Grim Dawn Definitive Edition

Review Grim Dawn Definitive Edition (Xbox Series X) – Batalhando contra os mortos em grande estilo

Depois que a Blizzard “inventou” a “fórmula Diablo”, muitas empresas tentam copiar e pegar uma parte daquele bolo suculento. A Crate Entertainment, desenvolvedora do game, foi uma delas e lançou Grim Dawn Definitive Edition, que usa muito bem a ideia proposta por Diablo, ao mesmo tempo que cria algo totalmente seu e extremamente bem executado.

Desenvolvimento: Crate Entertainment

Distribuição: Crytek

Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)

Gênero: Ação, Aventura, RPG

Classificação: 18 anos

Português: Legendas e interface

Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X/S

Duração: 22 horas (campanha)/139 horas (100%)

Um mundo em caos

Altar de Grim dawn definitive edition
Um dos muitos altares a serem purificados durante a jornada.

O mundo de Grim Dawn com certeza já viu dias melhores. Os mortos retornam à vida e criaturas sombrias e maléficas tomam conta do mundo. Os poucos humanos que resistiram se juntaram em pequenas comunidades fortificadas e estão dispostos a tudo para sobreviver. Mas além dos monstros, há ainda a ameaça de outros humanos que se rebelaram e criaram guildas de bandidos. Ou seja, o mal está por todo lado.

Isso pode ser visto no sistema de facções presente no título. Quando fazemos muitas missões para o Cruzamento do Diabo, (cidade inicial) ganhamos alguns pontos e, com isso, podemos pegar recompensas. A mesma coisa vale para os inimigos. Quando assassinamos os seus campeões, ganhamos pontos também, mas de hostilidade. Ou seja, suas ações refletem diretamente em como o mundo te tratará.

Além disso, durante a jornada é possível fazer algumas escolhas entre matar ou recrutar personagens no meio do caminho. Tudo pode ser resolvido no diálogo, ou então no bom e velho fio da espada – depende do seu humor. 

Sobrevivendo nas trevas

Combate de Grim Dawm Definitive Edition

Um dos grandes baratos de Grim Dawn Definitive Edition é o seu combate, o qual é extremamente divertido. É possível escolher entre 9 profissões disponíveis: Soldado, Demolicionista, Ocultista, Lâmina Noturna, Arcanista, Xamã, Inquisidor, Necromante e Guardião da Luz. Cada uma delas tem habilidades específicas e jeitos de se jogar diferente, então testar qual profissão melhor se adapta à sua maneira de jogar é sempre a melhor pedida.

Em jogos desse tipo, gosto muito de começar usando alguém que usa espadas, então minha escolha foi o Soldado. Em pouco tempo meu personagem era um tanque de guerra e conseguia massacrar inimigos até 5 níveis mais alto do que o meu.

Uma coisa que me deixou bastante feliz foi a forma como crescemos na profissão. A cada nível é nos dado 3 pontos, os quais podemos usar da maneira que desejarmos, seja aumentando o nível da classe ou aprendendo alguma habilidade. Particularmente, eu preferi aumentar ao máximo o nível de classe do meu personagem, o que fez com que meu dano e recuperação de vida ficassem bastante altos.

Além disso, é possível também aprender uma segunda profissão e aprender também suas habilidades. Há outra opção também, que é aumentar bastante o nível daquela outra classe para fazer com que os atributos ficassem ainda mais “bombados”. Você quem decide!

Por fim, durante a jornada, é possível purificar alguns altares que dão pontos para serem usados em uma janela chamada de Devoção. Com isso podemos liberar algumas melhorias de atributos e também, dependendo da estrela escolhida, podemos atribuir elementos ou então liberar novos poderes para habilidades, dando mais dano ou coisas do tipo. 

Combatendo em Grim Dawn Definitive Edition

Imagem de um portal ao fundo em Grim Dawn Definitive Edition.
Há muitos portais espalhados pelos mapas, eles são usados para facilitar a viagem entre as regiões.

O combate aqui é bastante similar ao visto na franquia Diablo. A câmera fica disposta de forma isométrica e podemos girar e aproximar do personagem. Essa aproximação foi a pior coisa implementada para mim, já que muitas vezes eu só queria girar um pouco a visão e lá estava eu vendo meu boneco cada vez mais perto. 

Uma coisa que eu gostei bastante foi o fato de poder abrir portais sempre que necessário, seja para ir para algum mapa diferente ou retornar à cidade. Isso se mostra necessário sempre que derrubamos algum campeão de alguma facção, já que eles derrubam MUITA coisa – sério. 

No mais, o combate é aquele clássico: anda pelo mapa, mata todo mundo, entra em cavernas, faz missões, e repete tudo novamente. Nada de muito inovador, mas tudo extremamente bem feito.

Como o nome diz, essa é a edição definitiva de Grim Dawn. Sua diferença para o jogo é a adição das três expansões do jogo: Ashes of Malmouth, Forgotten Gods e Crucible, que além de trazerem novos mapas para a aventura, trazem uma série de novos monstros, itens e colecionáveis. Além disso, foram adicionadas três novas classes, novas habilidades, aumentando ainda mais o nível de rejogabilidade do game. 

Mesmo jogando em um Xbox Series X, Grim Dawn Definitive Edition corre em 1080p, com duas opçoes: 30 fps cravados, ou fps ilimitados. Por mais curioso que isso possa parecer, eu senti mais travadas jogando em 30 fps do que ilimitados. Há ainda outras opçoes inclusivas, como escalas para daltonicos, e também aumento da escala de interface.

Há também a opção de jogar com os amigos ou abrir uma sala pública, em sessões de até 4 pessoas ao mesmo tempo. Entrar na partida do amigo não é tão simples, já que é necessário localizar o servidor e entrar ou não com uma senha, mas, feito isso, é só jogar. Uma coisa bacana é que não há a obrigatoriedade de ambos estarem na mesma tela, ou seja, mais campo pode ser coberto ao mesmo tempo. E mesmo que os personagens não estejam no mesmo nível, há um balanceamento interno que torna a jogatina em algo bastante agradável, além da possibilidade de estabelecer um nível máximo para aqueles que desejarem entrar na partida.

Após o caos 

Grim Dawm Definitive Edition é com certeza absoluta um dos melhores jogos do gênero disponíveis no momento, já que possui uma gameplay robusto e um sistema de evolução de personagens bastante completo. Com muitas classes disponíveis para serem escolhidas, isso aumenta substancialmente a rejogabilidade do game, já que muitas combinações são possíveis. Se você está à procura de algo similar aos jogos da franquia Diablo, Grim Dawn Definitive Edition é sua escolha.

Cópia de Xbox Series X cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Grim Dawm Definitive Edition

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Combate divertido
  • Ótimo nível de rejogabilidade
  • Muitas opções de criação de personagem
  • Boa progressão

Contras

  • Zoom da câmera muito ruim