Disponível em acesso antecipado, Enshrouded é um RPG de ação com mecânicas de sobrevivência e crafting produzido pela Keen Games, um estúdio independente alemão. Apesar de ter sido lançado na sombra de Palworld, um outro fenômeno do mesmo gênero, o título é uma experiência agradável que conseguiu chamar atenção suficiente a ponto de atingir 1 milhão de jogadores na Steam em menos de uma semana de lançamento.
Desenvolvimento: Keen Games
Distribuição: Keen Games
Jogadores: 1 (local) e 1-16 (online)
Gênero: RPG
Classificação: 10 anos
Português: Interface
Plataformas: PC
Duração: Sem registros
Uma jogabilidade já conhecida
Com um sistema de criação de personagens e a possibilidade de jogar tanto sozinho quanto em servidores online com até 16 pessoas diferentes, Enshrouded segue a fórmula de um jogo de survival à risca, colocando o vasto mapa de Embervale à disposição de seus jogadores. Na aventura, é preciso encarnar o papel de um herói encarregado de proteger essa terra de forças mágicas e de uma misteriosa névoa.
A gameplay parte do mesmo loop de sempre, sem apresentar nada que diferencie Enshrouded de outros nomes do gênero. É necessário coletar recursos naturais para criar equipamentos e uma base, visando ter habilidades suficientes para desbravar o mundo e as dungeons. Ao mesmo tempo, é vital se preocupar com a durabilidade dos armamentos, além da saúde e da estamina do personagem jogável.
O estilo de combate adotado por Enshrouded é um hack ‘n slash básico, mas com alguns problemas no balanceamento de suas mecânicas. Os golpes do personagem são excessivamente rápidos, enquanto as ameaças a serem derrotadas possuem uma movimentação lenta. Isso resulta em batalhas que não são exatamente desafiadoras, apesar do dano dos oponentes ser relativamente alto. Lutar e explorar concede pontos de experiência, úteis para aprimorar as capacidades do personagem e reduzir um pouco as limitações do game.
O título até oferece um bom guiamento através de suas missões, mas não faz com que os momentos iniciais da jogatina sejam divertidos, dado que a mecânica de construção não é bem introduzida. A presença de múltiplos menus numa interface poluída torna os aspectos de crafting de Enshrouded em uma função desnecessariamente complexa para os padrões do gênero.
Funcional, mas inacabado
Enshrouded foi desenvolvido por meio da Holistic Engine, um motor gráfico criado pela própria equipe da Keen Games. O jogo tem uma boa versão para computadores, com um desempenho decente e bons gráficos. Porém, as animações e proporções chamam a atenção. Elas são esquisitas e não combinam com a escala dos personagens em relação ao mundo, pois eles sempre parecem ser muito pequenos.
Mesmo aparentando estar bem polido e com bastante conteúdo em sua versão atual, o jogo ainda está em acesso antecipado, existindo ajustes que precisam ser feitos. Como exemplo disso temos a progressão das quests, que é unificada para todo o servidor no modo multiplayer, o que impede a realização individual de cada missão por parte dos jogadores.
O RPG tem previsão de permanecer nesse estado por mais um ano, já que os produtores planejam incorporar o feedback da comunidade no título, realizando atualizações incrementais com correção de bugs e melhorias gerais. O ideal é certamente aguardar até que o game esteja em um estado finalizado e disponível em mais plataformas, visto que o lançamento para consoles também está programado para uma data futura.
Meio genérico, mas legal
Apesar de não trazer nada inédito para os jogos de sobrevivência, Enshrouded é um RPG legal e bem polido, embora exista a necessidade de certos ajustes por parte da equipe de desenvolvimento. O jogo é um nome para se prestar atenção no futuro, porque o potencial apresentado aqui é alto.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno