Asterix & Obelix XXL Romastered

Review Asterix & Obelix: XXL Romastered (Switch) – Fruto da época

Em gerações mais antigas de consoles de videogame, especificamente na era de ouro do PS2, tinha-se uma ideia de que jogos de plataforma 3D precisavam seguir um escopo parecido. Com isso, era comum de se notar que God of War e outros games inspirados na saga de Kratos basicamente funcionavam em “salas” nas quais o protagonista normalmente precisava enfrentar uma horda de inimigos para liberar a passagem e seguir adiante. Atualmente, se uma empresa quiser usar essa receita ao desenvolver um jogo, as chances de isso dar errado são grandes se a execução for ruim.

Recentemente pude jogar Pumpkin Jack – tem até uma análise aqui no site, não escrita por mim -, um produto criado por somente um desenvolvedor, mas que conseguiu fazer um bom uso da fórmula clássica através de puzzles, desafios de plataforma em si e bastante variedade na jogabilidade. Eis que depois da remasterização de Asterix & Obelix: XXL2, a Microids resolveu remasterizar também o primeiro título da trilogia, mas talvez a melhor escolha teria sido um remake.

Desenvolvimento: OSome Studio
Distribuição: Microids
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura, Plataforma
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataforma: Xbox One, PS4, PC e Switch
Duração: 5.5 horas (campanha)/13 horas (100%)

A dupla de gauleses está de volta

Gráficos belos

Para menos familiarizados, Asterix é uma série de histórias em quadrinhos criado nos anos 50, na França, pela dupla Albert Uderzo e René Goscinny. O adorado personagem e seu melhor amigo Obelix já receberam várias adaptações para o mundo dos games, desde a época do NES, e mais recentemente Asterix & Obelix XXL3: The Crystal Menhir em 2019 para toda as plataformas recentes. O primeiro título da trilogia XXL foi lançado originalmente em 2003 para GameCube e PS2, e seguia muito um tipo de jogabilidade bastante comum para a época destes consoles. Agora em 2020, a OSome Studio, novamente através da publicação da Microids, deu um novo fôlego ao primeiro jogo da série, surgindo assim uma nova oportunidade para os fãs adquirirem em consoles de última geração ou no PC.

A história de Asterix & Obelix: XXL Romastered traz um romano rebelde que deseja se vingar de Cesar e por isso procura a ajuda da dupla de gauleses em sua aldeia para executar seu plano e contar que o império romano sequestrou os moradores de onde Asterix e Obelix moram. Com essa forte motivação, os heróis resolvem ir até Roma, mas para isso precisam enfrentar várias regiões do mapa até chegarem ao objetivo. Os cenários de Asterix & Obelix: XXL Romastered trazem de volta ambientações como a própria Gália, Grécia, Egito, todas sempre com muitos inimigos para derrotar, puzzles para serem resolvidos e vários barris a serem quebrados para obter capacetes que servem como moeda de troca.

Embarcações

O maior problema é que, assim como o sentimento que tive em Asterix & Obelix: XXL 2 Remastered, Asterix & Obelix: XXL Romastered se torna repetitivo muito rapidamente. São hordas tediosas de inimigos para se enfrentar, e mesmo na dificuldade mais fácil não existe um peso para os golpes de Asterix ou Obelix. Sem falar que às vezes parece que simplesmente erramos os socos desferidos nos inimigos, passando a sensação de que o personagem está brigando literalmente com o ar. Os desafios de quebra-cabeça também são demasiadamente simples e se resumem em pisar em botões, puxar cordas, empurrar coisas, etc. São elementos da era PS2 e GameCube que hoje são muito batidos e não funcionam tão bem – por isso uma releitura do primeiro título da série XXL talvez teria sido uma ideia melhor.

Treta

Poucos elementos da jogabilidade instigam a continuar enfrentando e avançando no enredo, como os combos que são liberados em lojas em meio aos cenários de XXL Romastered. Fora isso, a forma usada para alternar o controle dos personagens é bem maçante, permitindo o controle de Asterix ou Obelix apenas em determinadas situações onde um ou outro é exigido para executar uma ação qualquer. Obelix destrói objetos mais rígidos e puxa cordas para transportar Asterix, mas não pode ser usado a qualquer momento para derrotar tropas de inimigos. Uma opção cooperativa cairia muito bem, e provavelmente tornaria tudo mais divertido. O uso do cãozinho Ideiafix também é algo bem raro de ser lembrado, e não existe nenhum feedback visual para avisar que a ação foi executada.

Algumas vantagens aqui e acolá

Upgrades

Ao contrário de XXL2, XXL Romastered teve uma sacada genial e acertou demais em fisgar os mais nostálgicos: a versão Romastered também inclui o jogo original em suas entranhas. A qualquer momento durante a jogabilidade, é possível trocar os gráficos de XXL Romastered para os visuais de 2003, porém agora com uma resolução infinitamente melhor, widescreen e quadros por segundo cravados em 60 – mesmo no Switch. E isso veio bem a calhar no console da Nintendo, já que o híbrido sofre para rodar a versão remasterizada, e apresenta quedas constantes e uma taxa de fps na casa dos 20 e poucos.

Em vários momentos me peguei preferindo jogar a versão original de XXL, já que a suavidade era bem maior e não existiam engasgos ou lentidão, além de que os controles respondem bem melhor. Mesmo com tamanha beleza em seus visuais, os gráficos atualizados possuem muitos bugs de sombra e renderização, às vezes fazendo com que a fonte de luz mude de lugar, as cores fiquem muito saturadas e outras gafes que demonstra o descuido dos desenvolvedores.

Romanos

O que é uma pena, já que não somente os modelos dos personagens e cenários foram atualizados nesta versão, como também músicas e animações foram completamente refeitas, mostrando um empenho maior em um jogo não tão bem aclamado como certas coletâneas que a própria Nintendo tem lançado ultimamente.

Alguns modos extras também foram criados para esta remasterização, como o Course Mode, Countdown Mode e o Extreme Mode, todos usando elementos presentes da própria jogabilidade para criar um conteúdo adicional um tanto superficial baseado em desafios de tempo ou dificuldade elevada.

Uma fórmula cansada

Asterix & Obelix: XXL Romastered sofre do mal de regressar aos tempos modernos com uma jogabilidade bastante ultrapassada e sem muita variação, mas acerta em trazer junto o jogo original no pacote. Caso você seja alguém que adora produtos que são frutos daquela época, certamente XXL Romastered é um prato cheio. Porém, Asterix & Obelix: XXL Romastered é um daqueles games que você joga com o cérebro completamente desligado, ativando seu raciocínio de forma bem leve apenas em certos desafios de puzzle ou de ação rápida. No mais, a alta repetição pode te afastar agressivamente do primeiro jogo da trilogia XXL de Asterix & Obelix, mas ainda assim é melhor do que a continuação e claramente recebeu um carinho muito maior.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Bia Bock