Beyond The Wire é um jogo de tiro baseado na Primeira Guerra Mundial. Com um foco em ser uma experiência mais realista e oferecendo batalhas para até 100 jogadores, o game busca se destacar entre os rivais, utilizando como diferencial uma era que não é muito explorada no mundo virtual.
Desenvolvimento: Redstone Interactive
Distribuição: Offworld Industries
Jogadores: 1-100 (online)
Gênero: Ação, Tiro
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC
Revisitando a Primeira Guerra Mundial
Sendo conhecido como a Grande Guerra, o primeiro conflito mundial é um dos eventos mais brutais da história da humanidade. Envolvendo as principais forças continentais, oito milhões de mortos e o fim dos impérios Europeus, a luta durou quatro anos e deixou marcas que são vistas até hoje, 100 anos após o seu fim.
Apesar do seu impacto na história humana, a Primeira Guerra Mundial geralmente é um conflito pouco explorado na mídia. Battlefield 1, lançado pela EA em 2016, foi um dos títulos que ajudaram a trazer a guerra para as telas virtuais. O seu sucesso influenciou outras empresas a apostar neste período sangrento da história.
Beyond The Wire é a tentativa da Redstone Interactive em tentar utilizar o conflito como base para sua franquia de jogos de tiro multiplayer. A empresa combina o seu conhecimento do gênero, junto com o valor histórico da guerra, para entregar uma experiência que busca se destacar no mercado.
Para as trincheiras, soldado
Apesar de ser um tiro em primeira pessoa, Beyond The Wire busca uma experiência mais realística do que os seus contemporâneos. Não existem muitos elementos na tela durante a jogatina, mas apenas o número de balas, e é preciso recarregar manualmente a arma, além de que tiros matam com poucos acertos e o mapa só pode ser visualizado com o apertar de um botão.
O realismo também está presente em outras áreas mais específicas, como visuais e os mapas que podemos jogar. A Primeira Guerra Mundial ficou conhecida por ter sido um conflito disputado principalmente em trincheiras, grandes valas cavadas por soldados, como tal, uma boa parte dos locais possui tal fortificação, que funciona tanto como passagem quanto para proteção.
Beyond The Wire também representa bem o conflito com os personagens e armas. O jogo não foca apenas em uma parte da guerra, mas tem várias frentes de batalha sendo representadas. Isso significa que uma variedade de países está disponível, cada um com armamentos que foram utilizados pelos exércitos durante a época, além de suas vestimentas e outros equipamentos.
Diferente de outros jogos do gênero, Beyond The Wire coloca um foco maior em trabalho de equipe. O game utiliza um sistema de esquadrões, com cada um oferecendo equipamento único aos jogadores. Existe um limite de quantos membros cada grupo pode conter, e o líder pode oferecer alguns bônus aos seus comandados, como pontos de renascimento e ordens.
O game possui um sistema de comunicação por voz, incentivando ainda mais o trabalho em equipe. Fazer parte de um esquadrão também tem suas vantagens. Além do equipamento extra, apenas membros de um mesmo grupo podem ressuscitar seus companheiros.
As armas possuem suas próprias propriedades e cada país possui sua variação de rifles, metralhadoras e granadas. Existem alguns problemas de equilíbrio com certos tipos de armamentos, com as automáticas sendo extremamente poderosas. Beyond The Wire possui um sistema de fogo amigo e é preciso tomar cuidado para não alvejar seus companheiros.
O principal modo de jogo é o Assalto, no qual duas equipes se enfrentam com o objetivo de atacar e defender certos objetivos. Sendo bem simples, as partidas duram geralmente algo em torno de 30 minutos e o combate intenso entre jogadores é o foco aqui.
Primeira Guerra Mundial na tela virtual
Beyond The Wire é um jogo multiplayer online que está disponível em acesso antecipado na Steam. Visualmente falando, o game representa bem a era que busca recriar na tela do PC. Cidades e equipamentos foram bem modelados e são similares ao que podia ser encontrado durante o conflito. Existem pequenos detalhes que ajudam a fazer o jogador se sentir dentro da guerra, como efeitos sonoros e visuais.
Por conta da situação do conflito, existe pouca variedade de cores. O game aproveita da iluminação para surpreender os jogadores. Os mapas podem ser aproveitados em diferentes horários e os duelos a noite são uma boa surpresa, com flares sendo utilizados para dar um pouco de iluminação, oferecendo um pouco mais de estratégia.
Infelizmente, Beyond the Wire possui alguns problemas de controle, falta de elementos de ajuda visual e opções singleplayers. Sendo exclusivamente multiplayer, o game depende bastante da atividade de seus jogadores. Durante o período de testes, poucas foram as oportunidades de encontrar partidas ativas. Com uma pesquisa rápida em fóruns e outros sites, descobri que existem poucas pessoas que ainda jogam o título.
Mesmo com partidas ativas, o game sofre problemas de conectividade. Muitas vezes os servidores inteiros são fechados durante os combates. O modo tutorial, por ser ligado ao online, não funciona muito bem. Quem espera duelos emocionantes pode acabar ficando decepcionado, pois a falta de jogadores transforma muitos mapas em campos vazios sem nada acontecendo.
Repetindo a história
Beyond the Wire é um jogo bacana sobre a Primeira Guerra Mundial, um tema não muito comum. O game tem pontos positivos e negativos, e a falta de opções single player significa que o aproveitamento do título fica a mercê do número de jogadores ativos. De fato, podemos apenas esperar que os desenvolvedores tragam atualizações que ajudem a manter o jogo vivo.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong