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Review Morkull Ragast’s Rage (Switch) – Um metroidvania a se evitar

Morkull Ragast’s Rage é um metroidvania que é engraçadinho e não se leva a sério mas, infelizmente, sua jogabilidade é uma piada de mau gosto.

Desenvolvimento: Disaster Games
Distribuição: Selecta Play, Astrolabe Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 12 anos (violência, linguagem imprópria, temas sensíveis)
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS5, Switch, Xbox Series S|X
Duração: 4 horas

Controle o vilão e quebre a quarta parede

Levar uns 3 acertos dele é o suficiente para morrer
Poderia falar muito sobre como esses morcegos me irritaram

A premissa de Morkull Ragast’s Rage é controlar um vilão que tem plena consciência de que está em um jogo. Isso resulta em diversas quebras da quarta parede, interação com os desenvolvedores e outras piadocas. Enquanto essa parte é legal e tem boas ideias, é difícil encontrar algo mais para se elogiar no título, recheado de bugs estranhos e problemas de desempenho.

O game é um metroidvania em que é tudo parece precisar muita melhoria antes de ser um produto finalizado, com exceção dos diálogos e, de certa forma, os gráficos. Basicamente tudo é fraco: combate, exploração, mecânicas, inimigos, o que você imaginar. O personagem-título é capaz de pular, atacar, defender, fazer um dash e algumas outras ações, nada muito elaborado ou inovador.

Aperte botões para matar inimigos, sem emoção

Não chegam a atrapalhar a jogabilidade, mas vai piorando a impressão sobre o jogo
Essa linha aí é um bug gráfico aleatório, como outros tantos existentes

O game tem alguns elementos do que se convencionou chamar de soulslike, como perder metade do seu dinheiro ao morrer (mas não é possível recuperar!) e grande dificuldade, com poucos ataques bastando para morrer. Os save points são poucos, fazendo com que você possa ter que repetir grandes distâncias ao morrer – algo que é chato, pois você só pode andar lentamente.

O combate é limitadíssimo e há pouco o que falar. Você tem um ataque fraco e outro forte, podendo fazer alguns combos. Os inimigos são poucos, repetitivos e, por vezes, punitivos. Se você jogar (há um demo disponível) irá rapidamente se irritar com os pássaros e entender do que estou falando. Há alguns chefes, mas nada muito legal também. No geral, o game é muito punitivo e a jogabilidade não é nada divertida para te incentivar a melhorar.

Tudo muito errado

Além disso, as habilidades não empolgam em nada
Essa árvore de habilidades é uma das piores interfaces que eu já vi

A árvore de habilidades do game é uma das mais toscas que já vi. Existem apenas algumas habilidades aleatórias que pouco mudam a experiência, além de ser uma das piores interfaces que já tive o desprazer de navegar. Como você perde metade do dinheiro ao morrer, o mais interessante é apenas acumular dinheiro matando inimigos perto de algum save point e destravar tudo logo no começo, para ver se a experiência fica um pouco menos difícil e irritante.

Além do combate, há várias seções de plataforma, que também frustram. O jogo permite que você mova a câmera para observar para cima ou para baixo, o que pode ser útil para visualizar o que vem em frente. O que inicialmente achei interessante, logo vi que era uma forma de corrigir o fato do próprio game não mover a câmera decentemente, deixando essa tarefa para o jogador.

Nada se salva

E como há poucos e distantes save points, a cada morte é uma grande viagem até tentar de novo
Seções de plataforma podem irritar ainda mais que o combate

Em resumo, é difícil achar algo de bom em Morkull Ragast’s Rage. A jogabilidade é ruim, movimentar e controlar o personagem não é nada prazeroso – coisa que jogos de mais de 30 anos atrás já faziam melhor.

O game tem gráficos até que ok, mas mesmo isso é problemático pois há alguns bugs visuais pelo mapa. Os menus são ruins, a interface é contraintuitiva e o game não explica diversas coisas. Pra mim, o mais ilustrativo disso é que há diversas “almas” que são escondidas pelo mapa, mas eu não faço ideia de para que elas servem! Não fica registrado em lugar nenhum.

Mesmo os melhores gêneros tem seus dias ruins

Se você ver meus reviews aqui no site, verá que tenho certo apreço por metroidvanias. Mas aqui certamente estamos longe do primor do gênero. A sensação é de que Morkull Ragast’s Rage não passa de um protótipo, parecendo um jogo de Flash da década de 2000. Os controles são travados, há pouco conteúdo e tudo que se vê parece ser passível de muito refinamento antes de ser considerado aceitável. O que serve de alívio é que o game é curto, para quem arriscar se aventurar até o final.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Morkull Ragast's Rage

3.5

Nota final

3.5/10

Prós

  • Premissa e história engraçadinhas

Contras

  • Combate fraquíssimo
  • Jogabilidade travada e bugada
  • Exploração e seções de plataforma frustrantes