Em meio a tantos nomes grandes no mundo dos simuladores de fazenda, recebemos Everdream Valley. O indie despontou em todas as plataformas recentemente, mostrando o que tem a oferecer. Mas o quanto ele consegue fazer melhor do que os competidores?
Desenvolvimento: Mooneaters
Distribuição: Untold Tales
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulador
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch
Duração: 20 horas (campanha)/25 horas (100%)
O caos instaurado
![Pra sua fazenda ficar assim, prepare os remédios pra dor de cabeça](https://jogandocasualmente.com.br/wp-content/uploads/2023/07/review-everdream-valley-switch-1-1024x576.jpg)
O jogo tem uma proposta interessante, mas confesso que se mostra um pouco confuso em vários aspectos, e tudo deixou bastante a desejar. Ele traz uma variedade de mecânicas, mas a maneira como são introduzidas em momentos inoportunos pode ser frustrante, antes do tempo devido.
Vamos começar falando dessas mecânicas em si. O jogo apresenta várias delas, mas a apresentação é mal feita e confusa. Às vezes, você se vê lidando com coisas complexas sem um tutorial adequado, o que pode levar a erros e frustração. Seria legal ter uma progressão mais clara, com cada jogabilidade sendo introduzida gradualmente e de forma mais instrutiva. Não parece que existe uma sequência lógica das coisas. Em vez disso, somos dados tarefas bastante desconexas para fazer.
![Ordenhar vacas é bem bizarro](https://jogandocasualmente.com.br/wp-content/uploads/2023/07/review-everdream-valley-switch-4-1024x576.jpg)
Além disso, Everdream Valley também peca ao ser vago em várias missões, usando termos confusos (não ligados diretamente a objetos possíveis de serem criados, por exemplo) e não indicando claramente a localização para completá-las, especialmente quando precisamos encontrar certos animais – missão de encontrar galinhas, logo no início. Adicionalmente, há algumas mecânicas mal implementadas e sem instrução, como a ordenha das vacas, que exige a combinação de movimento com os Joy-con junto aos botões ZR e ZL.
Mapa grande demais sem necessidade
![Mecânicas mal executadas](https://jogandocasualmente.com.br/wp-content/uploads/2023/07/review-everdream-valley-switch-2-1024x576.jpg)
O tamanho do mapa é outro aspecto que pode ser um ponto negativo. Embora a ideia de um mundo grande e aberto seja empolgante, o tamanho exagerado dele pode acabar se tornando uma dor de cabeça. Muitas vezes, você se vê perdido e sem um objetivo claro, ou com muitas missões para realizar.
Também tenho a impressão de que muitas tarefas acabam sendo repetidas, sendo que pensei já ter resolvida ela anteriormente. Um mapa menor e mais focado poderia proporcionar uma experiência mais direcionada e envolvente.
![Cozinhar é desnecessariamente complexo](https://jogandocasualmente.com.br/wp-content/uploads/2023/07/review-everdream-valley-switch-3-1024x576.jpg)
Além disso, a gestão de energia é um incômodo. A necessidade de acompanhar constantemente a stamina do personagem e enchê-la pode interromper o fluxo do jogo. Isso pode se tornar uma tarefa tediosa e tirar um pouco da diversão, dado o fato de que simplesmente correr consome a sua barra de energia.
Pra compor o desastre, a hitbox age de forma estranha em muitos momentos, temos que correr atrás de animais para interagir com eles e estes podem ficar espalhados pelo mapa, o movimento do personagem é um tanto quanto flutuante, e existem itens demais para sairmos coletando por aí. A impressão é que o jogo tenta mirar em várias coisas ao mesmo tempo.
Precisava de mais atenção
Em resumo, Everdream Valley é um jogo com altos e baixos. Apesar de ter uma proposta interessante e uma variedade de mecânicas, a execução de algumas delas deixa a desejar. A falta de clareza nas missões, minigames mal executados, o tamanho exagerado do mapa, a gestão de energia frustrante, a hitbox estranha e o movimento flutuante do personagem são pontos negativos que prejudicam a experiência e a torna bastante sem foco. Você é plenamente capaz de tornar a fazenda de seus avós em um paraíso bem construído, porém, o caminho é longo e tortuoso.
Cópia de Switch cedida pelos produtores