Quatro anos após seu lançamento original, Age of Empires IV: Anniversary Edition chega ao PlayStation 5, juntamente com a terceira expansão, Dinastias do Oriente. Temos aqui o mesmo jogo que já conhecemos, bem adaptado para controles, com grande conteúdo e desempenho excelente.
Desenvolvimento: Relic Entertainment, World’s Edge
Distribuição: Microsoft
Jogadores: 1 (local) e 1-8 (online)
Gênero: Estratégia
Classificação: 12 anos (violência)
Português: Dublagem, legendas e interface
Plataformas: PC, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 28 horas (campanha)/168 horas (100%)
Finalmente chegando ao PlayStation

Lançado em 2021 para PC e em 2023 para Xbox, o mais recente título da série de estratégia da Microsoft chega agora ao PS5. Vale citar que Age of Empires IV: Anniversary Edition é o título oficial que o game recebe desde seu primeiro aniversário, quando recebeu alguns novos conteúdos gratuitamente. Após esse update gratuito, duas expansões foram lançadas em 2023 e em 2025, com a terceira chegando simultaneamente com esse lançamento para PS5. Todo o conteúdo deve ser comprado à parte, porém. Você pode adquirir cada expansão separadamente ou um pacote com todas. Não é totalmente uma novidade ver uma das mais famosas séries da Microsoft em um console da Sony, já que Age of Empires II chegou ao PS2, em 2001, e ao PS5, em sua edição definitiva.
Pessoalmente, gosto muito de jogar em controles e pouco em mouse e teclado, mesmo no PC. Há uma grande exceção: os RTS (antigamente, também tinha essa exceção com FPS, mas hoje jogo tranquilamente os single-player no controle). Assim, fiquei ao mesmo tempo curioso e temeroso para experimentar AoE no controle. Afinal, minha única experiência anterior nesta questão foi com o famigerado StarCraft 64, que não é exatamente algo muito prazeroso de se jogar.
Muito agradável de controlar

Felizmente, posso afirmar que Age of Empires IV no controle é uma ótima experiência, que em alguns aspectos achei até mais agradável que no computador. Tudo é bastante intuitivo e os tutoriais ensinam bem como lidar com seleção de unidades, construção, ataques e as demais ações comuns em jogos de estratégia. Alguns aspectos são melhores do que outros mas, no geral, tudo é bastante intuitivo e funciona bem. Todos os botões do controle são úteis e não senti que não consegui realizar alguma ação. Certamente, para quem é profissional do gênero ou mesmo busca jogar online em alto nível, não é o ideal. Mas para quem quer só se divertir, é mais do que satisfatório.
Mas se para você for realmente difícil ou mesmo ofensivo jogar um RTS no controle, fique tranquilo, pois o jogo conta também com suporte a teclado e mouse. O meu caso e o de muitas pessoas é jogar seus consoles no sofá, o que torna estranho o uso de um mouse e teclado. Mesmo assim, fiz o teste e, apesar de um pouco inusitado, posso confirmar que tudo funciona muito bem. O PS5 tem suporte para a maioria dos mouses e teclados comuns, incluindo modelos sem fio. No menu inicial, você pode escolher entre o mouse e teclado e, com isso, a interface do game se adapta totalmente ao método de jogo escolhido.
É o Age IV que conhecemos

Em relação ao jogo em si, é o mesmo que estamos acostumados desde o lançamento. Um ótimo game de estratégia em tempo real, com civilizações diferenciadas e campanhas divertidas, que servem como aulas de história, além de mini documentários sobre diversas curiosidades, como a construção de castelos ou confecção de armaduras. O modo online é bastante movimentado, com o crossplay habilitado já no lançamento, garantindo que mesmo no PS5 você já encontrará partidas tranquilamente. Talvez você ache injusto jogar contra quem está no mouse e teclado mas, acertadamente, o game permite filtrar adversários pelo método de controle. Há também, claro, a possibilidade de jogar contra a IA, o que geralmente é o que eu mais gosto em jogos de estratégia.
Temos novidades, pagas à parte

Quanto à nova expansão, Dinastias do Oriente, além de mapas e biomas, são adicionadas quatro novas civilizações variantes (isto é, são civilizações já existentes com algumas modificações) e o modo O Crisol, onde a engine do jogo é adaptada para um formato roguelite, em que devemos desenvolver e defender uma base por determinado tempo, além cumprir objetivos diversos, contado com a escolha de determinados benefícios de tempos em tempos, além de outras características desse gênero. É uma boa adição e que explora bem as capacidades do game mas, devido às especificidades do jogo, as partidas tendem a ser longas, o que talvez vá um pouco contra um objetivo comum dos roguelites.
No mouse ou controle, um bom jogo de estratégia
Age of Empires IV é um dos melhores jogos de estratégia dos últimos anos e chega agora ao PlayStation 5 em ótima forma, permitindo que os jogadores experimentem o game da forma que preferirem, incluindo com jogadores nas outras plataformas. Só é uma pena que um lançamento tardio como esse não venha por padrão com nenhum conteúdo adicional na versão base.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro




