foto destaque

Review Little Big Workshop (PS4) – Faça parte da burguesia você também!

Comande e controle todos os aspectos de uma fábrica, transformando seu modesto negócio em um conglomerado industrial enquanto luta contra concorrência desleal e espiões que querem te sabotar!

Desenvolvimento: Mirage Game Studio
Distribuição: Handy Games/THQ Nordic
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia, Gerenciamento, Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PS4, Xbox One, PC e Switch
Duração: 18.5 horas (campanha)/20 horas (100%)

Consertar também é produzir

Entrando para a Burguesia

Em Little Big Workshop, aprendemos a gerenciar nosso próprio negócio. Parece conversa de coach, mas não é. Nesse jogo de gerenciamento desenvolvido pela Mirage Game Studio e publicado pela Handy Games e THQ Nordic, o desafio é gerenciar uma pequena fábrica por completo, da contratação de funcionários a negociação com clientes, da escolha do que produzir até que tipo de maquinário comprar – todas as decisões ficam por conta do jogador.

tempo é dinheiro em Little Big Workshop

Apesar de contar com um extenso tutorial, ainda me senti confusa quanto ao que deveria fazer assim que fiquei por conta própria no jogo. É bastante informação a ser absorvida em pouco tempo e requer que o jogador preste muita atenção nas dicas que são apresentadas durante o tutorial, pois todo o processo depende de decisões minuciosas do jogador. Para decidir o que produzir precisamos avaliar a flutuação do preço no mercado e planejar o processo de fabricação – o que envolve escolher os materiais, verificar se possuímos todo o maquinário necessário à produção e finalmente vincular as estações de trabalho adequadas aos processos.

Não deixe o visual fofinho e carismático te enganar, Little Big Workshop exige uma boa dose de estratégia, capacidade de planejamento a curto e médio prazo e, principalmente, gerenciamento de recursos e tempo. Você pode e deve contratar uma quantidade adequada de funcionários para evitar uma sobrecarga. Além disso, eles precisam descansar e, para isso, a planta da fábrica deve ter uma sala de descanso com mesas, café e diversão, caso contrário eles desmaiarão no meio da fábrica, te deixando na mão e ainda atrapalhando o fluxo de passagem.

Se não descansar, vai desmaiar!

As Agruras da Indústria

Uma das seções nas quais gastei mais tempo foi no Mercado. Nele, podemos observar a flutuação do preço ao longo do tempo e o sistema de oferta e demanda dos produtos – essencial para decidir o que produzir e quando, pois se não houver demanda para o produto produzido, a fábrica vai ter um baita prejuízo, podendo até falir! Passei muitas horas avaliando minuciosamente os gráficos preço x tempo, para saber quais produtos produzir e vender naquele ciclo de mercado sem amargar prejuízos.

Pesquisar também faz parte do negócio

Infelizmente, nem tudo são flores no capitalismo, e em Little Big Workshop, meu maior obstáculo se deu na forma de bugs. Um bug em específico atrapalhou bastante minha jogatina, quando no meio da execução de um grande contrato com um vendedor parceiro, subitamente o jogo começou a apresentar lentidão e meus controles passaram a ter um delay considerável até o momento que o jogo travou por completo. 

Fazia algum tempo que eu havia salvo, portanto perdi todo o trabalho e recursos alcançados em um período de 08 dias in-game, equivalente a umas duas horas de tempo real. E, infelizmente, uma vez que esse bug começou, tornou a se apresentar pelo menos três vezes, de forma totalmente aleatória.

A humilde localização da sua fábrica

Esse problema é um tanto desanimador, pois a única solução que eu encontrei até o presente momento seria recomeçar o jogo do zero, e, sinceramente, depois de horas investidas na minha pequena fábrica, não me animei em começar tudo de novo, preferindo manter sempre o save atualizado, pois caso o bug ocorra novamente não perderei tanto progresso.

Lamentável, pois essa falha é o único, porém considerável, ponto negativo que encontrei em Little Big Workshop, que em todos os outros momentos é um excelente jogo de gerenciamento, pronto para cativar os corações dos amantes do gênero. Espero que este problema seja resolvido rapidamente por uma atualização no jogo, pois é uma falha crítica o bastante para desanimar e até causar a desistência dos jogadores.

O Bug do Milênio

Little Big Workshop é um excelente jogo de gerenciamento, capaz de encantar os jogadores com seus gráficos cartunescos e coloridos, e se faz interessante e nada monótono pois invasões de ratos e espiões podem ocorrer na fábrica a qualquer momento, cabendo ao jogador se livrar das pragas da melhor maneira possível – atirando bombas.

Jogar bombas em ratos nunca foi tão divertido

Infelizmente, as constantes quedas e bugs impactam negativamente nas mecânicas do jogo, que quando estão plenamente funcionais, são excelentes, especialmente na adaptação dos controles do mouse e teclado para o Dualshock 4 feitas de maneira muito competente pela desenvolvedora.

O jogo tem muito potencial, porém uma atualização que corrija os bugs e as quedas se faz extremamente necessária, pois da forma como está no momento, o jogo se torna praticamente injogável a partir de um determinado ponto, o que pode decepcionar os jogadores devido a constante perda de progresso.

Este review foi feito com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming e Bia Bock

Little Big Workshop

5.5

Nota

5.5/10

Prós

  • Visual fofo e colorido
  • Bastante fator de replay
  • O sistema de Mercado é eficiente e dinâmico
  • É muito divertido fabricar os produtos
  • Dificuldade bem balanceada

Contras

  • Constantes quedas e bugs
  • Gameplay lento pode não agradar