Prometida por seus produtores desde 2016, a existência de Payday 3 finalmente está próxima. Porém, antes do lançamento oficial, as equipes da Starbreeze e da Deep Silver decidiram realizar um teste técnico para assegurar que tudo esteja funcionando corretamente quando o jogo chegar para consoles e PCs em setembro deste ano.
Desenvolvimento: Starbreeze Studios
Distribuição: Deep Silver
Jogadores: 1-4 (online)
Gênero: Tiro
Classificação: 14 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X/S
Duração: Sem registros
Hora de assaltar
A proposta continua a mesma: roubar e escapar. No único mapa disponível neste teste beta, o jogo dá acesso a um banco e uma pequena área urbana que possibilita o planejamento de várias abordagens para o assalto da vez. É possível assaltar tudo da forma mais escandalosa (e violenta) imaginável, mas a graça está no trabalho furtivo e na cooperação entre o time.
A colaboração entre os quatro membros da quadrilha é vital para o sucesso dos golpes, que seguem tendo a mesma estrutura dos jogos anteriores da franquia. As partidas têm um ritmo lento, já que todos os assaltos dependem da termita, a ferramenta utilizada para destruir os cofres que sempre requer alguns longos minutos para cumprir a sua função. A dificuldade é maleável, pois as escolhas disponíveis propiciam níveis de desafios que se adequam tanto para quem deseja uma experiência casual quanto para aqueles que estão atrás de uma simulação fidedigna da ação policial num roubo a banco.
O jogo é funcional
Não há muito o que fazer na beta, já que os desenvolvedores optaram por não incluir tutoriais ou alguma contextualização para a narrativa. Além da única missão presente, é possível apenas explorar o funcionamento do sistema de progressão, já que o dinheiro conquistado nos golpes pode ser gasto na aquisição de novas máscaras, armas, equipamentos e até trajes de segurança, que facilitam a experiência.
Payday 3 já possui uma localização para o idioma nacional e até o suporte para a jogatina entre plataformas diferentes, visto que o beta também está acessível para os jogadores de Xbox. Os servidores funcionaram perfeitamente durante as partidas, sem lags ou qualquer problema do tipo. No entanto, a disponibilidade do jogo estará à mercê de seus responsáveis, pois Payday 3 não terá nenhum modo verdadeiramente offline, requerendo sempre a conexão aos serviços da Starbreeze Studios.
Há o que melhorar
Essa beta foi anunciada pelos produtores com um longo alerta, informando que se trata de uma versão datada de abril de 2023 e que muitas mudanças e aprimoramentos técnicos já foram incorporados desde então. É bom que isso seja verdade, porque a performance na versão para computadores precisa de melhorias. O jogo sofre com os famigerados travamentos de compilação de shaders que se tornaram uma constante em muitos dos títulos produzidos por meio da Unreal Engine, o motor gráfico adotado pela Starbreeze nessa sequência.
Naturalmente, o jogo é um grande upgrade gráfico em comparação ao que foi apresentado pelo segundo título da franquia, lançado há uma década, e o estilo visual empregado chama a atenção. Totalmente voltado no fotorrealismo, o jogo faz um uso interessante de filtros de cores para dar um excelente tom que captura a suposta monotonia de uma agência bancária em um centro urbano qualquer. Ao mesmo tempo, a trilha sonora é marcante e espetacular, transmitindo toda a sensação de adrenalina necessária nas situações criminalmente extremas que são retratadas ao longo das partidas.
Promissor
Sem muito a oferecer, essa beta mostra que o terceiro Payday será apenas mais do mesmo. Só que isso não é uma coisa ruim. Não há problema em manter uma fórmula quando ela simplesmente continua sendo a melhor de todo um gênero. O jogo acerta ao não tentar reinventar a roda, sendo nada além do simulador de bandidagem que alçou a franquia ao status de um dos melhores shooters cooperativos. De qualquer forma, já é possível cravar: quem gosta de Payday, vai adorar esse terceiro título.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno