Grid Legends chega ao Switch 2 trazendo todo o conteúdo lançado anteriormente, em um port com desempenho impressionante, mostrando as capacidades do console. A quantidade e variedade de eventos, carros, pistas, além dos modos história, proporcionam uma das melhores experiências de corrida no console até agora.
Desenvolvimento: Codemasters, Feral Interactive
Distribuição: Feral Interactive
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Corrida
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Android, iOS, PC, PS4, PS5, Switch 2, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 6 horas (campanha)/78.5 horas (100 %)
História para fãs de clichês automobilísticos

Grid é a série da Codemasters (sendo esse port desenvolvido pela Feral Interactive) que atua como um misto de arcade e simulação. Você pode, de certa forma, personalizar esse quesito ao ajustar a dificuldade e as opções de assistência ativadas. A jogabilidade é excelente, ainda que no Switch 2 fiquemos limitados a não ter gatilhos com nível, o que pode ser contornado com um controle de GameCube (difícil de acessar no Brasil) ou acelerando pelo analógico direito.
Uma das novidades em Grid Legends (quinto jogo principal da série) é o modo história, que envolve um típico enredo dos desacreditados que chegam ao topo, contada em cenas filmadas com atores. Particularmente, achei uma história bem sem graça e previsível em vários quesitos, muitos para descrever aqui. Gostaria de destacar que ainda que ganhe todas as corridas, você tem que se desprender e aceitar que o que aconteceu de verdade foi o resultado previsto na história, que é um grande sofrimento para chegar longe.
Essa edição completa também inclui todas as histórias adicionais que foram lançadas como DLCs pagos após o lançamento do jogo, consistindo em quatro mini campanhas, cada uma com duração de cerca de um terço da principal. Mas em termos de jogabilidade, as missões são interessantes pois mostram a variedade de possibilidades que o jogo proporciona. Dessa forma, são modos divertidos e que sozinhos já geram bastante tempo de entretenimento.
Boa e diversa gama de conteúdos

Ou seja, os modos de história são uma vitrine para o que o game oferece em seus outros modos. E Grid tem uma quantidade generosa de conteúdo, com mais de 100 carros e pistas, ambos bastante variados. Temos carros de passeio, automobilismo e até caminhões e as pistas, espalhadas pelo mundo, incluem circuitos fechados e trajetos ponto a ponto, inclusive urbanos. E temos dois modos para desfrutar desse conteúdo: corridas livres e o modo carreira.
O modo carreira consiste em pequenas séries de corridas focadas em temas como categorias de carros (por exemplo, clássicos, elétricos ou caminhões) ou tipos de evento (como corridas, contra o tempo ou eliminação). Começamos com alguns eventos do nível novato liberados e devemos ir vencendo as categorias para liberar outras e posteriormente os níveis de dificuldade seguintes. Há uma grandiosa quantidade de conteúdo aqui e com um bom fator de replay, pois você pode testar diferentes dificuldades e também correr com outros carros nos eventos que permitem essa escolha. Possivelmente, esse modo é onde passaremos a maior quantidade de tempo e teremos contato com todas as possibilidades que o game oferece.
Corra também como bem entender

Já no modo livre, podemos criar corridas ou campeonatos definindo uma série de quesitos, como as categorias de carro permitidas, quantidade de carros, condições de clima, ordem do grid, entre outras várias opções. Além de, claro, a pista onde a disputa irá ocorrer, dentre as várias opções. Se você não quiser pensar, pode apenas selecionar a opção de corrida rápida e um evento aleatório será criado para você. Essa opção também é interessante caso você queira dirigir um carro específico que comprou e personalizou e não achou um evento adequado para usá-lo.
Port impressionante, mas faltou o online

Em suma, Grid Legends é um game bastante completo e competente, com ainda outras funcionalidades que você pode explorar, como fazer upgrades no seu mecânico e companheiro de equipe, além de poder comprar e personalizar carros, por meio do dinheiro ganho nas corridas. No entanto, é um pouco difícil de entender a ausência do modo online, que é limitado a placar de tempo. O modo também não existe nas conversões para Android e iOS, mas fica difícil de aceitar sua ausência no Switch 2, ainda mais em uma conversão tão competente. Também não há opção de dois jogadores locais, mas isso também não está disponível nas demais versões.
Em termos de desempenho, o time da Feral Interactive fez um excelente e impressionante trabalho, entregando um jogo belíssimo. No modo TV, há os modos desempenho e qualidade, enquanto no modo portátil há essas opções e também uma opção de meio termo e uma de economia de bateria, algo que eu particularmente nunca tinha visto no Switch 1 ou 2. Independentemente do que você preferir, encontrará um jogo com incríveis visuais nos carros e cenários.
Alta velocidade no Switch 2
Grid Legends: Deluxe Edition é uma excelente conversão para o Switch 2 de uma das séries de prestígio do gênero em anos recentes, trazendo o conteúdo completo em um pacote mais barato que a versão base nos outros consoles. Para quem busca um game de corrida mais realista no console, provavelmente é a melhor opção que existe atualmente.
Cópia de Switch 2 cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro




