Muitos jogos se inspiram na série Left for Dead, a qual era uma franquia que costumava ser de topo de linha e que não podia ser destronada quando se tratava do cenário cooperativo de tiro em primeira pessoa. Anos depois, vimos repetidas vezes títulos que buscaram copiar esta obra-prima. No entanto, nenhum deles teve sucesso, deixando a desejar em vários aspectos, sem ser capaz de transmitir o mesmo sentimento que L4D costumava nos passar. Dito isto, uma nova empreitada para este lote de jogos do tipo Left for Dead foi lançada em um estado de acesso antecipado, e aqui abaixo compartilho minha experiência com ele.
Desenvolvimento: Stray Bombay
Distribuição: Stray Bombay
Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)
Gênero: Ação, Tiro, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Interface e Legendas
Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 3 horas (campanha)
Quase uma cópia 1:1
The Anacrusis é quase um Left 4 Dead copiado e colado. Toda a estrutura está presente aqui: hordas de inimigos; citações dos personagens aqui e acolá para dar aos jogadores algum tipo de sensação de interação ocorrendo; armas equipáveis; ataque corpo a corpo (representado aqui por um empurrão semelhante à telecinese); kit de primeiros socorros; e assim por diante. Se eu tivesse que descrever este jogo em poucas palavras, com certeza seria “Left 4 Dead no espaço com aliens”.
Mas não me interprete mal, porque considerando todas as coisas acima, não é um demérito o jogo ser um Left 4 Dead 1:1. Desde que você consiga executar tudo de maneira decente, você será bem aceito. Infelizmente, este não é o caso aqui. The Anacrusis carece de personalidade. As quatro campanhas/episódios disponíveis parecem ser mais do mesmo. Eu me peguei totalmente perdido algumas vezes por causa de como os mapas são tão parecidos entre si, e saturado pelo mesmo motivo.
Além disso, não há como jogar offline, por assim dizer. O jogo obriga você a criar uma sessão online para convidar amigos, ou você pode entrar no jogo de alguém e começar a jogar a partir desse ponto. No entanto, é possível iniciar a sessão sem que os jogadores tenham entrado, o que é uma bênção, mesmo que seja o mínimo aceitável.
Quanto às armas, elas me deram uma sensação de suavidade. Não sei explicar, mas os inimigos têm a impressão de serem esponjosos. Especialmente para as metralhadoras, sempre me parece que é preciso uma rodada completa de balas para derrubar até mesmo um pequeno grupo de inimigos. Além disso, todas as armas pareciam ter o mesmo nível de eficácia. Como diferencial, The Anacrusis possui um sistema de habilidades, que oferece opções para escolher em uma lista e adquirir uma vantagem. Essas vantagens fornecerão algumas melhorias únicas, como cooldowns mais curtos.
Além disso, outra coisa que você pode esperar são inimigos especiais. Existem mini-chefes muito semelhantes aqui, como costumavam estar em Left 4 Dead (ambos os títulos). Tem alguém que vomita em você; outro que é forte pra caramba; uma outra bastante magra que se parece com aquela Witch; etc. Às vezes você tem até mesmo que limpar sua visão por causa do vômito que veio em seu rosto – L4D feelings, novamente. E, claro, você pode ajudar seus aliados curando-os com seu kit médico. Além disso, algumas coisas extras são um tanto legais, como as skins desbloqueáveis para o elenco de personagens.
Como você deve melhorar um jogo extremamente semelhante?
Quanto às futuras iterações do jogo, sinceramente não sei como melhorar sua qualidade geral. The Anacrusis faz tudo o que Left 4 Dead fazia antigamente, mas ainda deixa a desejar em muitos aspectos. O indie cai na mesma armadilha de seus semelhantes: a falta de personalidade. O sentimento final é bastante amargo, embora me dê a sensação de jogar L4D mais uma vez, mas, desta vez, no espaço. Pelo menos, se você comprar o jogo no Xbox, também poderá obter uma cópia gratuita na Windows Store. Além disso, há crossplay aqui entre PC e Xbox (e Xbox Cloud Gaming).
Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores