review-war-mongrels-xbox-series-x-capa

Review War Mongrels (Xbox Series X) – A verdadeira face da guerra

War Mongrels é um jogo de estratégia em tempo real com visão isométrica. Inspirado em clássicos como Commandos, ele coloca sob nossas ordens personagens que farão de tudo para frear a máquina de guerra nazista no fronte oriental da Segunda Guerra Mundial.

Ao iniciarmos a campanha, somos apresentados aos nossos primeiros combatentes: dois soldados alemães que não conseguiram fechar os olhos para as atrocidades que seus compatriotas cometeram. A partir daí, eles desertam e buscam uma forma de escapar da guerra. No entanto, acabam se aliando com aqueles que antes foram seus inimigos, a fim de salvar quantos inocentes conseguirem das mãos dos nazistas.

Desenvolvimento: Destructive Creations
Distribuição: Destructive Creations
Jogadores: 1 (local) e 1-2 (online)
Gênero: Ação, Aventura, Estratégia
Classificação: 14 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 19 horas (campanha)/33 horas (100%)

Os horrores da guerra

Os terríveis campos de extermínio.
Os terríveis campos de extermínio.

Conforme avançamos na campanha, nos deparamos com diversas atrocidades cometidas pelo Terceiro Reich, desde cidades devastadas até campos de extermínio. Inicialmente, nossos desertores alemães ficam incrédulos, não conseguem acreditar na quantidade de sangue que têm nas mãos. Enganados por uma ideologia terrível, eles finalmente percebem o mal que causaram. Após isso, nos aliamos a outros personagens que apoiam a mesma causa, para podermos causar o caos nas fileiras do império nazista.

Nossa equipe vai aumentando à medida que completamos as missões. Cada um dos nossos combatentes possui habilidades únicas, sendo úteis de diferentes maneiras. Posso citar como exemplo um dos personagens que pode se disfarçar com um uniforme nazista, permitindo que ele se misture entre os soldados comuns. Ou então, outros que possuem habilidades como arremesso de facas, preparo de armadilhas, distração de inimigos, escalada, entre outras características únicas e eficazes para os diferentes tipos de missões. E cada um deles está disposto a se sacrificar para pôr um fim em tudo isso, se necessário.

Uma campanha bem robusta

A expansão da máquina de guerra nazista.
A expansão da máquina de guerra nazista.

Cada uma das missões de War Mongrels se passa em um mapa complexo, repleto de inimigos e objetivos. Entre esses objetivos, podemos ter que assassinar alguém, roubar documentos, destruir infraestruturas, realizar resgates, entre outras atividades. Para completá-los, é oferecida total liberdade para avançarmos da forma que preferirmos e conseguirmos, uma vez que o jogo possui um nível de dificuldade elevado.

A duração da campanha é relativa, dependendo exclusivamente da capacidade dos jogadores de se adaptarem para concluir os objetivos. Enquanto um jogador que tentou realizar a missão da forma mais furtiva possível pode levar uma hora para finalizá-la, outro que utilizou todo o seu poder de fogo pode completar a mesma na metade do tempo, e vice-versa.

Jogabilidade responsiva e refinada

Distraindo os inimigos com itens arremessáveis.
Distraindo os inimigos com itens arremessáveis.

Embora esse tipo de jogo seja mais comum para computadores, ele foi muito bem adaptado para consoles. E isso não é nada surpreendente, já que os desenvolvedores da Destructive Creations possuem bastante experiência no ramo. Com ótimos títulos em seu repertório, como Ancestors Legacy, lançado em 2019 para consoles, já era de se esperar que o War Mongrels tivesse uma boa jogabilidade no controle.

Nos primeiros minutos de jogatina, são apresentados os comandos básicos que precisamos dominar para poder avançar na trama. E embora possa parecer complexo a princípio, rapidamente conseguimos entender o que cada coisa faz e como nossos inimigos vão reagir a isso.

Temos um leque bem amplo de possibilidades à nossa disposição, desde andar, deitar, rastejar, escalar, colocar armadilhas, cortar arames, arrombar portas, até carregar e esconder os corpos dos inimigos abatidos. Também é possível utilizarmos uma pausa tática para planejarmos as ações dos nossos personagens, e com o clique de um botão, eles agem ao mesmo tempo realizando aquilo que ordenamos. Tudo isso nos proporciona a liberdade necessária para planejar diferentes táticas a fim de atingir nossos objetivos.

Gráficos e trilha sonora

Mais um pouco dos belos gráficos de War Mongrels.
Mais um pouco dos belos gráficos de War Mongrels.

War Mongrels possui belos gráficos no Xbox Series X, com uma ampla variedade de cenários que conferem a cada missão uma sensação completamente única. Isso nos incentiva a explorar cuidadosamente o ambiente em busca de novos caminhos e atalhos. Durante as jogatinas, não me deparei com aquela sensação maçante de repetição. Além dos visuais muito bonitos, a obra também conta com uma trilha sonora cativante que complementa a experiência oferecida, proporcionando momentos épicos ou de tensão que se encaixam perfeitamente nas diferentes  missões.

Se destacando entre vários títulos

2023 tem sido um ano ímpar na indústria dos games, com vários lançamentos de altíssima qualidade, oferecendo diversas opções para todos os gostos. E mesmo no gênero de estratégia, temos visto excelentes jogos, como, por exemplo, Aliens: Dark Descent. No entanto, mesmo entre várias boas opções, War Mongrels consegue oferecer uma experiência sólida para aqueles que estiverem dispostos a dar uma chance a obra.

Com uma série de pontos positivos, incluindo seus belos gráficos, trilha sonora envolvente, boa jogabilidade, campanha robusta, variedade de personagens e cenários, War Mongrels acaba sendo um título que eu recomendaria a qualquer pessoa que aprecie um bom jogo de estratégia sem hesitar.

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

War Mongrels

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Boa jogabilidade
  • Bons gráficos
  • Boa trilha sonora
  • Campanha robusta
  • Personagens únicos

Contras

  • Coletar itens no cenário pode ser um desafio
  • Bugs e quedas de FPS