Just Dance 2025 Edition capa

Review Just Dance 2025 Edition (Switch) – Algumas novidades interessantes

Mais uma edição de Just Dance chega no final do ano. Desde que a Ubisoft transformou a franquia em um evento anual, os fãs podem contar com a garantia de novas músicas, coreografias e diversão pra galera, além de ser possível queimar e contar as calorias enquanto dança. Just Dance 2025 Edition mantém o espírito da série, e isso pode ser bom e ruim.

Desenvolvimento: Ubisoft
Distribuição: Ubisoft
Jogadores: 1-6 (local e online)
Gênero: Música, Party, Multiplayer
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: Sem registros

Uma festa anual com músicas novas

Novidades do catálogo
Novidades do catálogo

A Ubisoft segue investindo no formato introduzido em Just Dance 2023, que centralizou o conteúdo em um único jogo e apostou no modelo de serviço contínuo. Tanto que o mesmo ícone ao baixar o jogo permanece em relaçã ao do ano passado.

Assim, felizmente, pontuações, playlists e o progresso do jogador são mantidos, tornando a experiência mais integrada. Porém, adicionar músicas nos favoritos ainda é uma tarefa árdua e vagarosa, sendo que precisa voltar ao menu principal toda vez após colocar uma canção na sua lista.

Poker Face de Lady Gaga faz aparição
Poker Face de Lady Gaga faz aparição

Com a edição de 2025, temos acesso direto a mais de 40 músicas novas, incluindo versões alternativas de coreografias. Entre os destaques, estão várias músicas de Ariana Grande (o foco da edição, basicamente) e “Poker Face” de Lady Gaga.

Um dos maiores avanços desta edição é o foco na inclusão. Coreografias para pessoas com TDAH e coreografias específicas para que pessoas joguem sentadas são destaque. Essa última adição é especialmente interessante ao misturar diferentes estilos em uma mesma música, algo que antes era limitado a escolhas separadas.

Contras de ter virado um serviço

Apesar de tudo, o modelo digital ainda domina. Assim como em 2023, Just Dance 2025 não vem com um cartucho físico, mas sim com um código de download na versão física do jogo. As músicas também não estão armazenadas localmente e precisam ser gerenciadas online, permitindo que você decida quais ficam na memória do console – resumindo, é possível baixá-las.

Além do mais, muitas músicas não fazem parte da assinatura Just Dance, o que é uma lástima. Entendo que existe contrato com artistas, mas não deixa de ser revoltante querer jogar canções de Just Dance anteriores e não ter acesso.

Artistas e interface

Navegação familiar, mas ruim e lenta
Navegação familiar, mas ruim e lenta

O protagonismo das músicas e dos artistas está ainda mais evidente nesta edição. Ariana Grande, por exemplo, é uma das grandes estrelas contida até mesmo no menu de introdução, com cinco coreografias exclusivas. No mais, para celebrar os 25 anos da série animada Bob Esponja, há uma música especial estrelado pelo personagem e seu amigo Patrick Estrela para a canção de festividade.

A interface continua inspirada em serviços famosos de streaming, o que familiariza a navegação pra muitos. No entanto, essa abordagem tem o contra de que os menus ainda são confusos e, por dependerem de conexão constante com a internet, sofrem com travamentos ocasionais e pequenas pausas que podem atrapalhar a fluidez. Navegar por ele, na maioria das vezes, é sofrido.

Mecânicas conhecidas e uma novidade bacana

Basket Case de Green Day, quem diria?!
Basket Case de Green Day, quem diria?!

A mecânica cerne permanece praticamente inalterada. O objetivo é imitar os movimentos dos dançarinos na tela e acumular pontos de acordo com a precisão. No Nintendo Switch, os sensores de movimento dos Joy-Con são os responsáveis por rastrear os gestos, mas o sistema só reconhece o que uma mão segurando o Joy-con faz, ignorando os movimentos do corpo.

Porém, a bola da vez é o modo Câmera, que utiliza seu smartphone como um sensor de movimento tal como o falecido Kinect, rastreando o corpo todo pra reconhecer a performance. A tristeza é que esse modo é exclusivo pra um jogador e tem compatibilidade com poucas músicas.

Edições diversas
Edições diversas

Para quem prefere usar o celular como controle, a funcionalidade via aplicativo de Just Dance também continua disponível. Embora seja uma alternativa prática, a detecção de movimentos ainda está longe de ser perfeita.

Uma adição que ajuda na organização das partidas é o uso de perfis individuais no console. Agora é mais fácil registrar pontuações e conquistas pessoais. Contudo, é necessário vincular uma conta Ubisoft Connect para salvar dados de forma independente, o que pode ser um pouco inconveniente.

Uma surpresa interessante, mas só ela

Just Dance 2025 mantém a mesma fórmula vista há anos, trazendo pouquíssimas novidades. Embora não traga mudanças significativas em sua jogabilidade ou mecânicas, a força da franquia está na seleção musical e na abordagem artística de cada coreografia. Mesmo assim, a adição do modo Câmera é uma funcionalidade fantástica e me intrigou pra ver o que vem por aí. Espero que adicionem melhoria e a possibilidade de jogar em mais pessoas nele.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Just Dance 2025

7.5

Nota final

7.5/10

Prós

  • Modo câmera é muito bom
  • Modo sentado é bem-vindo
  • Acesso à músicas de outros JD

Contras

  • Navegação travadíssima
  • Colocar músicas nos Favoritos é tenebroso
  • Modo câmera só pra um jogador
  • Muitas músicas fora do serviço Plus