Dungeons of Sundaria é um RPG de ação criado e publicado pela Industry Games. Na aventura, os jogadores precisam completar as oito dungeons presentes no vasto mapa do título, em uma experiência divertida – apesar de imperfeita em vários aspectos.
Desenvolvimento: Industry Games
Distribuição: Industry Games
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: RPG
Classificação: 14 anos
Português: Interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: Sem registros
Explorando e looteando
Sem uma campanha linear e com um foco narrativo mínimo, Dungeons of Sundaria permite de cara que os jogadores escolham o que desejam fazer em um mapa interativo que inclui uma cidade e todas as masmorras jogáveis. O título é praticamente um looter baseado na exploração contínua e repetitiva das fases para obter equipamentos cada vez melhores. Devido a isso, o RPG tem um sistema de criação de heróis personalizados, com uma árvore de habilidades a ser desbloqueada conforme a progressão de níveis e um skill set totalmente customizável.
Dungeons of Sundaria oferece uma experiência adaptável, possibilitando abordagens em diferentes classes típicas dos RPGs, como combatentes, magos e caçadores. Além disso, é possível selecionar o nível de desafio das dungeons, as quais sempre apresentam um mapa repleto de obstáculos e objetivos cripticos. O jogo não se preocupa em guiar você, tornando a exploração de todos os cantos possíveis das regiões em algo vital e essencial para o caminho da vitória.
Gameplay imperfeita
Os desenvolvedores adotaram uma jogabilidade no estilo hack ‘n’ slash, permitindo uma livre movimentação pelos mapas, sem limitações arbitrárias. Entretanto, a velocidade da jogatina é um pouco desajustada, porque as ações de pulo e esquiva possuem uma agilidade superior em comparação aos outros movimentos do personagem. Além da recuperação automática dos pontos de vida do protagonista, Dungeons of Sundaria possui um ótimo sistema de salvamentos, com backups automáticos e frequentes que facilitam a volta no tempo caso algo dê errado no decorrer da gameplay.
O único aspecto fundamental que está ausente do RPG da Industry Games é a função de pausa, já que Dungeons of Sundaria se comporta como um produto online até quando jogado individualmente. Porém, é importante destacar que as funcionalidades multiplayer são excepcionais, porque elas permitem que até quatro pessoas curtam a aventura simultaneamente, seja pela internet ou por meio da tela dividida – uma característica rara nos games atuais.
Problemas na apresentação
O RPG tem gráficos ultrapassados e sem muitos detalhes, mesmo quando levamos a direção de arte inspirada em D&D em consideração. Os efeitos sonoros são péssimos e as vozes dos rivais possuem uma dublagem amadora. A interface, quando visualizada em 1080p, tem um tamanho minúsculo, e sua tradução para o português é marcada por uma localização péssima e que não faz muito sentido. Os termos não foram adaptados e revisados corretamente para o idioma nacional, o que dificulta bastante a compreensão do funcionamento do jogo e suas mecânicas.
O desempenho da versão para computadores de Dungeons of Sundaria deixa a desejar, com problemas de engasgos e travamentos que afetam a responsividade da jogatina como um todo. O polimento geral é decepcionante, pois também existem diversas falhas de clipping com os inimigos e objetos dos cenários, com eles constantemente atravessando portas e outros elementos dos mapas.
Legal, mas com ressalvas
Apesar de todos seus defeitos, Dungeons of Sundaria não chega a ser ruim, especialmente devido à diversão proporcionada pela exploração das dungeons, que são repletas de surpresas e enigmas. No entanto, seu potencial não foi plenamente alcançado, justamente por conta da jogabilidade e do balanceamento, que não são tão bons quanto poderiam ser.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong