House Flipper 2 é um simulador de renovação de casas criado pela Frozen District, um estúdio independente polonês. A experiência te convida a entrar na pele de um empreiteiro disposto a transformar diversos ambientes bagunçados em troca de dinheiro para arrumar a própria moradia e para a aquisição de outras ao longo do caminho.
Desenvolvimento: Frozen District, Empyrean
Distribuição: Frozen District, PlayWay S.A.
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação
Classificação: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PS5, Xbox Series X|S, PC
Duração: 15 horas (campanha)
Hora da limpeza
A proposta da campanha single player de House Flipper 2 é simples: é necessário cumprir ordens de serviço que sempre envolvem a reforma de uma residência. Existe uma pequena narrativa em cada missão que explica os motivos das habitações estarem na situação em que se encontram, pois os clientes entram em contato com o personagem para relatar o que aconteceu e fazer algum pedido específico.
Grande parte desses pedidos são opcionais, uma vez que apenas uma parte da casa precisa ser limpa para progredir na campanha. O ciclo de gameplay do simulador parte desse princípio, e as missões, que não são difíceis, resultam em grana para investir na própria casa ou na compra de outras. Logicamente, o pagamento recebido será proporcionalmente ao que foi completado pelo jogador.
Muitas ferramentas
House Flipper 2 possui um excelente senso de progressão, pois melhorias que trazem benefícios e facilidades nas tarefas são desbloqueadas com o tempo, tendo como única condição o uso constante de uma ferramenta específica. A variedade de mecânicas adotadas pelos desenvolvedores impressiona, porque os cenários são plenamente interativos, com a possibilidade de mexer em cada item das moradias. A gameplay é dinâmica e envolve a pintura, aspiração, limpeza e até a montagem e instalação de objetos com furadeiras e parafusos.
Em meio a tantas possibilidades, é normal que a jogabilidade seja um pouco complexa ou, ironicamente, meio poluída. Para solucionar isso, a equipe de desenvolvimento adicionou um botão que indica o que está sujo e o que pode ser limpo com o apetrecho equipado pelo protagonista, tornando a experiência algo mais facilitado. Porém, o que realmente ficou faltando em House Flipper 2 é um modo multijogador, já que, infelizmente, não é possível faxinar com a cooperação de outra pessoa.
Tem modo sandbox
Além da campanha, House Flipper 2 disponibiliza um modo sandbox que permite criarsua residência totalmente do zero, partindo de um terreno baldio. Nessa funcionalidade, a reparação de casas dá lugar a um modo criativo semelhante a títulos como Minecraft, com um personagem capaz de voar e posicionar itens no mapa à vontade e sem limitações. Entretanto, as mecânicas desse modo não são bem explicadas pelo simulador, e é necessário assistir aos vídeos no canal do YouTube dos produtores para conseguir compreender como tudo funciona.
O pessoal da Frozen District incluiu suporte para conteúdos feitos pela comunidade por meio de uma integração com uma plataforma dedicada a mods. É possível baixar mods e jogá-los, seja para limpar a sujeira ou criar uma nova habitação a partir deles – sendo esse um ótimo complemento para um jogo que já oferece uma longa campanha. Além das modificações, os responsáveis também vendem pacotes de DLCs, que contém itens cosméticos com mais possibilidades para a decoração das casas.
Otimização afeta uma excelente apresentação
A experiência proporcionada por House Flipper 2 é fantástica, mas o mesmo não pode ser dito a respeito do desempenho do simulador em sua versão para computadores. A performance é o principal ponto negativo, que é excessivamente pesado por conta da alta quantidade de objetos que podem ser manipulados simultaneamente – um resultado direto do dinamismo proporcionado pela jogabilidade do título.
Com cores vibrantes, os gráficos seguem uma linha artística que mescla texturas cartunescas com modelos realistas. No entanto, os visuais, de maneira geral, são afetados por serrilhados e imagens em baixa resolução, visto que as configurações não são escaláveis o suficiente para se ter uma boa performance e uma qualidade gráfica aceitável ao mesmo tempo. Apesar disso, é impossível deixar de notar que House Flipper 2 conta com uma ótima apresentação, com uma localização para o idioma nacional bem feita, trilha sonora relaxante e design de som satisfatório.
Agradável e divertido
House Flipper 2 é um simulador com mecânicas bem elaboradas, além de uma campanha divertida e uma função sandbox que agrega muito para o pacote produzido pela Frozen District. Contudo, a otimização é decepcionante, embora isso não chegue a ser um grande empecilho no decorrer da experiência. De resto, o jogo é sensacional, sendo uma alternativa espetacular para os fãs que buscam games relaxantes.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong