Capa de Nightingale

Preview Nightingale (PC) – Sobrevivendo na era vitoriana

Desenvolvido pelos canadenses da Inflexion Games, Nightingale é o mais novo jogo de sobrevivência disponível em acesso antecipado para os jogadores de PC. O game é simplesmente mais um survival em acesso antecipado, apresentando as mesmas mecânicas de sempre embaladas em uma estética fantasiosa inspirada pela era vitoriana. No entanto, a experiência é prejudicada por diversos problemas técnicos, além de uma decisão questionável que afeta a responsividade de toda a jogabilidade.

Desenvolvimento: Inflexion Games

Distribuição: Inflexion Games

Jogadores: 1-6 (online)

Gênero: Aventura, RPG

Classificação: 14 anos

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC

Duração: 35 horas (campanha)

Sobrevivendo entre dimensões

Sistema de crafting de Nightingale

Com uma narrativa e um pano de fundo pouco interessantes, a aventura coloca os jogadores no papel de um Dimensioneiro encarregado de explorar diferentes biomas em busca do caminho para a cidade de Nightingale, considerada o último refúgio da humanidade. Naturalmente, o protagonista é designado pelo próprio jogador, por meio de um sistema de criação baseado em heranças familiares, no mesmo estilo de GTA Online. Porém, esse sistema ainda está incompleto, com a ausência de várias opções importantes para a personalização de um personagem.

Com missões que guiam o jogador pelo conteúdo oferecido na versão atual do jogo, Nightingale não apresenta nada de inédito. O título de estreia da Inflexion Games é apenas mais do mesmo, mas com uma estética steampunk. Os tradicionais biomas servem como portais, e grande parte dos objetivos focam na reconstrução das dimensões do mapa através deles. O loop de gameplay é centrado em visitar portais para coletar objetos e matérias-primas, para depois retornar à base principal e fortificá-la. 

Com vários segredos a serem desvendados, o jogo é sobrevivência pura: há sistemas de construção, vigor, fome e combate, envolvendo espadas e armas de fogo, além de batalhas contra chefes que rondam os mundos. Contudo, a experiência como um todo é absurdamente lenta e monótona, sofrendo com um ritmo que passa longe de ser intuitivo o suficiente.

Desempenho triste

Jogabilidade de Nightingale

A versão de acesso antecipado de Nightingale não está em um estado agradável. Em geral, o desempenho é ruim e pesado, com muitos travamentos. Para obter uma taxa de quadros aceitável, é preciso ativar técnicas de upscaling, prejudicando diretamente a qualidade gráfica. As texturas, animações e modelos em 3D são exageradamente detalhados, mas tudo parece estar muito deslocado, com uma falta de coesão que faz com que nada se conecte direito com os cenários e com a proposta do título. A apresentação é o único fator que diferencia Nightingale de outros jogos do tipo, mas ela não é tão competente assim.

Nightingale também oferece opções entre campos de visão distintos, podendo alternar entre primeira e terceira pessoa. Só que o game foi originalmente projetado como um FPS, então a câmera em terceira pessoa não funciona bem, exibindo diversas animações que são visualmente patéticas quando vistas fora do ponto de vista do protagonista. A interface é repleta de interações confusas que nem sempre funcionam adequadamente, e a tradução para o português está incompleta, com vários termos em inglês, além de adaptações incompreensíveis que fazem pouco sentido.

Gameplay lagada

Gameplay de Nightingale em terceira pessoa

Entretanto, o problema de Nightingale reside numa decisão controversa da equipe de desenvolvimento: a dependência aos servidores online do game, até mesmo no modo single player, sem a presença de outros jogadores. Isso resulta em uma jogabilidade lagada, com interações dos itens e dos mapas com o protagonista que nunca funcionam corretamente e de forma responsiva.

A experiência, que funcionaria tranquilamente sem a necessidade de conexão aos serviços da Inflexion, sofre com problemas típicos de servidores que não conseguem lidar com sua demanda, além de tempos de carregamento longos devido à constante reconexão aos servers durante todas as mudanças de bioma. Não é possível nem pausar o jogo, resultando em uma irritante perda de progresso, visto que os biomas são repletos de ameaças fatais que atacam de surpresa. Logicamente, essa foi uma grande reclamação da comunidade, e pouco tempo depois do lançamento, os responsáveis já anunciaram a reversão dessa ideia numa versão futura do título.

É bom que isso aconteça, pois manter toda a disponibilidade do game nas mãos de seus desenvolvedores não é uma boa ideia, já que o contrário garante a longevidade do título. Ainda assim, é impossível deixar de notar que este requisito nem deveria estar presente no jogo em primeiro lugar.

Ainda não vale a pena

Previsto para permanecer em acesso antecipado por mais um ano, Nightingale ainda não proporciona uma experiência que mereça atenção. Mesmo com a futura reversão de algumas ideias questionáveis dos produtores, há muito a ser feito para que este jogo se torne algo mediano. É melhor esperar até o lançamento da edição completa do título para ver se ele irá alcançar seu potencial.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno