Grandes crossovers não são nenhuma novidade para os fãs da Warner Bros, porque a empresa brinca com essa ideia em suas animações, quadrinhos e filmes há décadas. Mas, agora, o conceito chega também aos jogos da companhia. Desenvolvido pela Player First Games, MultiVersus é um título gratuito que coloca algumas das estrelas da gigante do entretenimento mundial em combates mortais.
Desenvolvimento: Player First Games
Distribuição: Warner Bros Games
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Luta
Classificação: 10 anos
Português: Interface, dublagem e legendas
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: Sem registros
Porrada simples e divertida
MultiVersus não esconde suas inspirações em Super Smash Bros. Assim como na franquia da Nintendo, o objetivo do jogo de luta 2D da Warner é conseguir derrubar os adversários da plataforma e conquistar pontos suficientes para vencer as partidas, que costumam ter uma duração de 7 minutos. Não apanhar é uma tarefa vital, mas isso não tem muita importância no caminho para o sucesso, ao contrário de outros títulos de porradaria. Porém, todos os jogadores ficam mais fracos e consequentemente suscetíveis a serem explodidos conforme o dano que foi recebido durante cada round.
As mecânicas são descomplicadas, e todas as ferramentas são devidamente explicadas e facilitadas pelos tutoriais, que possuem funções suficientes para masterizar cada boneco com tranquilidade. A Player First desenvolveu uma jogabilidade simplificada, que faz uso de apenas quatro botões para golpes e mais dois para pular e desviar, além dos direcionais. Os produtores implementaram um sistema de vantagens, que aprimoram habilidades individuais e que realizam melhorias para o trabalho em grupo, colocando uma ênfase importante nas builds de cada herói.
Partidas locais e online
Contando com uma base de jogadores completamente unificada, o grande atrativo de MultiVersus está nos duelos em equipe, com dois indivíduos em cada lado cooperando para vencer os confrontos. No entanto, a Player First Games adicionou outras possibilidades de jogo em seu produto. Além do tradicional um contra um, existe uma opção completamente caótica e divertida para quatro pessoas lutarem entre si. Modos de luta contra a inteligência artificial também marcam presença no título, os quais são ideais para treinar e aprender todas as mecânicas individuais.
Sem lag e travamentos, as partidas em rede fluem muito bem graças ao sistema de netcode baseado em rollback (tecnologia que garante lutas parecidas com a jogatina offline, sem atrasos nos comandos). A atenção excepcional dada ao multijogador somada com a ótima interface e o excelente matchmaking garantem uma experiência espetacular e muito acima dos outros nomes do gênero.
Embora o foco de MultiVersus esteja completamente direcionado para o online, a equipe de desenvolvimento implementou uma função para lutas locais e offline que é impressionante, pois conta com todo o conteúdo disponibilizado gratuitamente. Essa é uma funcionalidade inesperada, que garante a longevidade do título e possibilita a realização tranquila de campeonatos presenciais, que é um pilar da FGC (Fighting Games Community). Porém, os desenvolvedores não adicionaram atividades importantes para apenas um jogador, além das ferramentas de treinamento e das batalhas contra a máquina.
Um grande elenco
Os responsáveis fizeram uma verdadeira festa com o catálogo de propriedades intelectuais da Warner. Figuras conhecidas dos universos DC, Cartoon Network e até Game of Thrones são jogáveis em MultiVersus. Os personagens receberam bons movimentos, que são condizentes e fiéis com os respectivos materiais de origem. Eles também foram adaptados para o visual cartunesco que foi adotado pela equipe de arte, casando completamente com a proposta da Warner e funcionando muito bem.
Os valores de produção são surpreendentemente altos para um produto gratuito. A distribuidora realizou um esforço incrível na localização dos textos. Os dubladores oficiais de cada personagem marcam presença em MultiVersus, e todos os personagens receberam uma longa lista de falas, reagindo a todo tipo de confronto diferente, com direito a muitas referências e piadas.
Tempo é dinheiro
MultiVersus é completamente de graça em todas as plataformas. Garantir o acesso ao maior número de jogadores possível com a redução da barreira de entrada foi uma ótima ideia da Warner, e, por conta disso, a Player First larga na frente em relação aos seus competidores, pois o mercado de games de luta não possui muitas opções gratuitas de qualidade. Infelizmente, o passe livre não significa que tudo é liberado, já que as empresas envolvidas precisam lucrar de alguma forma.
Os desenvolvedores optaram pela inclusão de duas moedas virtuais distintas: uma conquistada utilizando o tempo e outra que é adquirida ao investir dinheiro real. É possível comprar todos os personagens investindo muito tempo de jogatina, e os itens cosméticos estão disponíveis apenas para quem decide abrir a carteira. Eles também disponibilizaram três pacotes de fundadores que são caríssimos, oferecendo recompensas e a possibilidade de liberar parte do elenco instantaneamente. MultiVersus também conta com passes de batalhas, com tiers gratuitos e pagos, e recompensas realmente boas apenas para quem financia o produto.
Lutas viciantes
MultiVersus é um excelente jogo de luta. As mecânicas são responsivas e o elenco é variado e simples de aprender, mas difícil de se masterizar. No entanto, a monetização agressiva faz a experiência se tornar um pouco menos amigável do que deveria ser para os jogadores que não estão dispostos a abrir a carteira.
Revisão: Jason Ming Hong