Review Aeon Drive (PS4) – Uma diversão com tempo contado

Querido leitor/jogador: você já parou para pensar no que dá para fazer em 30 segundos? Comer uma trufa? Esquentar uma pizza amanhecida no micro-ondas? Lavar as mãos? Pois em Aeon Drive esse é o tempo que temos para atravessar cada fase antes de sermos desintegrados.

Um fato um tanto quanto surpreendente sobre Aeon Drive é que ele, na verdade, é uma continuação de um outro título, chamado Dimension Drive. Como que um jogo plataforma poderia ser a sequência de um shoot ‘em up? Essa conexão improvável se dá por conta de Jackelyne, que é protagonista de ambos os jogos, apesar de no primeiro ser referida apenas como Jack.

A patrulheira espacial tentava voltar para casa, mas acabou em outra dimensão, tendo que fazer um pouso forçado na cidade de Neo Barcelona. Agora ela precisa coletar os núcleos condutores espalhados pela metrópole, para assim consertar sua nave e retornar ao seu lugar de origem

Desenvolvimento: 2Awesome Studio

Distribuição: INPLERON LTD

Jogadores: 1-4 (local)

Gênero: Ação, Aventura, Plataforma

Classificação: 10 anos

Português: Legendas e Interface

Plataforma: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S

Duração: 8 horas (campanha)/9 horas (100%)

Escolha seu caminho

O que dá o tom de Aeon Drive é a velocidade. Temos uma série de plataformas, armadilhas e inimigos entre o início e o fim de cada fase, e devemos transpô-los sempre dentro do tempo de 30 segundos. Assim devemos seguir por cada uma das 10 setores que, por sua vez, contêm 10 fases, totalizando 100 locais distintos.

Para nos auxiliar nessa travessia, além de podermos pular, grudar nas paredes e deslizar por espaços estreitos, contamos com uma espada para explodir os androides pelo caminho, e uma adaga, que é o objeto mais divertido da aventura. Podemos arremessar essa adaga em qualquer superfície e, ao apertar um botão, nos teletransportamos diretamente para onde ela foi fincada. Isso praticamente dobra a distância que cobrimos e facilita em atingir a meta dentro dos 30 segundos.

Entretanto, nem sempre isso será possível de primeira, já que, enquanto algumas fases parecem ser mais curtas e objetivas, outras são mais longas e confusas e isso não está necessariamente atrelado à curva de dificuldade apresentada ao longo da jogatina. Isso também inclui os colecionáveis que pegamos pelo caminho, que por vezes estão na nossa cara e, outras, estão praticamente no sentido oposto, em um canto inalcançável. Pelo menos são poucos os estágios que apresentam este padrão mais esquisito.

Agora, caso o jogador fique próximo do limite de tempo, existe uma saída. Pelo caminho coletamos pequenas unidades que preenchem um medidor no topo da tela. Ao deixá-lo cheio, podemos recorrer ao socorro de 5 segundos extras. Pode parecer pouco, mas ajuda um bocado quando demoramos para achar a rota de fuga ideal.

A proposta de Aeon Drive é praticamente essa. Por um lado, a agilidade com que tudo se desenvolve e o desafio de colocar seu nome no ranking online com o melhor tempo incentivam o jogador a sempre tentar de novo. Por outro, não existe uma variedade de nível, a não ser pela complexidade de alguns setores, o que torna tudo repetitivo depois de um tempo.

Para dar uma apimentada nas coisas, também é possível jogar com mais três amigos em um multiplayer local. O desafio continua o mesmo, e cada participante tem que cruzar toda fase e chegar ao final antes dos outros. Entretanto, não dá para negar que, em grupo, a diversão é maior.

Bem bonito, mas meio igual

A cidade de Neo Barcelona traz em si uma forte inspiração cyberpunk, e isso conversa muitíssimo bem com o visual em pixel art de Aeon Drive. Por mais que depois de um tempo os relevos se tornem amplamente reprisados, ainda assim não deixa de ser um belo trabalho artístico.

O que também é replicado à exaustão são os inimigos e armadilhas. Independente de qual área você esteja, os perigos terão a mesma identidade visual, sejam drones, serras, torretas, espinhos ou lasers. Não faria mal dar uma variada neles para combinar com a mudança de ambiente.

Por fim, a trilha sonora, composta pelo projeto holandês Xetrovoid, é um acerto imenso. Com sua pegada Synthwave, o andamento acelerado da ação é acompanhado por um ritmo que orna perfeitamente, aumentando a imersão com a aventura.

Aprecie sem pressa

Por mais que Aeon Drive traga essa proposta de velocidade constante, é recomendado que o jogador o aproveite com calma, caso esse gênero lhe agrade, pois ele acaba muito rápido. Mesmo com 100 fases, atravessar cada uma delas não será um grande obstáculo para quem dedicar algumas boas horas para essa missão. Até mesmo encontrar os colecionáveis não exigem tanto da habilidade dos aventureiros de plantão.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Aeon Drive

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Jogabilidade simples e criativa
  • Nível de desafio satisfatório
  • Belos visuais em pixel art
  • Excelente trilha sonora
  • Multiplayer local

Contras

  • Certos padrões se tornam bastante repetitivos
  • Não há variação de inimigos
  • Algumas fases são longas e confusas