Após cerca de um ano inteiro offline, os servidores do MultiVersus finalmente estão funcionando novamente. Isso ocorreu devido ao término do período beta do jogo no ano passado, dando origem à sua versão final. Tendo a chance de jogar o MultiVersus em seu estado final e idealizado, aqui estão minhas considerações.
Desenvolvimento: Player First Games
Distribuição: Warner Bros
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Plataforma, Ação, Arcade, Multiplayer
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5, PC
Duração: Sem registros
O jogo que reviveu
MultiVersus é um jogo no estilo Smash Bros desenvolvido pela Warner Bros, que reúne grande parte das IPs da empresa, incluindo filmes, séries, desenhos animados e muito mais. Você encontrará figuras icônicas como Tom & Jerry, Rick and Morty, Jason Vorhees e até mesmo personagens de Game of Thrones. É fantástico ver esse tipo de crossover acontecendo, com figuras que não se enfrentariam se não fosse pela existência deste jogo.
Dado a natureza online do game, tudo aqui gira em torno das respectivas diretrizes, como em qualquer jogo para dispositivos móveis ou MMORPGs atuais (até mesmo Counter Strike adotou essa abordagem). Os menus estão espalhados com opções por toda parte, assim como escolhas, seções e meios para comprar dinheiro do jogo com dinheiro real, skins de personagens, pacotes com vários itens, etc. Parece que toda a interface do usuário está tentando levá-lo a gastar primeiro e se divertir depois.
Modo história e opções locais
Se você não tem amigos para jogar localmente ou não tem interesse no modo online, há o menu Rift, que funciona essencialmente como um modo campanha. Aqui, você embarca em uma jornada em até 2 jogadores, enfrentando inimigos, chefes e desafios menores (como quebrar discos) para viajar através da linha do tempo na tela de seleção de estágios e enfrentar o desafio supremo no final – ou perto disso. Uma vez finalizado a linha do tempo, você coleta pontos de experiência e dinheiro virtual para gastar em itens. Tanto no Rift quanto no versus, é possível equipar vantagens (Perks) para melhorar os personagens em certos atributos.
Além disso, se você tiver um passe de batalha ou qualquer tipo de passe ativo em sua conta, itens premium ficam disponíveis à medida que você progride. Entre esses itens, estão personagens futuros que podem ser desbloqueados antecipadamente, como o Agente Smith da série de filmes Matrix. No entanto, isso exigirá horas a fio, mesmo que você tenha comprado um passe premium – um pouco injusto, na minha opinião. Recebemos um Premium Pass aqui para fazer a análise do game e sentimos isso na pele. Ao menos, pude comprar todos os personagens de imediato, mas um dos personagens ainda assim estava bloqueado sabe-se lá o porquê.
Jogabilidade e modo online
Felizmente, quando se trata de jogabilidade online, a experiência é totalmente livre de lag, e o sistema de matchmaking é rápido e eficiente, levando você a partidas em questão de segundos. Não consigo pensar em um momento em que não consegui encontrar um oponente online. As salas estavam sempre cheias e os lugares ocupados, sem espaço para reclamações.
Quanto às opções locais, podemos reunir mais três amigos e lutar entre nós, personalizando as regras, escolhendo cenários e os personagens favoritos de cada pessoa. Os personagens podem ser comprados ou testados, considerando que fazem parte da disponibilidade temporária – uma prática muito comum em jogos online, na qual os personagens são disponibilizados constantemente para incentivar o jogador a adquiri-los.
Em geral, o que posso dizer sobre a jogabilidade é que ela é um pouco lenta. Joguei muitos clones de Smash Bros, mas este é um dos mais lentos que experimentei. Posso comparar o MultiVersus ao Nickelodeon All Stars Brawl, que também é um jogo menor em termos de escala em comparação com as IPs da Nintendo, mas ainda é mais rápido que a maioria dos personagens existentes no jogo da WB.
Alguns personagens se destacam em termos de agilidade, como Batman, Superman e Shaggy. A maioria não parece responder muito bem aos comandos – pode ser um problema de hitbox. Quanto aos movimentos, o jogo é bem equilibrado. Gosto do número de animações, reações e diferentes golpes que cada personagem possui. Nesse sentido, o jogo não decepciona e até supera a maioria dos títulos independentes.
Ainda tem a melhorar
MultiVersus não é de forma alguma ruim. Apenas acredito que o jogo ainda tem muito a melhorar, como seus gráficos com texturas terríveis mesmo em consoles de última geraçao. O sistema de progressão é excessivamente voltado para o online, o que torna quase injusto e cansativo para aqueles que gastaram seu dinheiro suado em um passe premium. Itens premium demoram muito para serem adquiridos ou desbloqueados, e é importante reforçar que você pagou por eles. Quanto à jogabilidade, o jogo vale a pena, apesar de ser lento na maioria das situações. A agilidade da maioria dos personagens não é um bom exemplo de como um clone de Smash Bros deve se comportar. Eu esperaria uma experiência mais acelerada. No final das contas, o game é bacana, mas um pouco ganancioso em alguns aspectos. No entanto, ele atende quase a toda a lista de verificação: boa jogabilidade, personagens bem equilibrados, modo história para jogadores solitários e uma seção online para lutar contra desconhecidos e amigos.
Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores
MultiVersus
Prós
- Sistema de Perks nos personagens
- Online funciona muito bem
- Modo história para 2 jogadores
- Modo local para 4 jogadores
- Vários personagens
Contras
- Jogabilidade com sensação de lentidão e peso exacerbado
- Um pouco ganancioso em alguns itens
- Premium Pass exige tempo demais pra liberar itens
- Texturas horríveis