Astral Ascent é uma boa combinação de Roguelite com plataforma 2D, desenvolvido pelo estúdio independente francês Hibernian Workshop. O objetivo do jogador é tentar escapar de Garden, uma prisão astral que é controlada por personificações dos 12 signos do zodíaco. Para isso, é preciso dominar as habilidades de seus dois personagens e se tornar uma verdadeira ameaça para seus inimigos.
Desenvolvimento: Hibernian Workshop
Distribuição: Hibernian Workshop
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC
Duração: Sem registros
Sem inovações desnecessárias

Com incríveis visuais em pixel art, Astral Ascent não tenta reinventar a roda e segue à risca a fórmula de jogos Roguelite de sucesso, como Hades e Dead Cells. Funcionando na base da tentativa e erro, é necessário se arriscar em uma fuga, falhar muitas vezes para aprimorar as habilidades do personagem e, por fim, conseguir derrotar o chefe.
O jogo abre espaço para todo tipo de estratégia. Além de ter a oportunidade de criar diferentes builds com o sistema de magia, é possível trilhar o caminho até o chefe optando entre salas de combate e exploração, cada uma com um nível de dificuldade variável. Portanto, se o jogador quiser uma experiência mais tranquila, é só seguir entre as salas de exploração. Caso esteja em busca de um desafio maior, é melhor ir adiante pelas salas de combate.

Entre uma rodada e outra, a narrativa se desenrola, com interações inéditas sendo abertas após cada tentativa de fuga diferente. Os diálogos são exibidos em um estilo visual diferente, que não combina muito bem com a fenomenal arte apresentada durante a gameplay. O que realmente impressiona são as cutscenes, completamente animadas em pixel art com uma direção de arte maravilhosa e vibrante.
Gameplay sensacional

Com um tutorial útil e rápido, Astral Ascent faz um bom trabalho ao explicar o funcionamento das mecânicas básicas de gameplay. Já nos momentos iniciais de jogatina, é possível notar que o combate hack ‘n’ slash é fluido, veloz, ágil e responsivo. É fácil entender como os inimigos atacam, porque todos dão perceptíveis dicas visuais do que estão prestes a fazer.
Na versão atual, é possível alternar entre dois personagens, cada um com movimentação, magias e golpes diferentes. Para a versão completa, a equipe de desenvolvimento promete completar o time e acrescentar mais dois personagens jogáveis. Um personagem em DLC também será lançado, de forma gratuita para quem financiou o desenvolvimento do produto pelo Kickstarter.
O título tem um modo cooperativo para dois jogadores, mas apenas localmente. O suporte para a jogatina online existe, mas é uma grande gambiarra que utiliza a solução Remote Play, da Steam, que não funciona muito bem. Um modo multijogador via internet é uma alternativa superior ao sistema de compartilhamento de tela oferecido pela plataforma da Valve, mas infelizmente não aparenta estar nos planos futuros da Hibernian Workshop.
Tem o que consertar

Astral Ascent possui alguns problemas de performance que precisam ser consertados pela equipe de desenvolvimento. O desempenho é longe do ideal para um jogo 2D. O frame rate cai absurdamente dependendo da quantidade de inimigos na tela, atrapalhando a fluidez do combate. A equipe da Hibernian Workshop também precisa melhorar os sistemas de menus, que não são tão intuitivos quanto deveriam ser. Muitas funções diferentes são atreladas a uma única tecla, gerando uma falta de clareza e uma confusão indesejada durante a jogatina.
O título ainda não conta com uma tradução para o português. Como Astral Ascent tem um relativo foco narrativo, a localização para o idioma brasileiro é uma necessidade para a versão final.
Apesar da equipe de desenvolvimento recomendar jogar com o controle, o suporte ao mouse e teclado funciona muito bem. O suporte ao joystick é excepcional. Astral Ascent é um dos poucos jogos de PC que oferece ícones dos controles de todas as três plataformas de console.
Uma obra em construção
Atualmente em acesso antecipado, Astral Ascent é uma demonstração espetacular de um título promissor. A gameplay de combate é incrível. A trilha sonora orquestrada é extraordinária. Os coloridos e detalhados cenários em pixel art são fantásticos.
Com previsão de lançamento final em abril de 2023, os produtores querem finalizar a narrativa, introduzir todos os personagens e inimigos, incorporar novos golpes e magias, além de adicionar mundos inéditos para exploração. Se a equipe de desenvolvimento conseguir criar todo o conteúdo planejado na mesma qualidade do que está sendo apresentado na versão em acesso antecipado, Astral Ascent será um dos melhores jogos Roguelite já feitos.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong