call-of-duty-modern-warfare-3-3840x2160-16178

Review Call of Duty Modern Warfare 3 (Xbox Series X) – Um verdadeiro tutorial de como estragar uma franquia

Aclamada pela crítica e pelo público, a franquia Call of Duty vem reinando há tempos como um dos jogos mais desejados quando se trata de FPS. Até mesmo quando seu pior título foi lançado, ele conseguiu ser mais popular e arrecadar mais que seus concorrentes. Porém, um grande deslize foi cometido em seu mais recente jogo e isso pode causar uma certa frustração por parte de seus fãs. Será que este é um sinal de que a franquia deve dar uma pausa com lançamentos anuais?

Desenvolvimento: Sledgehammer Games

Distribuição: Activision Publishing

Jogadores: 1-2 (local) e 1-64 (online)

Gênero: Tiro, Ação

Classificação: 18 anos

Português: Dublagem, legendas e interface

Plataforma: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5 e PC

Duração: 5 horas (campanha)

Bem vindo de volta

As missões levemente empolgam

O novo Call of Duty: Modern Warfare 3 é realmente maravilhoso se tratando de nível gráfico. As cinemáticas parecem um filme real e o resultado final é simplesmente incrível, embora possamos ver que a mudança do cinematográfico para a jogabilidade é bastante perceptível em algumas transições. Com poucas alterações em relação ao jogo anterior, temos aqui algo que mais parece uma DLC do que um título totalmente feito do zero.

A campanha é cheia de personagens sem graça, genéricos e intercambiáveis que são impossíveis de se importar. Ela faz grandes oscilações emocionais que não conseguem se conectar e não são merecidas porque os personagens não têm desenvolvimento real. A expectativa é que os fãs se importem com esses personagens por causa da nostalgia da trilogia original, mas não funciona.

Quase tudo na campanha gira em torno de Warzone. Os capítulos são basicamente pedaços do Warzone, desde as missões de Combate Aberto até missões lineares que levam os jogadores de volta a Verdansk. O engraçado é que muitos fãs têm pedido o retorno de Verdansk, mas era no battle royale, não na campanha. Em poucas horas, você termina a história principal e fica com aquela sensação de que jogou algo incompleto.

Dormir não dá XP

O modo Zumbis deixa muito a desejar

Quando o assunto é multiplayer, temos aqui uma explosão de qualidade e um passo significativo acima do que foi oferecido nos lançamento dos dois Modern Warfare anteriores. Existem alguns problemas que ainda precisam ser resolvidos, como o renascimento em alguns mapas, mas no geral, a experiência online do Modern Warfare 3 é muito superior do que os jogos mais recentes de Call of Duty.

A experiência multijogador é aprimorada por um design de som claramente notável. As armas soam muito bem, e é fácil ouvir os passos dos inimigos, mas os jogadores podem ficar mais impressionados com os momentos menores. Por exemplo, enquanto corre por certos mapas, os jogadores podem ouvir moscas zumbindo ao redor de seus ouvidos em certas partidas. Pequenos toques como esse ajudam muito a dar personalidade aos mapas.

Cenas do modo zumbi

O jogo possui um total de 16 mapas em seu lançamento. Mapas que foram tirados diretamente do Modern Warfare de 2019, mas com algumas melhorias. Além disso, temos também os clássicos da franquia original.

O modo Zumbis de Modern Warfare 3 se passa no enorme mapa Urzikstan, o próximo mapa do battle royale de Warzone. Os elementos de Warzone são misturados com recursos clássicos de zumbis, com os jogadores sendo capazes de saquear baús, dirigir veículos e armaduras, enquanto também abrem as caixas misteriosas, compram armas na parede e bebem Perk-a-Cola. Na medida que os jogadores exploram o mapa, eles terão que lidar com hordas de zumbis e bandos de mercenários, com o objetivo final de obter o máximo de loot de qualidade possível e extrair para garantir upgrades que melhorem as chances de vitória em partidas futuras.

Conclusão

Se considerarmos no geral, Call of Duty: Modern Warfare 3 pode parecer um quarto de hotel tipicamente generoso de conteúdo, mas uma vez que você dispensou a campanha de curta duração e esgotou a pouca alegria que há no modo Zumbis, você fica com uma suíte multiplayer bastante padrão, que, é claro, é o que grande parte dos jogadores se interessam. E, suponho, no final do dia, isso é tudo o que realmente importará para a maioria. Para quem gosta de uma boa campanha de Call of Duty e da diversão crua e intensa do modo Zumbis,  é provável que você se sinta decepcionado. Ainda assim, se é gratificação online competitiva que você procura, então há poucos jogos nesse estilo que fazem isso tão bem quanto Call of Duty.

Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores

Revisão: Júlio Pinheiro

Call of Duty Modern Warfare 3

6.5

Nota Final

6.5/10

Prós

  • Jogabilidade
  • Diversão
  • Gráficos
  • Multiplayer

Contras

  • Duração da campanha
  • Modo Zumbis