Disponível exclusivamente para os jogadores de PC, em acesso antecipado desde a metade de maio de 2022, V Rising, um título de sobrevivência criado pela desenvolvedora sueca Stunlock Studios, mostrou ser uma completa surpresa para os usuários da Steam. Em menos de um mês, o jogo acabou se tornando um verdadeiro fenômeno de público e de crítica, com mais de 1,5 milhão de cópias vendidas e um pico de 150 mil jogadores online simultaneamente, além de uma taxa de 88% de análises positivas na plataforma da Valve.
É simples de entender o motivo de tamanho sucesso. Com uma apresentação que utiliza uma temática e estética completamente inspirada por obras de terror gótico, o jogo de sobrevivência combina, de forma magistral, sistemas de crafting com responsivas mecânicas de combate que se assemelha ao tradicional hack ‘n’ slash visto em franquias como Diablo. O título também coloca elementos típicos de jogos de RPG nesse composto, e mistura tudo em um grande e reativo mundo aberto sandbox, com suporte para dezenas de pessoas online ao mesmo tempo.
Desenvolvimento: Stunlock Studios
Distribuição: Stunlock Studios
Jogadores: 1-255 (online)
Gênero: Sobrevivência
Classificação: 14 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC
Duração: 28 horas (campanha)/72 horas (100%)
Despertando e se virando
Sem um grande foco no lado narrativo, o produto da Stunlock Studios coloca seus jogadores como vampiros, que estão despertando e retornando ao mundo após alguns séculos de descanso. O objetivo principal é construir um enorme castelo e tentar dominar o servidor, sendo necessário derrotar inimigos e chefes, conseguir sangue para se alimentar, sobreviver e energizar os castelos, além de ter que coletar muitos recursos naturais para construir os equipamentos essenciais para a jogatina. Existe uma pequena ênfase no lado estratégico durante as partidas, pois é obrigatório prestar atenção no horário do servidor e evitar a luz solar – os vampiros precisam sempre viver nas sombras e na escuridão.
V Rising não tenta ensinar nem o básico e coloca absolutamente tudo para ser descoberto por cada jogador. Algumas mecânicas e missões que possuem uma complexidade maior precisam ser explicadas com clareza por parte dos desenvolvedores, porque os tutoriais do título não são bem explicados e necessitam receber melhorias em atualizações futuras.
Uma experiência personalizável
Os desenvolvedores realizaram um trabalho sensacional ao autorizar a existência de muitas possibilidades diferentes em um único jogo. V Rising permite que os personagens jogáveis sejam customizados, com uma boa quantidade de opções disponíveis já nos primeiros momentos de cada mundo novo. Quase tudo é liberado sem necessidade alguma de gastar um dinheiro adicional, porém, é possível adquirir alguns itens cosméticos para os personagens e castelos pela loja da Steam. São itens esses que não tem muita importância, e que provavelmente foram colocados à venda somente para levantar mais fundos para o desenvolvimento futuro do produto.
A experiência em geral de V Rising pode ser personalizada ao gosto de cada jogador. Com múltiplos modos de dificuldade disponíveis diretamente no ato da criação de cada servidor, é possível optar entre a jogatina com o combate JxJ (Jogador x Jogador) ativado, ou apenas com batalhas contra o ambiente. Além de partidas online, o jogo permite que qualquer um possa criar um servidor privado, com variáveis e multiplicadores customizados.
O jogo de sobrevivência possui um interessante suporte para servidores dedicados. É possível abrir a carteira e alugar um servidor por um período determinado, ou baixar os arquivos executáveis e manter um mundo rodando 24 horas por dia a partir de qualquer computador com acesso à internet. Essa é uma importante e bem vinda funcionalidade, que infelizmente deixou de ser uma norma geral da indústria dos jogos nos últimos anos, e que garante o pleno funcionamento do título independentemente do suporte futuro da plataforma da Valve ou da própria Stunlock Studios.
Obra em construção
Com uma previsão de lançamento final para algum período de 2023, V Rising precisa de muitas melhorias por parte de sua equipe de desenvolvimento. A localização em português brasileiro é ótima e garante o acesso de grande parte do jogo para todos, mas está incompleta e com muitas linhas em inglês e sem o devido suporte para os acentos – as palavras acentuadas acabam causando uma inconsistência visual na fonte dos textos.
As opções de acessibilidade também precisam receber aprimoramentos. Ainda não é possível aumentar o tamanho da interface, que possui muitos textos minúsculos e difíceis de ler. Não há suporte para controles, e as opções de configuração para o mouse e o teclado são insuficientes. Um verdadeiro modo offline para um único jogador é necessário, já que, no momento, o jogo de sobrevivência se comporta como um título multijogador até durante a jogatina solitária, sem nenhuma opção para pausar a partida.
Uma boa promessa
V Rising é um ótimo título que oferece uma infinidade de possibilidades para seus jogadores, em um mundo aberto grande, destrutivo e complexo. O jogo de sobrevivência foi disponibilizado em acesso antecipado em um ótimo estado técnico, com ótimos visuais e sem falhas que realmente atrapalham a jogatina. No entanto, o produto sofre com alguns problemas que são naturais para algo que ainda não foi devidamente finalizado e lançado oficialmente. Embora a equipe da Stunlock Studios não tenha publicado nenhum planejamento para o futuro de seu novo jogo, é seguro afirmar que, com o tempo, todas esses defeitos serão corrigidos pelos produtores, e que, com os refinamentos necessários, V Rising acabará sendo uma experiência espetacular para os fãs de jogos de sobrevivência.
Cópia de PC adquirida pelo autor
Revisão: Jason Ming Hong