review-knight-swap-2-10

Review Knight Swap 2 (Switch) – Um xadrez disruptivo

Knight Swap 2 é o segundo lançamento da desenvolvedora brasileira QUByte Interactive em parceria com a Minimol Games! Ele chegou para o console Nintendo Switch e oferece um puzzle minimalista com 50 novos níveis para nos desafiar!

Desenvolvimento: Minimol Games
Edição: QUByte Interactive
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Puzzle
Classificação indicativa: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch e PC

Review Knight Swap

Um xadrez disruptivo

O jogo foi inspirado em um desafio bem conhecido para os iniciantes de xadrez: você possui dois cavalos no tabuleiro e precisa inverter a sua ordem.

Com isso nasceu Knight Swap 2! Entretanto, ele está longe de ser apenas um treinamento de como jogar xadrez em um tabuleiro.

Um xadrez disruptivo

Mecânicas únicas

Antes de mais nada, preciso dizer que nunca parei para aprender a jogar xadrez, mas aqui pude seguir meus instintos. E a boa notícia é que ele te ajuda um pouquinho.

No início, você possui dois cavalos no tabuleiro, um vermelho e outro azul. Ao clicar no cavalo azul, ele mostra em quais possíveis espaços o cavalo pode ir, mas não se esqueça que você deve trocá-lo de posição com o cavalo vermelho.

Parece simples, mas conforme vamos passando de nível a dificuldade vai aumentando, e algumas mecânicas começam a ser inseridas no jogo. A primeira delas é a que o chão se desfaz logo após você tirar sua peça, e isso diminui as possíveis jogadas. 

Teletransporte

Também tem a mecânica de Teletransporte, onde alguns espaços possuem um portal que te joga para o outro lado do tabuleiro. Outros espaços podem fazer o tabuleiro dar um “flip e ficar de ponta cabeça, aumentando mais ainda a complexidade do jogo.

Posteriormente chegará um momento que você irá fazer um movimento e moverá dois cavalos ao mesmo tempo. Se você busca puzzle que vai fazer você pensar em inúmeras estratégias, esse jogo é pra você.

Minimalismo sem parecer chato

O game design de Knight Swap 2 é minimalista e, comparando com o primeiro jogo lançado, é notável que está muito bonito e bem trabalhado nos detalhes. 

Algumas coisas interessantes que o jogo oferece são nas configurações. Você pode trocar as cores com inúmeras combinações diferentes, retirar as marcações guias (para jogadores mais experientes em xadrez ou simplesmente quem quer enfrentar um desafio maior) e também há a opção de mostrar o formato do tabuleiro completo, mostrando até os espaços que são invisíveis, facilitando a visualização dos movimentos do cavalo.

Uma coisa que só descobri quando havia passado inúmeros níveis é que a tela touch do Switch funciona para fazer os movimentos e isso deixou o jogo bem mais fácil.

A música dele foi desenvolvida especialmente para você ficar imerso e concentrado no puzzle, então em algum momento ela pode se tornar repetitiva.

Minimalismo sem parecer chato

Knight Swap 2 não é só para jogadores de xadrez

Por fim, depois que aprendi como é o movimento do Cavalo no xadrez, tudo ficou mais fácil e me empolguei solucionando os níveis rapidamente.

Ao passo que cada nível que eu conseguia solucionar pude sentir um prazer interno de vitória. Mas houveram momentos de frustrações em que simplesmente não tive ideia do que fazer para solucionar o puzzle.

Para o jogo eu tenho apenas 3 considerações gerais:

  • Para os iniciantes de xadrez seria interessante ter um tutorial de como funciona os movimentos da peça.
  • Quando há uma mecânica nova no nível poderia mostrar como que ela funciona antes de começar o nível. Ou seja, não caímos no “elemento surpresa”, que são ruins em jogos de estratégia.
  • A premissa da música para concentração é muito boa mas poderia variar um pouco entre os níveis para não ficar enjoativa.

Definitivamente Knight Swap 2 não é para jogadores de xadrez, mas sim todos aqueles que adoram bons puzzles para resolver. Vai chegar em algum momento que até os mais experientes poderão quebrar a cabeça para passar de nível.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Knight Swap 2

7.5

Nota final

7.5/10

Prós

  • Desafiador
  • Desenvolvedores Brasileiros
  • Personalização das cores e do tabuleiro
  • Mecânicas interessantes
  • Funciona no Touch do Switch

Contras

  • Música enjoativa
  • Sem instruções
  • Com o tempo pode se tornar repetitivo