Everdream Valley capa

Review Everdream Valley (Switch) – Uma fazenda pra lá de confusa

Em meio a tantos nomes grandes no mundo dos simuladores de fazenda, recebemos Everdream Valley. O indie despontou em todas as plataformas recentemente, mostrando o que tem a oferecer. Mas o quanto ele consegue fazer melhor do que os competidores?

Desenvolvimento: Mooneaters
Distribuição: Untold Tales
Jogadores:
1 (local)
Gênero: Simulador
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch
Duração: 20 horas (campanha)/25 horas (100%)

O caos instaurado

Pra sua fazenda ficar assim, prepare os remédios pra dor de cabeça
Pra sua fazenda ficar assim, prepare os remédios pra dor de cabeça

O jogo tem uma proposta interessante, mas confesso que se mostra um pouco confuso em vários aspectos, e tudo deixou bastante a desejar. Ele traz uma variedade de mecânicas, mas a maneira como são introduzidas em momentos inoportunos pode ser frustrante, antes do tempo devido.

Vamos começar falando dessas mecânicas em si. O jogo apresenta várias delas, mas a apresentação é mal feita e confusa. Às vezes, você se vê lidando com coisas complexas sem um tutorial adequado, o que pode levar a erros e frustração. Seria legal ter uma progressão mais clara, com cada jogabilidade sendo introduzida gradualmente e de forma mais instrutiva. Não parece que existe uma sequência lógica das coisas. Em vez disso, somos dados tarefas bastante desconexas para fazer.

Ordenhar vacas é bem bizarro
Ordenhar vacas é bem bizarro

Além disso, Everdream Valley também peca ao ser vago em várias missões, usando termos confusos (não ligados diretamente a objetos possíveis de serem criados, por exemplo) e não indicando claramente a localização para completá-las, especialmente quando precisamos encontrar certos animais – missão de encontrar galinhas, logo no início. Adicionalmente, há algumas mecânicas mal implementadas e sem instrução, como a ordenha das vacas, que exige a combinação de movimento com os Joy-con junto aos botões ZR e ZL.

Mapa grande demais sem necessidade

Mecânicas mal executadas
Mecânicas mal executadas

O tamanho do mapa é outro aspecto que pode ser um ponto negativo. Embora a ideia de um mundo grande e aberto seja empolgante, o tamanho exagerado dele pode acabar se tornando uma dor de cabeça. Muitas vezes, você se vê perdido e sem um objetivo claro, ou com muitas missões para realizar.

Também tenho a impressão de que muitas tarefas acabam sendo repetidas, sendo que pensei já ter resolvida ela anteriormente. Um mapa menor e mais focado poderia proporcionar uma experiência mais direcionada e envolvente.

Cozinhar é desnecessariamente complexo
Cozinhar é desnecessariamente complexo

Além disso, a gestão de energia é um incômodo. A necessidade de acompanhar constantemente a stamina do personagem e enchê-la pode interromper o fluxo do jogo. Isso pode se tornar uma tarefa tediosa e tirar um pouco da diversão, dado o fato de que simplesmente correr consome a sua barra de energia.

Pra compor o desastre, a hitbox age de forma estranha em muitos momentos, temos que correr atrás de animais para interagir com eles e estes podem ficar espalhados pelo mapa, o movimento do personagem é um tanto quanto flutuante, e existem itens demais para sairmos coletando por aí. A impressão é que o jogo tenta mirar em várias coisas ao mesmo tempo.

Precisava de mais atenção

Em resumo, Everdream Valley é um jogo com altos e baixos. Apesar de ter uma proposta interessante e uma variedade de mecânicas, a execução de algumas delas deixa a desejar. A falta de clareza nas missões, minigames mal executados, o tamanho exagerado do mapa, a gestão de energia frustrante, a hitbox estranha e o movimento flutuante do personagem são pontos negativos que prejudicam a experiência e a torna bastante sem foco. Você é plenamente capaz de tornar a fazenda de seus avós em um paraíso bem construído, porém, o caminho é longo e tortuoso.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Everdream Valley

4

Nota final

4.0/10

Prós

  • Gráficos bacanas
  • Avós são personagens carismáticos
  • Design dos animais é fofo

Contras

  • Bugs
  • Mapa grande sem necessidade
  • Minigames complexos com controle de movimento
  • Falta de foco
  • Tarefas sem muita explicação e clareza