Commandos 3 HD Remaster capa

Review Commandos 3 HD Remaster (Switch) – Mais bonito, mas ainda brutal

Ainda me lembro como se fosse ontem que um dos primos do meu pai me apresentou a franquia Commandos em seu PC, e tive a chance de experimentá-la e depois pedir para meu pai comprar a mídia física. Desde então, joguei todos os jogos lançados ao longo dos anos, e recentemente achei que suas mecânicas e jogabilidade não envelheceram tão bem. Dito isso, a Kalypso Media afirmou que este novo HD Remaster do terceiro jogo traria novas texturas, uma interface de usuário melhor, um tutorial mais claro e jogabilidade aprimorada. Bem, quão menos “doloroso” um jogo da velha guarda pode ser com algumas melhorias?

Desenvolvimento: KalypsoMediaGroup
Distribuição: KalypsoMediaGroup
Jogadores: 1 (local) e 1-8 (online)
Gênero: Ação, Estratégia, Multiplayer
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC, PS4, Xbox One
Duração: 10 horas (campanha)/12.5 horas (100%)

Envelheceu bem?

Várias campanhas estão disponíveis
Várias campanhas estão disponíveis

Assim como a maioria dos jogos, especialmente os feitos para PC, Commandos é bastante impiedoso e brutal. Os games dessa época não davam aos jogadores a melhor experiência do mundo, nem os desenvolvedores eram especialistas em criar um design de jogo simples o suficiente para que todos pudessem simplesmente pegar e jogar sem complicações. E Commandos 3 HD Remaster é um grande exemplo dessas coisas mencionadas. A jogabilidade costumava ser difícil de dominar naquela época, e agora descobri que jogá-la em um console complicou ainda mais as coisas.

Commandos 3 ainda falham em entregar aos jogadores uma explicação breve e clara sobre o que deve ser feito em uma missão. Antes de começarmos, nossos personagens geralmente conversam sobre seus planos. Assim, cabe a você descobrir para onde ir e o que exatamente você precisa coletar – se for o caso – para progredir. Você pode checar a descrição da missão sempre que quiser, mas mesmo assim é quase impossível identificar seus próximos passos.

Mecânicas diversificadas
Mecânicas diversificadas

A parte boa aqui é que tudo é estratégico, e existem várias formas de atingir o objetivo. Você pode controlar o espião, por exemplo, e nocautear os inimigos silenciosamente depois de sorrateiramente chegar até eles. Ou você pode pegar uma arma e atirar em inimigos, mas eles provavelmente soarão o alarme e isso atrairá muita atenção, sem falar do número de inimigos com os quais você terá que lidar.

Os objetivos de cada missão também variam, então em um momento você terá que coletar Intel, enquanto no outro você terá que chegar furtivamente a um ponto no mapa. Você pode usar um personagem disfarçado de inimigo para distrair um inimigo enquanto um segundo personagem o nocauteia. No entanto, nem todo inimigo cairá nessa armadilha. Alguns generais de classe alta ou similares tendem a ver através de seu disfarce, revelando sua verdadeira identidade em poucos segundos.

Navegar no inventário não é muito produtivo
Navegar no inventário não é muito produtivo

Embora tudo acima possa parecer legal, planejado e muito bem feito, Commandos é incrivelmente exigente, chegando ao ponto de ser injusto. Em sua dificuldade normal (chamada de modo Original), qualquer movimento errado ou tardio pode levá-lo ao fracasso. Você também pode usar salvamentos rápidos dentro das missões além do salvamento normal, o que é um alívio e evita pelo menos um pouco que as coisas se arrastem. Na dificuldade alternativa, o alarme não existe e sua vida é restaurada.

Além disso, há um modo online no qual você pode jogar vários modos, como capturar a bandeira ou versus, juntando-se a outro jogador humano ou o enfrentando como um inimigo. Infelizmente, os servidores estão sempre mortos e, mesmo quando eu montei uma sala e esperei por longos minutos, ninguém se juntou a mim.

Um jogo feito para quem tem paciência de sobra

Commandos ainda é uma pérola do passado que retorna incrivelmente bem através de remasterizações em HD, visualmente falando. No entanto, definitivamente não é um jogo para todos, especialmente para aqueles que não têm muita paciência para repetir o mesmo processo várias vezes.

Algumas coisas aqui são imperdoáveis, como a falta de uma explicação mais profunda sobre os objetivos das missões e o que deve ser feito para prosseguir, e isso não tem nada a ver com o fato de ser um jogo antigo. Esses problemas mostram que, no passado, a maioria dos designers não se importava muito com uma boa experiência do usuário.

Infelizmente, os títulos antigos de Commandos terão dificuldade em sobreviver a tempos modernos, a menos que os desenvolvedores tentem ir um pouco além de apenas remasterizá-los. Para finalizar, Commandos 3 oferece um bom número de campanhas, conteúdo, diferentes modos de jogo e visuais renovados, além da interface do usuário repaginada. Mas, a adaptação para consoles não é perfeita e vai deixar muita gente confusa, assim como me deixou.

C´´opia de Switch cedida pelos produtores

Commandos 3 HD Remaster

5

Nota final

5.0/10

Prós

  • Variedade de personagens
  • Quantidade de missões
  • Ambientação
  • Modo online

Contras

  • Adaptação incrivelmente confusa
  • Câmera desprezível
  • Objetivos não muito claros
  • Um tanto quanto impiedoso