Children of Morta: Ancient Spirits DLC capa

Review Children of Mortal: Ancient Spirits DLC (Switch) – Expectativas ainda baixas

Joguei bastante Children of Morta na época de seu lançamento, lá pra meados de 2020, justamente porque ele me fazia lembrar Diablo 1. O game independente é um Roguelike que te faz voltar do zero, uma vez que você morre, mas sem deletar o seu progresso. Aos poucos, atualizações vão chegando e, felizmente, o jogo demonstra receber bastante atenção por parte de seus desenvolvedores. Até mesmo um modo cooperativo online, algo do qual senti falta desde o primeiro contato, já foi disponibilizado para PC, além de que chegará futuramente aos consoles com direito a crossplay entre todas as plataformas. Enfim, falemos sobre Acient Spirits, o mais recente DLC de Children of Morta.

Desenvolvimento: Dead Mage
Distribuição: 11 Bit Studios
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Ação, RPG
Classificação: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS4, Switch, Xbox One, PC
Duração: Sem registros

Novo personagem exclusivo

Novo personagem e máscaras
Novo personagem e máscaras

Até pouco tempo atrás, ainda não tínhamos o Family Trials, que consiste num modo mais arcade com dungeons e objetivos a serem cumpridos. Isso deu uma sobrevida ao produto, já que o modo história era a única coisa disponível, até então. Porém, a nova figura selecionável do conteúdo adicional em questão só pode ser usado ali.

O personagem da vez é o Yajouj’Majouj, que possui duas formas: azul e vermelha. A primeira é focada em ataques rápidos em uma cor azul, os quais são realizados através do botão de golpe principal que, ao ser segurado, arremessa projéteis em alta velocidade contra inimigos. O golpe especial traz consigo uma capacidade de perseguir os monstros em tela, porém, com uma baixa taxa de dano, o que não se mostra tão eficaz assim. A segunda forma é bem mais concentrada em dano por área. O golpe especial suga inimigos para o local no qual uma espécie de granada é lançada, fazendo com que eles fiquem presos ali por poucos segundos. É tempo o suficiente para utilizar o ataque padrão, que lança uma bomba de fogo e acerta os monstros em uma área circular.

Forma de dano em área
Forma de dano em área

Mesmo com uma skillset tão variada e divididas em dois estilos, Children of Morta continua sendo algo sem qualquer misericórdia e bastante difícil, se jogado sozinho. A quantidade de inimigos na tela é um tanto quanto injusta no single player, o que acabou causando minha sensação de que falta muito um coop online.

Jogar sozinho continua sendo irritante, e uma dificuldade fácil não está disponível, mas apenas a normal, difícil e extrema. Outro ponto negativo é que o novo espírito não está disponível no modo história, mas apenas para uso exclusivo no Family Trials, o que é uma pena. Poderia ter sido criado uma maneira de o encaixar no enredo, mesmo que sem qualquer tipo de cutscenes. Digo isso porque o Trials não tem o mesmo apelo que a trama principal, que conta com diferentes dungeons e cenários, além do sistema de progressão.

Forma com ataques rápidos
Forma com ataques rápidos

Fora isso, algumas novidades chegaram junto com esse pacote de atualização, que conta com 15 itens novos, entre eles Divine Graces, Charms e Divine Relics, os quais fazem parte do sistema de itens e pontos de interação durante o cenário (que concedem bençãos temporárias). Adicionalmente, personagens recebem máscaras para serem usadas, mas de maneira cosmética apenas, sem qualquer implicância em atributos.

Conclusão

O novo DLC de Children of Morta anima por conta de seu personagem único disponível, porém, decepciona ao permitir com que ele seja usado apenas no Family Trials, cujo apelo não é nem de longe o mesmo que a campanha principal por não existir um progresso real. A experiência aqui é bem mais Roguelite do que qualquer outra coisa, removendo todo seu progresso caso perca a vida do personagem. No mais, ainda espero um modo mais facilitado e o tão esperado cooperativo online, que certamente mudará minha visão atual que ainda tenho sobre Children of Morta: um jogo punitivo e sem personalização de experiência, para que eu possa jogar como desejo. O maior problema é que já se passaram 2 anos desde seu lançamento.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Children of Morta: Ancient Spirits DLC

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Personagem novo é muito dinâmico

Contras

  • Novo personagem disponível apenas no Family Trials
  • Conteúdo acrescenta pouca coisa
  • Co-op online faz falta