Os jogos de estratégia em tempo real já existem há muito tempo no cenário dos consoles, no entanto, ainda é bastante estranho não ver muitos produtos desse gênero nessas plataformas. É indiscutível que esses títulos funcionam muito melhor com a combinação de mouse e teclado por causa da agilidade. Mesmo assim, na maioria das vezes tenho a chance de colocar as mãos em jogos RTS extremamente bem adaptados para consoles, que funcionam perfeitamente com joysticks fazendo excelente uso de atalhos e combinações de botões para realizar ações. Dito isso, AoE II para Xbox é como um sonho concretizado, já que a última vez que tive isso foi na era do PS2 – e o port era bem aquém, devo dizer.
Desenvolvimento: World’s Edge, Forgotten Empires, Tantalus, Wicked Witch
Distribuição: Xbox Game Studios
Jogadores: 1 (local) e 1-8 (online)
Gênero: Estratégia
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 37 horas (campanha)/186 horas (100%)
Para quem não conhece a franquia
Age of Empires II: Definitive Edition é um jogo RTS (estratégia em tempo real), que consiste em coletar recursos como madeira, comida, pedras e ouro para construir edifícios, treinar unidades militares e progredir através do avanço entre diferentes eras (primal, feudal, castelos, etc) para desbloquear diferentes tecnologias, e afins.
Há também uma variedade relativamente ampla de maneiras de vencer uma batalha, como coletar relíquias, construir uma Wonder (uma construção especial), eliminar o inimigo do mapa, e assim por diante. Pela agilidade que o jogo exige, o PC é a melhor plataforma para realizar movimentos rápidos, usar atalhos pelo teclado e enviar unidades para o outro lado do cenário apenas movendo a visualização.
AoE II também contempla uma campanha single-player, por meio da qual jogadores conhecerão os comandos básicos, conceitos e estratégias para vencer em uma partida. Além disso, há uma seção de tutoriais em que é possível percorrer os comandos mapeados para joysticks, para facilitar a vida de quem prefere entender como as coisas funcionam sendo guiado pelas mãos. Além disso, há uma campanha cooperativa que pode ser jogada online com amigos, o que é um extra muito substancial.
O port em si, os controles e o modo online
Os gráficos podem ser alternados no menu de pausa. Apesar disso, mesmo estando sempre no Ultra, não vi quedas de framerate e o jogo funciona muito bem tanto no Xbox Cloud Gaming quanto no Xbox Series S, sendo que jogar pela nuvem também foi uma experiência bastante ágil e satisfatória através de um tablet Android. Infelizmente, não existe ainda uma forma de tornar o jogo acelerado como no PC. Também existem Mods instaláveis no menu principal, mas todos criados apenas pelos devs do jogo, até o momento.
Em termos de controles, senti que tudo estava muito bem mapeado. Os comandos são um pouco complicados inicialmente, mas leva apenas alguns poucos minutos para pegar o jeito e entender quais são os atalhos mais comuns (como RT para acessar cada prédio ou ações básicas das unidades). Além disso, há também suporte para teclado e mouse, considerando que você não está jogando no Xbox Cloud Gaming – que ainda não aceita algo fora controles de Xbox.
Também existem predefinições de foco da sua nação, como coleta de recursos básicos, ou então recursos focados em construir unidades militares. Isso quebra um galho gigantesco caso você não queira se preocupar tanto em realizar tudo manualmente.
A única reclamação minha sobre os próprios comandos é que não podemos selecionar uma área como fazemos no PC. Em vez disso, temos que apertar e segurar o botão A para expandir a seleção, que vem de forma circular – e ainda prefiro fazer um “quadrado” com o cursor. Fora isso, existe um atalho que usa LB + RB para deletar unidades e prédios, que acabou não sendo muito preciso. Tive que insistir várias vezes para finalmente poder ver isso acontecendo.
Quanto ao online, existe uma funcionalidade de cross-play que expande os horizontes em termos de multiplayer, e isso é incrível, pois dá aos jogadores o poder de escolher se querem ou não enfrentar pessoas da plataforma PC. No que diz respeito à comunicação, não senti nenhum atraso de comandos ao pressioná-los, desconexões ou mesmo lag durante as sessões, sem mencionar que o jogo possui bate-papo por voz na partida. Deu tudo muito certo e a diversão foi garantida.
Um port sólido de um jogo espetacular
Finalmente, temos uma versão sólida do Age of Empires para consoles, o que me anima com a ideia de ter os próximos portados também. A maioria das coisas aqui saiu perfeita, exceto por algumas nuances sobre alguns atalhos que não funcionaram muito bem. Fora isso, prefiro jogar RTS em consoles de maneira geral, e agora sinto que meu sonho se tornou realidade, de ter algo desse calibre no Xbox para jogar onde eu quiser – até porque o jogo está disponível no Game Pass através do Xbox Cloud Gaming.
Cópia de Xbox Series S adquirida através do Xbox Game Pass