Wytchood capa

Review Wytchwood (Xbox One) – Uma horripilante decepção

Desenvolvido pela Alientrap, Wytchwood é um game de aventura, repleto de puzzles e referências ao mundo dos contos de fadas. Separe os mais estranhos ingredientes e equipe-se com as melhores armadilhas para se aventurar neste estranho mundo.

Desenvolvimento: Alientrap
Distribuição: Whitethorn Digital
Jogadores: 1 (local)
Gêneros: Aventura, Puzzle
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series S/X
Duração: 9 horas (100%)

Tirando o elefante da sala

Infelizmente não consegui finalizar a história principal do game.
Um dos diálogos presentes durante a campanha.

É com pesar que informo a você, meu caro leitor, que não consegui avançar muito na história de Wytchwood. Então, esta análise será feita com base na minha frustrante experiência com este jogo, e contarei um pouco das decepções que tive ao longo da última semana. Inicialmente fiquei muito empolgado quando vi o trailer de Wytchwood, pois logo de cara me lembrei de Don’t Starve.

E isso não só pelo estilo gráfico, mas também por conta da câmera com visão isométrica e sua jogabilidade muito parecida com o título da minha querida Klei Entertainment. Uma key foi cedida para a realização desta review, mas, o que prometia ser uma grande aventura, se tornou em um verdadeiro mar de decepções.

As almas são minhas!

Uma estranha cabana, em um estranho bosque.
O cenário inicial, a estranha cabana.

Wytchwood se inicia em uma estranha cabana, dentro de um estranho bosque pertencente a uma estranha bruxa velha – desculpe-me se soar repetitivo, mas é isso que nos é apresentado. Ao acordar, a bruxa se depara com a estranha silhueta de uma cabra possuída por um demônio, que veio cobrar um contrato envolvendo algumas almas responsáveis por deixar uma bela donzela em coma induzido por magia. Mas como nada na vida da nossa querida bruxinha é fácil, ela não se lembra do tal contrato e nem quem é esta misteriosa bela adormecida em seu templo. A cabra, totalmente inescrupulosa, obriga a bruxa a sair pelo mundo em busca destas almas e entregá-las a ela o mais rápido possível.

E assim devemos explorar diversos ambientes como florestas, pântanos, campos de batalha e fazendas, todos extremamente detalhados e muito coloridos. Este com certeza é um dos maiores pontos fortes de Wytchwood: sua ambientação esplendorosa. 

Receitas, poções e afins

É possível criar diversos itens para facilitar o progresso.
O menu de criações.

Em Wytchwood, contamos com uma ampla lista de receitas para criação de itens, que variam de poções à armadilhas para captura ou enfraquecimento de inimigos. Não é necessária uma mesa de criação, e tudo pode ser feito acessando a aba de criações no inventário da personagem. 

Não existem armas propriamente ditas aqui, mas somente ferramentas que nos auxiliarão na coleta de ingredientes. Em batalha devemos combinar algumas criações para derrotar inimigos, o que é um diferencial que me agradou bastante, já que, além de uma variedade grande de itens, todos possuem grande importância dentro do jogo.

Contamos ainda com uma habilidade de “análise aprofundada” em inimigos e objetos no cenário. Através dela ficamos por dentro da fraqueza dos inimigos e desbloqueamos diversas receitas para criação.

O maior inimigo foram os bugs

A experiência foi tão negativa que escrevo este texto com lágrimas nos olhos.
Se você conseguir enxergar algo, parabéns, você é um super-herói

Logo após desbloquear o caminho para o templo onde a donzela adormecida está, o primeiro bug no meu jogo apareceu. Não existia iluminação no local. Pensei que eu deveria construir uma tocha, ou que havia esquecido de puxar alguma alavanca. Porém, se tratava realmente de um erro. Reiniciei o game, reinstalei, apaguei o arquivo de save e nada. A solução foi aumentar completamente o brilho da minha TV e avançar na história. E foi a partir daqui que os problemas começaram. Avançando alguns cenários, outro bug começou, apresentando uma espécie de “filtro” que tomou toda a tela e era cada vez mais difícil enxergar alguma coisa. 

Entrei em contato com os desenvolvedores através do Twitter e eles me informaram que uma atualização viria na próxima semana, e que ela talvez corrigisse estes erros. Bom, a “próxima semana” veio e os bugs ficaram. A atualização não foi lançada, e o único jeito era prosseguir do jeito que estava.

Até consegui avançar um pouco mais nos cenários da Floresta e dos Campos. Mas, ao chegar no Pântano, o progresso era impossível de ser realizado, pois era um ambiente mais escuro e consequentemente o “filtro” indesejado piorou 100% minha visibilidade. Wytchwood se tornou injogável e infelizmente tive o desprazer de ser agraciado com um bizarro problema que comprometeu toda a minha experiência.

É melhor esperar um pouco mais

Analisando de acordo com a minha experiência, eu não recomendaria Wytchwood nem ao meu pior inimigo, mas, vendo vídeos no YouTube, ele parece ser bem agradável quando funciona corretamente. Mas você estaria disposto a correr este risco?

Cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Wytchwood

1

Nota final

1.0/10

Prós

  • Boa ambientação
  • Grande variedade de itens para criação

Contras

  • Bugs comprometeram completamente a experiência