impressoes-vigor-capa

Preview Vigor (Switch)

Mais um Battle Royale chega para somar à família de jogos gratuitos do console da Nintendo. Recebemos uma chave do beta do jogo que será lançado gratuitamente para Switch em breve. O jogo originalmente saiu primeiro para Xbox One em 2019 e não foi tão noticiado desde então.

Mas será que ele realmente vale seu tempo? Caso você nunca tenha ouvido falar nele, Vigor é um jogo PvP online (jogador contra jogador) de tiro em terceira pessoa que se passa num mundo pós-apocalíptico em terras Norueguesas, depois de uma guerra nuclear que deixou a Europa em estado deplorável.

Depois de algumas horas de jogo, a impressão com a qual fiquei é de que Vigor é somente mais um “battle-royale que finge não ser battle-royale”, e que tenta embarcar no gênero sem fazer nada de tão especial além de permitir aprimorar sua cabana, usando recursos coletáveis, no hub do jogo – de uma forma que lembra jogos mobile devido à necessidade de grinding – onde você treina suas armas, experimentar novas roupas, faz a construção de novos itens e etc.

Desenvolvimento: Bohemia Interactive Studio

Distribuição: Bohemia Interactive Studio

Jogadores: 1-12 (online)

Gênero: Ação, Multiplayer

Classificação Indicativa: 14 anos

Português: Legendas e interface

Plataformas: Switch e Xbox One

Duração:  Sem registros

Limitações do beta

Como já era de se esperar de um jogo em fase beta, a versão de Switch tem apenas um modo de jogo, opcionalmente em dupla, para até 12 jogadores, o que limita bastante a experiência e não empolga. Como já tive anteriormente contato com a versão final de Xbox One – onde o jogo foi lançado há alguns meses -, consegui comprovar que realmente Vigor se ausenta em buscar novas formas de se jogar e se prende ao que todo mundo já faz. Não existe um modo PvE (jogadores contra ambiente), por exemplo, o que tornaria ele já realmente notório em meio a este cenário de Battle Royales. Talvez seu maior diferencial, se tratando de gameplay, seja de fato coletar recursos para a cabana durante a partida e simplesmente sair da mesma sem entrar em conflitos.

Neste beta não é possível convidar amigos, o que pra mim perde bastante pontos por depender de um acaso do destino para que duas pessoas se encontrem no modo aleatório. Entretante a função está lá visualmente, mas sem exercer seu papel. Fora isso, existem uma quantidade generosa de dinheiro e itens cosméticos disponíveis para os beta testers extraírem bastante do potencial de Vigor.

Graficamente o jogo está ok, até um pouco acima do que eu esperava de um port pra Switch. No modo portátil os gráficos são bastante reduzidos e chegam até mesmo a incomodar por causa do aspecto embaçado, então esse é o tipo de jogo recomendado a jogar ligado na dock, já que assim ele ativa sombras melhores e uma resolução bastante superior. Se isso vai ser corrigido ou melhorado na versão final? Espero muito que sim. Gostaria também de ter a opção de ativar a mira utilizando os sensores de movimento, já que essa tarefa através dos analógicos se torna bem problemática nos consoles.

Por fim, não existe uma forma de se comunicar com os companheiros da partida, nem mesmo uma função de chat de voz interno, então pode esquecer qualquer estratégia jogando com sua dupla.

Fórmula cansada

Vigor é um jogo bastante medíocre pra ruim, que não inova e faz mais do mesmo. Seu único diferencial é a opção de acessar os menus do jogo através de objetos no cenário durante o hub, o que deixa mais imersivo e não me lembro de ter visto em outros jogos do gênero – mas também é possível abrir o menu padrão com um comando.

Sobre a busca de partidas, normalmente leva bastante tempo pra encontrar games e isso me fez desistir de continuar tentando.

Não espere tanta coisa

Vigor tem uma proposta que torna ele levemente diferente, a qual foca em trazer um pouco de história e crafting para um jogo de tiro com pegada Battle Royale, mesmo que ele finja não pertencer a este gênero.

O maior problema é que ele falha onde tenta inovar, e os aprimoramentos de sua cabana exigem um contador em tempo real para concluir as melhorias compradas, o que me lembra muito jogos mobile e me deixam sem paciência. Planos sobre crossplay entre Switch e Xbox? Nada foi comentado até o momento. Enfim, nada de novo debaixo do sol.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Tags: No tags