Capa de Invincible Presents: Atom Eve

Review Invincible Presents: Atom Eve (PC) – Uma HQ jogável

Invincible Presents: Atom Eve é uma visual novel baseada na franquia multimídia criada por Robert Kirkman. Produzido pela Terrible Posture Games, o primeiro jogo original da série mostra os dramas familiares e amorosos de Eve Atômica enquanto uma nova ameaça tenta causar o caos na cidade, cabendo ao jogador optar como tudo deve acontecer.

Desenvolvimento: Terrible Posture Games

Distribuição: Skybound Games

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Visual Novel

Classificação: 14 anos

Português: Não

Plataformas: PC

Duração: 4 horas (campanha)

Dramas atômicos

Gameplay de Atom Eve

Com a direção criativa assinada por Jill Murray, escritora de Shadow of the Tomb Raider, a trama mostra alguns dias na vida de Samantha WIlkins, heroína que é capaz de manipular matéria a um nível atômico e violar as leis da física com a transmutação de qualquer objeto imaginável. Invincible Presents: Atom Eve explora as relações da protagonista com os personagens da série, focando em conversas com seus pais, namorados e amigos. Enquanto Eve lida com eles, ela precisa enfrentar Universa, uma vilã extraterrestre que invadiu a Terra em busca de energia elétrica para seu planeta.

O principal aspecto positivo dessa novel é a liberdade oferecida para o jogador decidir os rumos da narrativa, tanto no lado romântico quanto no arco de rivalidade com a vilã da vez. O game acerta em seu foco no heroísmo, ao mesmo tempo em que retrata as situações pessoais do elenco, sendo isso o que dá uma identidade única para toda a franquia. A trama possui somente 10 capítulos curtos, escritos diretamente para quem já é fã de Invencível, seja dos quadrinhos ou da animação. É preciso ter um conhecimento prévio de pelo menos um desses dois para conseguir entender a narrativa do game.

Interatividade interessante

Combate em turnos de Atom Eve

Uma visual novel baseada em Invincible naturalmente incorporaria as habilidades dos personagens em sua jogabilidade. Eve pode utilizar seus poderes para distrair pessoas e evitar papos desconfortáveis, além de poder adivinhar e falar o que os outros querem ouvir – mas claro, sempre em prol de seus próprios interesses. As interações resultam em pontos de experiência para Sam, e esses podem ser utilizados para aprimorar as habilidades dela nas conversas e nas lutas.

O game conta com um sistema de batalhas por turnos simples e descomplicado, dado que os inimigos exibem na interface indicadores claros de suas ações futuras. No entanto, o combate é chato. Os confrontos quebram o ritmo da história e as lutas tendem a ser longas e até lentas, dependendo do adversário em questão.

Invincible Presents: Atom Eve erra ao não possuir um sistema de equipes, pois a mecânica de ajuda é medíocre. De forma aleatória, um assistente apenas dá um golpe no rival que não tem qualquer relação com os poderes desse ajudante, embora eles estejam presentes na narrativa de fato. O que salva os momentos de combate são as interações entre os heróis e adversários no decorrer das lutas, uma vez que assim a história segue sendo desenvolvida.

Gráficos ótimos, mas uma apresentação incompleta

Cena da campanha

Invincible Presents: Atom Eve possui uma apresentação sensacional. A visual novel possui gráficos estáticos em 2D, fortemente inspirados pela estética das HQs. As ilustrações são excelentes e extremamente fiéis ao material original, seguindo também as adaptações feitas para a adaptação feita pelo Prime Video. As artes estão em uma resolução espetacular, mas existem problemas de serrilhados em determinadas partes do jogo que afetam sua qualidade técnica.

O grande erro do título está na ausência de uma localização para o idioma nacional. Não há legendas em português em Invincible Presents: Atom Eve, prejudicando a compreensão da narrativa para boa parte do público brasileiro. Isso se agrava pela disponibilidade do desenho animado no streaming da Amazon com legendas e dublagem – que também está ausente do jogo, até em inglês. Essa visual novel foi claramente produzida com um baixo orçamento, não condizente com os altos padrões de qualidade da série animada. Porém, o preço do título reflete seus valores de produção, já que o game foi disponibilizado a um custo baixíssimo para os computadores, por meio das plataformas da Steam e da Epic.

Bom para os fãs

Invincible Presents: Atom Eve apresenta uma história muito legal. As opções de escolha são impactantes, levando a rumos reais na trama. Entretanto, nada apresentado aqui representa algo importante no universo da franquia, isso graças  à natureza de um título menor como esse. Sam é uma personagem cativante, mas o jogo em si é um pouco monótono por conta da falta de uma apresentação completa, além das mecânicas de batalha, que chegam a ser entediantes em certos momentos da jogatina.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Invincible Presents: Atom Eve

7.5

Nota Final

7.5/10

Prós

  • Boa história
  • Liberdade de escolha

Contras

  • Combate meio chato
  • Sem dublagem