Final Vendetta capa

Review Final Vendetta (Switch) – Quando um jogo é Arcade até demais

Como um aficionado por jogos beat ’em up que sou, decidi experimentar um dos mais novos títulos indie desse gênero que tem claras inspirações retiradas da série Final Fight. Dito isso, o que é importante ter em mente ao criar uma experiência semelhante aos anos 90 para esse campo de luta de rua?

Desenvolvimento: Bitmap Bureau
Distribuição: Numskull Games
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Arcade, Ação, Luta, Multiplayer
Classificação: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch
Duração: 1 horas (campanha)/3 horas (100%)

Sentimento dos anos 90 e variedade de movimentos

Personagens selecionáveis
Personagens selecionáveis

Final Vendetta é um beat ’em up indie que consiste em escolher entre três personagens diferentes que se comportam de forma um pouco distinta se comparado uns aos outros. Há um mais durão e claramente mais pesado (você pode até notar isso em sua forma de andar); há o cara balanceado com ataque e velocidade equilibrados; e finalmente há uma garota que tem o fator velocidade como sua maior vantagem.

Todos os personagens têm o mesmo grupo de movimentos, apenas diferenciando em termos de animações. Você pode usar o soco comum, um ataque especial pressionando esses dois botões (soco e pulo) clássicos juntos – que consome sua barra de saúde de você não encher sua barra de Super aqui -, pode chutar inimigos pressionando outro comando e, finalmente, há um movimento único realizado por cada personagem que causa maior dano e não afeta sua saúde. Além disso, você também pode chutar inimigos caídos no chão e esmagá-los com um pisão.

Fase vencida!
Fase vencida!

A mecânica central é bastante simplista e você só precisa seguir à direita, derrotar hordas de inimigos enquanto caminha e prossegue, e é claro que há um chefe no final de cada cenário para vencer. Essas lutas contra chefes são bastante desafiadoras e tive um pouco de dificuldade para vencer esses caras na dificuldade normal. Você também pode fazer uso de alimentos coletáveis ​​espalhados pelos cenário dentro de barris e afins, além de ser possível se armar com bastões de beisebol e armas quebráveis ​​semelhantes.

Pecado mortal

Armas equipaveis
Armas equipaveis

Tudo parece muito interessante, certo? Mas o maior pecado de Final Vendetta tem a ver com sua escolha de design quando se trata de dificuldade. O jogo não é tão difícil quanto parece, mas os criadores acharam uma ótima ideia trazer de volta aqueles velhos sentimentos ruins da era dos arcades, quando um game over realmente significava que o jogo havia acabado. Depois de esgotar suas vidas aqui, você terá que reiniciar desde o primeiro estágio. Parece legal no papel e desafiador, mas não há nada como eu poder jogar livremente o jogo que possuo, certo? O que é algo que infelizmente não pode ser modificado aqui.

E jogar cooperativamente não muda as coisas para melhor, já que tudo fica ainda mais difícil para equilibrar a dificuldade, pois agora é considerado o fato de que são duas pessoas vencendo os brutamontes. E esse problema mencionado acima fica ainda mais sério tendo que os modos extras, sendo eles Survival, Boss Rush e Training, exigem com que você vença o modo principal para ser desbloqueado. Fora isso, temos apenas o Arcade mode (principal) e o Versus como algo inicialmente disponível.

Adicionalmente, existe o recurso de Rankings Online, através do qual você pode passar vexame na internet e publicar suas iniciais online assim como era nas máquinas arcade. Fiz questão de ter minha classificação deplorável aparecendo para todos lá.

Jogo indie legal com uma escolha de quebra de acordo

Final Vendetta é um dos jogos beat ‘em up indie mais lindos e bem feitos que tive a chance de jogar ultimamente. É uma pena que a escolha do design de uma quantidade limitada de vidas prejudique o fator de diversão que este jogo deveria ter ou oferecer, ficando aquém no quesito dar ao jogador a capacidade de jogar como quiser. Apesar desse problema principal, este jogo te supre perfeitamente se você estiver procurando por uma experiência semelhante a Final Fight, que o lembrará muito dos anos 90 e seu tempo gasto nesses títulos da era de ouro dos beat ‘em up.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Final Vendetta

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Ranking online
  • Quantidade de golpes acima da média
  • Animações lindas
  • Trilha sonora competente

Contras

  • Vidas obrigatoriamente limitadas
  • Sem tanto fator replay
  • Não faz nada de diferente