Lunistice capa

Review Lunistice (Switch) – O ouriço azul teria inveja

Lunistice é o tipo de jogo indie que deixaria Sonic com inveja. Desde o início da era dos Sonic 3D, tenho tido dificuldade em prender a minha atenção nesta nova abordagem do ouriço azul. É quase indiscutível que os jogos 2D do mascote da SEGA são muito melhores, pois você não precisa se preocupar com uma câmera de 360 ​​graus. No entanto, nunca pensei que teria a chance de me deparar com algo notavelmente semelhante a uma experiência de Sonic 3D, mas não poderia estar mais errado. Até porque, acima de tudo, este jogo funciona em ambiente com visão de 360º.

Desenvolvimento: A Grumpy Fox
Distribuição: Deck13
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Plataforma
Classificação: Livre
Português: Interface e Legendas
Plataformas: PC, Switch
Duração: 2 horas (campanha)

Não é o ouriço, mas é melhor

Protagonista correndo em pista acelerada

Diferentemente da maioria dos jogos do ouriço azul, nosso objetivo principal aqui é atravessar todo o palco e chegar à sua linha de chegada, representada por um círculo translúcido. O material colecionável está espalhado por todo o cenário, assim como os inimigos estão esperando para nos atacar e nos pegar desprevenidos. O protagonista pode correr ou caminhar o tempo todo, e isso é 100% configurável através do menu de opções.

Eu diria que o maior desafio aqui se resume a controlar o personagem com precisão. Essa não é a tarefa mais fácil do mundo, já que a mecânica e os elementos da plataforma parecem ter sido todos projetados com nuances para dificultar o seu trabalho.

Gráficos são uma homenagem a era PS1

Algumas plataformas “pisáveis” são apertadas e têm apenas uma pequena área para você ficar acima delas, além de bolas flutuantes que são usadas como trampolins e que também têm apenas uma área estreita. Sem mencionar que alguns saltos exigem que você diminua a velocidade e mantenha pressionado o comando de caminhada para diminuir a aceleração no ar.

Além disso, as mecânicas de deslizar em barras marcam presença aqui e funcionam exatamente como nos jogos do Sonic, exceto que exigem o equilíbrio por parte nossa. Você pode usar trilhos para fazer o protagonista deslizar sobre eles até o próximo, então você tem que pular o vão entre eles para alcançar o outro trilho. Adicionalmente, também temos as pistas aceleradas que elevam a velocidade da personagem às alturas.

Fases temáticas

Também existem bolas nas quais podemos pular para sermos lanados, e sermos transportados para a próxima área através de um forte empurrão que te manda para o alto. Isso faz com que você tenha, novamente, que controlar sua posição no ar para cair dentro da próxima bola.

Por fim, ao finalizar a fase recebemos uma classificação para cada coisa cumprida dentro do cenário. Isso vai de objetos coletados até quantidade de vidas perdidas e tempo investido do início ao fim da fase em questão. Infelizmente, não existem grandes recompensas ou motivos sólidos para revisitar o jogo, uma vez finalizado.

Um incrível jogo de plataformas 3D

Considerando tudo, Lusnitice é um produto surpreendentemente bom que presta uma grande homenagem à era PS1 (por causa de seus visuais low-poly) e aos jogos 3D do Sonic. Ambos os aspectos do indie são feitos soberanamente, e tudo em termos de jogabilidade combina perfeitamente com sua proposta principal: entregar uma divertida experiência de plataforma 3D. Porém, nem tudo é perfeito, e o único defeito do jogo é ser muito curto, durando em torno de 1 hora e meia, além de que não oferece um incentivo grande para revisitá-lo senão o sistema de rank.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Lunistice

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Trilha sonora magnífica
  • Agilidade da jogabilidade
  • Elementos de plataforma bem feitos
  • Fases curtas de serem terminadas

Contras

  • Sem incentivo para rejogar