Review-Figment2-1

Review Figment 2: Creed Valley (PS5) – Uma temática delicada explorada com criatividade e muita música

Figment 2: Creed Valley é um jogo de aventura que utiliza uma belíssima trilha sonora e uma dupla de protagonista carismática, para tocar em um tema e um dilema delicados de uma sociedade cada vez mais complexa, diversa e, por vezes, perdida.

Desenvolvimento: Bedtime Digital Games
Distribuição: Bedtime Digital Games
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Aventura
Classificação: Livre
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S, PC
Duração: 3,5 horas (Campanha)/4 horas (100%)

Os construtos da mente no Vale da Crença

Mãe e filha reunidas

Figment 2 acompanha o protagonista Dusty e sua ave companheira Piper, enquanto a dupla explora a mente humana e faz novas descobertas sobre os pensamentos e opiniões que os humanos têm ali.

No mundo real, uma crise em uma família composta por pai, mãe e filha se desencadeia, com Dusty sendo uma representação de crenças e sentimentos do pai, que precisa escolher com frequência entre se dedicar ao trabalho ou se dedicar mais à sua família, como pai e esposo. Esse é um dilema frequente em nossa sociedade, que cada vez mais exige da pessoa como trabalhadora.

No controle de Dusty, o jogador percorre a mente do protagonista, coletando e enfrentando, ao lado de Piper, vilões e monstros chamados de Pesadelos, responsáveis por destruir a bússola do Senso Moral do protagonista. Para recuperar sua identidade e entender a si, Dusty precisa consertar seu Senso Moral.

Dusty contra um inimigo poderoso

Durante todo o jogo, a dupla de protagonistas encontra diversas Opiniões, personagens secundários que dão dinamismo à narrativa e servem de peça fundamental para a principal mecânica de jogabilidade, que é aplicada brilhantemente à história de Figment 2.

Para solucionar os diversos quebra-cabeças pelos cenários, Dusty e Piper precisam ativar interruptores que alternam a mente entre “Aberta” e “Fechada”. As Opiniões terão diálogos e ações diferentes baseados no estado da mente, que alterna também as cores do ambiente em um estilo artístico vivo, curioso e surreal.

O que mais chama a atenção em Figment 2 é o cuidado em lidar com um tema delicado como os laços familiares. Não somente isso, mas também a abordagem entre as qualidades e os defeitos de ambas as mentes, aberta e fechada. Delicados, os temas e dilemas são apresentados com bom humor e leveza por meio dos diálogos, especialmente entre Dusty e Piper, e culminam em momentos emocionantes e de realização, especialmente pela parte de Dusty.

Quebrando a cabeça dentro da Mente

Uma batalha especial em Figment 2

O foco principal de Figment 2 está em seus quebra cabeças. Interruptores que alternam pontes e plataformas levadiças, bulbos de luzes de cores diferentes que alternam elementos do cenário, charadas inteligentes que exigem compreensão do texto apresentado para conseguir atravessar certos trechos dos cenários são apenas alguns exemplos da criatividade aplicada à jogabilidade do game.

Com sua espada de madeira, Dusty pode encarar inimigos em um sistema de combate simples, mas que cumpre muito bem o seu papel e casa bem com a leveza geral que o jogo traz. Para incrementar o desafio, as batalhas contra chefes incorporam elementos de quebra-cabeça, criando um dinamismo variado nesses momentos.

Dusty e um bando de Opiniões rejeitadas

Um dos elementos mais positivos de Figment 2 está em sua trilha sonora, especialmente nos momentos musicais apresentados durante a aventura. Chefões que cantam e dançam enquanto batalham com Dusty fazem com que momentos desafiadores sejam um espetáculo coreografado. Vale mencionar e dar destaque para a música cantada pelas “Opiniões Rejeitadas” em um certo ponto da aventura.

Embora incentive a exploração com a busca pelas memórias familiares perdidas de Dusty, Figment 2 não traz nenhum conteúdo extra para a aventura principal. Até certo ponto, isso é uma vantagem, visto que sua aparente linearidade dá um ritmo bacana para a aventura e sua história, mas ao mesmo tempo faz com que a aventura se torne curta. Ainda assim, é uma experiência sentimental e memorável.

Uma aventura para carregar no coração

Figment 2: Creed Valley é uma aventura emocionante. Com um estilo artístico colorido, surreal e bonito, o jogo conquista com uma dupla de protagonistas carismática, temática delicada em uma narrativa sensível, e uma lista de músicas cativantes que fazem o jogador balançar a cabeça para acompanhar os ritmos.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Figment 2: Creed Valley

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Visualmente cativante e interessante
  • Musicais presente na aventura são criativos e gostosos de se ouvir
  • Dupla de protagonistas muito carismática
  • Temática abordada com leveza, delicadeza e bom humor

Contras

  • Alguns quebra-cabeças são desnecessariamente difíceis