Kotaro Uchikoshi está de volta. Conhecido pela franquia Zero Escape, o escritor japonês retorna em AI: The Somnium Files – nirvanA Initiative, uma extraordinária e espetacular sequência do primeiro jogo da série, que originalmente foi lançado em 2019. Desenvolvido e publicado pela Spike Chunsoft, o produto repete e refina a fórmula de seu precursor, retendo a ótima fusão de visual novel com a solução de puzzles interativa que foi proposta pelo título anterior da franquia.
Com visuais inspirados na arte dos animes, nirvanA Initiative possui uma excelente e intrigante narrativa, que é carregada pelo enorme carisma de todos os personagens do elenco. A história mistura com sucesso elementos de ação, suspense policial e ficção científica, com direito a muita comédia no meio do caminho. Porém, os puzzles complexos e sem muito sentido, que são necessários para a progressão, prejudicam a boa experiência proposta.
Desenvolvimento: Spike Chunsoft Co., Ltd
Distribuição: Spike Chunsoft Co., Ltd
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch
Duração: 30 horas (campanha)/35 horas (100%)
Os assassinatos da metade do corpo
Alguns meses depois dos acontecimentos do primeiro AI, um CEO de uma grande empresa surge morto, com apenas a metade vertical de seu corpo, e prestes a combustar. Tudo isso ocorre durante um programa de televisão transmitido ao vivo. Muitos casos semelhantes passam a acontecer após esse fato, e o dever de investigar esse mistério cai na mão de Ryuki, um agente especial da polícia japonesa que possui uma grande sede de justiça. Seis anos depois, nos tempos atuais, a outra metade do corpo do homem que sucumbiu em rede nacional inexplicavelmente ressurge em uma arena esportiva localizada em Tóquio. Os eventos dessa sequência são contados em múltiplos lados, que representam os dois períodos diferentes. Eventualmente, os rumos distintos se completam, e revelam toda a verdade acerca das conspirações por trás deste nebuloso e intrigante caso policial.
No passado controlamos Ryuki, e no presente assumimos o papel de Mizuki, uma estudante prestes a se formar e que trabalha como agente policial em seu tempo livre. Os dois personagens jogáveis possuem inteligências artificiais que tomam o lugar de um de seus olhos. As carismáticas Aiba e Tama fazem companhia para os protagonistas durante toda a jornada, e, utilizando suas tecnologias, elas auxiliam os dois agentes durante a apuração dos fatos e nas interações sociais com o grande elenco coadjuvante do jogo.
Embora nirvanA Initiative seja uma sequência direta do primeiro título da série, ter conhecimento dos acontecimentos anteriores não é exatamente uma necessidade para poder acompanhar e entender plenamente os eventos desta continuação. Nos primeiros instantes de jogatina, o título faz questão de quebrar a quarta parede para questionar se quem está jogando realmente sabe o que rolou no primeiro título da série. Caso o jogador diga que não tem ideia do que aconteceu, o título não vai incluir nenhum spoiler do produto antecessor no roteiro. Mas, se dizer que tem familiaridade com a trama, será necessário provar que realmente tem conhecimento sobre o primeiro AI, precisando responder perguntas muito específicas sobre os fatos do jogo anterior. Se os questionamentos são respondidos incorretamente, nirvanA também não inclui spoiler nenhum no enredo. Esse é certamente um jeito bem inusitado e criativo de relembrar os eventos anteriores, mas que infelizmente pune quem não tem uma memória tão fresca de algo que foi lançado há três anos.
Um show de comédia
Apesar da trama constantemente tocar em assuntos pesados que são pertinentes à investigação de um caso que é completamente horripilante, traumatizante e assustador, a narrativa não é pretensiosa e não é levada muito a sério. A história é contada de uma forma leve e descompromissada, em um clima bem alto astral, com direito a muitas referências a momentos engraçados do título que antecede nirvanA Initiative. O primeiro AI sofreu com uma abundância de trocadilhos e péssimas piadas de quinta série. Porém, na sequência, os trocadilhos infames permaneceram e as piadinhas sem graça foram reduzidas. Com isso, a equipe da Spike Chunsoft conseguiu acertar o tom e entregar uma experiência que é hilária até quando não deveria ser. Saber não se levar a sério é uma virtude que poucos roteiristas possuem, e Uchikoshi domina essa dádiva.
Uma das novidades apresentadas pelo segundo AI é um novo modo em que Tama ou Aiba praticam coaching de vida. É possível pausar a história e conferir os conselhos que Aiba e Tama oferecem em qualquer momento da trama. Curiosamente, as dicas e ensinamentos não são para os personagens, e sim para quem está jogando. Os desenvolvedores também criaram um minigame excêntrico, em que é preciso dar atenção e cuidar de vários Eyeballies, pequenos dispositivos que são extremamente semelhantes aos antigos Tamagotchis. São duas adições curiosas e inusitadas, mas que são desnecessárias por não agregarem muito para a narrativa e experiência em geral.
Investigação policial
Unindo múltiplos formatos diferentes de jogabilidade em uma única experiência, o segundo título da série AI refina sua fórmula e melhora todos os sistemas presentes em seu precursor, sempre explicando como todas as mecânicas funcionam de uma maneira clara, simples e esclarecedora.
Grande parte da narrativa é contada através dos momentos em visual novel. Nesse modo, jogamos em primeira pessoa, e interagimos com todos os personagens de cada cena, realizando questionários que são pertinentes ao trabalho de investigação policial, ou perguntas que levam para momentos que são humorísticos e pitorescos. Durante parte da trama, é necessário cumprir os eventos de ação rápida, precisando apertar as combinações de teclas certas ou mirar corretamente nos alvos para conseguir progredir e ir adiante na história.
Eventualmente, nirvanA Initiative direciona o jogador para um modo de investigação em ambiente virtual, em que a inteligência artificial remonta a cena de cada crime para tentar esclarecer os acontecimentos. A visão em primeira pessoa dá espaço para a tradicional câmera sob o ombro, possibilitando a exploração livre do cenário em busca de novas pistas. Quando encontramos vestígios suficientes, a inteligência artificial e o protagonista atual reconstituem a ocorrência e chegam à verdade dos fatos. Esse é um momento que é sempre hilário, na mesma medida que é completamente elucidativo para a trama.
Quebrando a cabeça
A narrativa sempre nos levará para momentos em que o protagonista e sua acompanhante precisam entrar na mente de uma pessoa e invadir os sonhos e pensamentos que ela tem. Esse sistema parte do uso de uma máquina denominada Psync. A ferramenta estava presente no primeiro AI, e retorna nessa sequência com muitos aprimoramentos na jogabilidade.
Quando estamos nas manifestações virtuais dos sonhos, a investigação policial dá espaço para a resolução de puzzles. Com um tempo limite de seis minutos, é preciso ter muita estratégia para andar pelo cenário e realizar as ações, que custam segundos e sempre reduzem o tempo disponível dentro da mente do alvo. Todos os quebra-cabeças são exatamente como os nossos sonhos, complexos, malucos e sem muito sentido. Por conta disso, é um pouco complicado e frustrante tentar completar os puzzles utilizando apenas uma linha de pensamento baseado na lógica.
Para facilitar, o sistema de contagem regressiva só funciona quando algo está acontecendo, sendo possível ficar parado no cenário pensando nos próximos passos por quanto tempo for preciso. Determinadas ações garantem o acesso a itens que permitem reduzir os segundos gastos por cada ação, otimizando o tempo disponível dentro do sonho. Salvamentos automáticos são realizados sempre após o cumprimento de cada objetivo, e, caso falte tempo, é possível retornar a um ponto de checagem para tentar seguir em frente novamente. Cada ação realizada durante os Psyncs resultam na liberação de novas Eyeballs, a moeda virtual do jogo. Com o uso dela, é possível adquirir novas roupas para personalizar a aparência de Tama e Aiba durante as cenas. Roupas vendidas como DLC também estão disponíveis pela loja da Steam.
Existem múltiplas rotas distintas no fluxograma narrativo de nirvanA Initiative, e os próximos acontecimentos são sempre ditados pelas ações realizadas dentro de cada um dos sonhos. Dependendo da forma em que o jogador decide abordar e solucionar cada um dos quebra-cabeças nos Psyncs, o rumo da trama muda. É necessário solucionar o mesmo sonho, múltiplas vezes e de maneiras distintas, para conseguir testemunhar todos os acontecimentos do enredo.
Uma experiência personalizável
Os desenvolvedores implementaram seis opções diferentes de dificuldade, entre os dois diferentes formatos de jogabilidade. Facilitar e ampliar o tempo de reação para cada evento de ação rápida é uma boa ideia para jogar nirvanA Initiative focando apenas na narrativa. Ganhar mais segundos para explorar cada sonho, com direito a tentativas infinitas, é uma ótima opção e ajuda a reduzir a frustração inevitável causada pelos quebra-cabeças dos Psyncs.
O sistema de salvamento de dados funciona muito bem. É permitido salvar o progresso em literalmente qualquer momento da história ou dos sonhos e retornar quando quiser, sem problema algum. Para garantir que todos os acontecimentos do enredo fiquem frescos na memória, a equipe da Spike Chunsoft teve a ideia de implementar um sistema que relembra momentos chaves da trama durante as telas de carregamento. Essas duas funções deveriam ser um padrão a ser adotado por todos os jogos possíveis.
Os desenvolvedores permitem alterar o tamanho e velocidade dos textos. Ao apertar a tecla Ctrl, é possível acelerar todos os diálogos e cenas, uma funcionalidade que tem uma grande utilidade nos momentos que precisam ser repetidos durante cada rota. Podemos optar entre ouvir a magnífica dublagem em inglês, ou o áudio original em japonês. nirvanA Initiative infelizmente não recebeu uma localização para o português brasileiro, prejudicando o acesso e o pleno entendimento da narrativa e dos trocadilhos para quem não possui um domínio completo do inglês, japonês ou chinês.
Versão para computadores decepciona
A versão de PC do título deixa muito a desejar, e não possui opções disponíveis para alterar as configurações gráficas. Não existe nenhum menu específico para os computadores dentro do jogo, e, fora dele, é possível apenas alterar a resolução e alternar entre os modos de tela cheia e janela.
Não há opções para filtros anti serrilhados ou para a qualidade de texturas e sombras. nirvanA Initiative, lamentavelmente, possui texturas em uma resolução abaixo do ideal e sombras em baixa qualidade. O excelente design de personagens e os cenários bem detalhados acabam sendo prejudicados por essa falta de opções visuais melhores. O título também possui muitos vídeos pré-renderizados que estão em uma resolução visivelmente ruim e pixelada, prejudicando muitas cenas importantes da narrativa. Faltou uma atenção maior nos aspectos técnicos por parte da equipe de desenvolvimento.
Um jogo espetacular
A Spike Chunsoft produziu um dos melhores jogos de 2022. AI: The Somnium Files – nirvanA Initiative é uma verdadeira raridade, pois não vemos sempre uma sequência que consegue superar o título anterior em todos os aspectos. Contando com uma narrativa expansiva, engraçada e intrigante, com direito a uma ótima trilha sonora e um elenco de dublagem perfeito, o título escrito por Uchikoshi é uma experiência que é cativante do início ao fim, apesar dos puzzles complicados, da falta de uma localização, e dos problemas técnicos na versão de PC.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong