cancelar comandos especiais. O Climax Special Move, ataque supremo do personagem, consome três barras normalmente, mas reduz as duas se utilizar no Max Mode e potencializa ainda mais o dano.
Para quem for novo na série ou tiver dificuldades em executar os comandos, o jogo possui um combo chamado Rush, que é extremamente simples. Basta encostar em um adversário e apertar repetidamente o soco fraco para que o combo Rush seja executado, finalizando o combo em um golpe especial simples. Caso o jogador possua mais barras, o golpe final será diferente e utilizará um poder que consome energia. Ele causará menos dano do que o normal, mas é uma adição amigável para novatos.
E tem mais…
Além do modo história, The King of Fighters XIV também trouxe novamente modos já conhecidos anteriormente, separados numa sessão chamada Mission. O modo Trial consiste em completar 5 sequências de golpes para cada personagem, feito especialmente para ensinar os jogadores novos algumas variações de combos que podem ser executados em batalhas. Apesar de serem apenas cinco por personagem, os últimos normalmente exigem bastante treino e contém combinações longas de comandos. O jogador pode assistir uma demonstração, caso não consiga acertar o tempo dos golpes.
Também temos o modo Time Attack, em que é escolhido um lutador para enfrentar 10 oponentes seguidos controlados pelo computador no menor tempo e sem morrer. Caso ache pouco, o modo Survival vai bem mais além e só encerra quando você é derrotado, mostrando ao final quantos inimigos você derrotou ao todo.
Saindo com um amigo no soco
Aqui a briga (saudável) entre amigos está permitida! Você pode enfrentá-los no modo Versus em duas categorias diferentes: escolhendo trios de lutadores no modo clássico Team Vs, ou escolhendo partidas mais rápidas para treinar com seu personagem favorito no Single Vs. É possível alterar o número de rounds vencidos para que a batalha termine e também escolher outras configurações personalizadas, como já começar com barras de energia maximizadas ou reduzir seu HP.
O online também não pode faltar aqui, podendo enfrentar jogadores ao redor do mundo e testar suas habilidades para deixar de ser apenas o “melhor jogador do seu bairro”. Há uma variedade imensa de regras que podem ser aplicadas aqui, pois no modo de partida livre ou ranqueadas há uma terceira opção além de Team e Single: o Party Mode. Cada jogador irá controlar um personagem do trio, totalizando até 6 pessoas jogando uma única partida. Há inclusive um modo de treino online, para treinar com um amigo remoto ou testar seus combos simulando até os lags que podem ocasionar no servidor.
Além disso, mais regras são definidas ao buscar ou criar uma sala. Além do número de rodadas, também é permitido escolher qual a qualidade de conexão com seus jogadores, região dos seus oponentes para evitar enfrentar pessoas distantes qual a modalidade de jogo, como eliminação, torneio, série (permite que lute sem ir e voltar para a sala de espera) e outros.
A versão Final
The King of Fighters XIV Ultimate Edition traz todo o conteúdo adicional lançado pela SNK desde o seu lançamento, em 2016. Ao todo, são 8 personagens novos (Rock Howard, Vanessa, Whip, Ryuji, Oswald, General Heidern, Blue Mary e Najd), 10 roupas alternativas e 10 temas exclusivos para o PS4. Fora isso, nada inexistente na versão original foi implementada.
Um dos pontos que podem realmente estranhar (ou até afastar novos jogadores) são os gráficos. As edições anteriores da série eram totalmente criadas em sprites 2D ricos e bem trabalhados, mas em KOF XIV a SNK resolveu apostar em modelos 3D, ainda que mantenha a jogabilidade em duas dimensões. A empresa já lançou uma atualização há muito tempo para melhorar detalhes como iluminação e texturas, mas o jogo ainda não demonstra o poder do console ao máximo.
Inicialmente o modo online teve uma estreia conturbada e bem problemática. Na edição Ultimate, o update que melhora a conexão já está incluso no pacote, garantindo assim uma estabilidade entre os jogadores. Lags obviamente ainda acontecem, mas são bem menos frequentes se ambos os jogadores tiverem redes de qualidade e conectados via cabo.
No final, King of Fighters XIV Ultimate Edition não tem necessidade alguma de compra caso você já possua o jogo original com DLCs, sendo assim um produto totalmente voltado para jogadores que sequer experimentaram anteriormente. Do contrário, o jogo mantém a tradição da série e garante muitas horas de diversão para jogar contra amigos e colegas. Além disso, não possui queda de quadros por segundo, o que é muito importante para não haver erros de execução de comandos.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong