Tower defense é o termo em inglês para jogos cujo objetivo é proteger sua torre contra invasores. Esse tipo de jogo costuma ser popular por possuir, muitas vezes, mecânicas simples, e ser viciante e divertido. Com Castle Formers não seria diferente, ainda mais por trazer uma mistura de elementos de RPG, estratégia e sobrevivência ao gênero de defesa de torre. Além disso, ele consegue ser cativante, trazendo uma bela arte pixelada e uma pincelada de comédia nessa trama desenvolvida por um brasileiro.
Desenvolvimento: INK EYE Games
Distribuição: Ratalaika Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Estratégia, Simulação
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 3 horas (campanha)
Evolua seu castelo e defenda-se contra invasores
Desenvolvido pelo brasileiro Fernando Araujo da INK EYE Games, Castle Formers traz uma proposta bastante simples. Logo no começo, seu objetivo é coletar ouro quebrando vasos, esmagando flores, batendo em arbustos ou explodindo rochas. Tudo isso com o objetivo de investir na construção do seu castelo.
Você tem todo o período diurno para explorar o mapa atrás de recursos para evoluir sua fortaleza e contratar novos aliados, ou aumentar o nível das suas armas. Já à noite, a coisa muda de figura. Assim como em Minecraft, é no período noturno que os inimigos saem para caçar, e eles vão em direção ao seu castelo.
A cada dia que passa, novos súditos vão chegando e você poderá contratá-los como guerreiros para proteger a fortaleza. Novos itens também vão sendo desbloqueados, permitindo novas maneiras de explorar o mapa e combater os inimigos.
Você pode descobrir segredos, encontrar chaves escondidas e explorar por dentro e por fora do seu castelo enquanto busca proteger a estátua localizada dentro da fortaleza. Se algum inimigo destruí-la, será game over na certa. Lembrando que você precisa sobreviver por pelo menos 30 dias inteiros para finalizar o jogo.
Conquiste novos amigos e aumente sua equipe
Ao anoitecer, espíritos sombrios e esqueletos irão marchar em direção ao castelo. Você deverá posicionar seus aliados para proteger a entrada da torre, impedindo que os inimigos cheguem à estátua lá dentro. Além de posicionar seus ajudantes, você também poderá lutar contra os inimigos usando as diferentes armas que adquire conforme os dias avançam.
Mas fique de olho na sua vida localizada no canto superior esquerdo da tela. A hit box dos inimigos pode variar, sendo um pouco difícil de acertar vários golpes seguidos; por isso, é importante que você ataque e corra para se defender de um contra-ataque.
O jogo não possui tutoriais para te ensinar sobre o combate, mas existe um treino de tiro ao alvo em um dos andares do castelo. Lá dentro, você pode aumentar o nível das suas armas e comprar mais munição ou comida para recuperar a vida. Claro que, além do preço, tudo tem um tempo até ficar pronto, portanto, não fique marcando bobeira enquanto o castelo é invadido pelos seres sobrenaturais.
Com o passar dos dias ainda é possível adquirir poções de cura e magias que ajudarão nas batalhas contra as enormes hordas de inimigos que batem à sua porta todas as noites. Então, prepare seus guerreiros, posicione seus arqueiros e fique de vida cheia quando a invasão começar.
Divertido e viciante
Em poucos dias você já terá liberado praticamente todos os trabalhadores do castelo e o jogo segue com o mesmo loop de jogabilidade. De dia você deve focar em conseguir ouro e se preparar para os ataques noturnos. Assim como novos itens vão sendo desbloqueados com o passar dos dias, também novos inimigos mais fortes vão aparecendo, exigindo que você repense sua estratégia a cada pôr do sol. A trilha sonora ajuda a criar o ambiente relaxante que o jogo proporciona. Mesmo nas partes de atenção, o combate não chega a ser muito desafiador, servindo para qualquer nível de jogador.
A versão de PS5 não tem nada espetacular em relação à versão de PS4. Não existe uso dos recursos de resposta háptica do DualSense e, por ser um jogo pequeno e leve, o SSD não traz diferença nos carregamentos comparado ao HDD do PS4.
Cabe a você decidir qual versão jogar, ou se prefere jogar ambas, já que se trata de um jogo cross-buy (comprou uma versão, recebeu as duas) e com conquistas bem fáceis. Cada ciclo de dia e noite costuma durar em média 7 minutos e, sobrevivendo por pelo menos 7 dias, você poderá completar a maioria dos troféus sem grandes dificuldades.
Dividir para conquistar
Castle Formers é pequeno e simples, mas cumpre o que promete. Existem diversos itens e segredos para desbloquear à medida que você sobrevive às tentativas de invasão dos inimigos. O mapa é pequeno para explorar, mas, a cada novo dia, novas formas de obter recursos aparecem em lugares diferentes.
Mesmo assim, é impressionante o nível de detalhe que o desenvolvedor conseguiu colocar sozinho no jogo. As lutas são divertidas e a exploração consegue dar uma dinâmica diferente ao estilo que estamos acostumados de tower defense, que não se limita a somente posicionar pequenas turrets nos lugares certos, mas também sobreviver e coletar recursos para evoluir sua equipe.
Talvez o game se desse melhor com uma versão mobile, para passar o tempo na fila do banco ou enquanto espera ser atendido num consultório. Ainda assim, vale a pena a jogatina quando só quiser esfriar a cabeça de um dia cheio ou competir com seus amigos para ver quem consegue sobreviver por mais dias.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores.
Revisão: Jason Ming Hong