Capa do jogo

Review New Super Lucky’s Tale (PS4) – Revivendo boas memórias

Nos anos 90, boa parte dos consumidores de vídeo-game era composta por crianças, adolescentes e jovens adultos. Com isso, não era incomum observar uma sala de estar com toda sua família em um sofá jogando jogos como Super Mario World, Sonic The Hedgehog ou Crash Bandicoot. Essas lembranças provavelmente foram os incentivos para que a Playful criasse New Super Lucky’s Tale, trazendo um projeto novo de plataforma 3D que está em escassez no mercado atualmente.

Desenvolvimento: Playful Corp
Edição: Playful Corp
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação indicativa: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, Switch e Xbox One
Duração: 7 horas (campanha)/ 10.5 horas (100%)

O livro mágico

O enredo conta a história da carismática raposinha Lucky Swiftail, que parte junto de sua irmã Lyra em busca do Livro das Eras, um livro responsável por interligar diversos mundos e com poder capaz de reescrever a história atual. Ao encontrá-lo, o maligno mago Jinx surge inesperadamente – mostrando que também estava em busca do objeto – e tenta roubá-lo.

Para surpresa de todos, o livro reage a um dos feitiços do vilão e absorve Lucky, Jinx e seus capangas para dentro dele. Para retornar, o protagonista precisa resgatar as páginas perdidas e interligar os mundos novamente até sua casa, enfrentando durante sua jornada toda a tropa de Jinx, denominada Kitty Litter.

lucky segurando o livro das eras

Um sentimento de nostalgia

New Super Lucky’s Tale utiliza vários elementos positivos de jogos de plataforma antigos. Cada mundo possui um hub livre para o jogador escolher qual fase jogar naquele momento. Seu objetivo é coletar um número necessário de páginas para liberar o chefe daquela área e prosseguir para o próximo mundo.

As fases principais possuem sempre quatro páginas coletáveis dentro dela e seguem um padrão de objetivos a serem cumpridos. O jogador receberá uma página cada vez que coletar 300 moedas, encontrar um local secreto específico, obter as letras para formar a palavra LUCKY e concluir o objetivo principal daquela fase. 

Um dos pontos a destacar do jogo é a diversidade das fases, a fim de evitar repetitividade durante seu progresso. Há algumas em que o cenário é totalmente em perspectiva 3D e livre para explorar, outras são exclusivamente em duas dimensões e outras que são semelhantes a jogos estilo “runner”, em que o jogador andará sozinho constantemente e somente poderá pular ou atacar. Por fim, temos também minigames nos hubs que lhe garantirão uma página a mais, mesmo sem precisar entrar em qualquer fase. 

Simples, mas divertido

Os comandos de New Super Lucky’s Tale são bastante simples, mas possuem mecânicas já conhecidas e bem-vindas neste jogo. Além de pular e atacar, a raposinha também pode realizar um pulo duplo para alcançar locais mais altos e/ou distantes, podendo combinar com um ataque de cauda e percorrer uma distância um pouquinho maior. Interessante destacar também que Lucky pode cavar e andar por baixo da terra, passando obstáculos aparentemente inalcançáveis e também atacar monstros por baixo.

O jogo em si não é nada difícil e qualquer pessoa consegue terminar sem grandes dificuldades. O único ponto mais desafiante é ao completar o jogo, em que Lucky retorna à Foxington e realiza os testes para se tornar um Guardião. Os desafio consistem em percorrer fases mais complexas e também revisitar alguns chefes com padrões mais complicados.

Por fim, todo seu progresso pode ser recompensado indo à loja. Trajes novos estarão disponíveis para Lucky em troca de moedas coletadas pelas fases. Elas são desbloqueadas para compra ao derrotar chefes e obter todas as páginas de um único mundo.

colete todas as moedas sem cair

Sensação boa

New Super Lucky’s tale é muito bem construído e cumpre com sua proposta. Os personagens cartunescos são bem bonitos, charmosos e carismáticos. Os ambientes usam cores bem vivas e alguns quebra-cabeças farão o jogador parar para pensar antes de realizar qualquer ação.

A trilha sonora e a jogabilidade também contribuem bastante para uma ótima experiência, sendo um excelente jogo tanto para crianças quanto adultos que buscam uma aventura cartunesca, tranquila e divertida. Não deixe de conferir este jogo caso busque uma aventura de plataforma sólida e que retorne às origens do gênero.

Esta review foi feita com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

New Super Lucky's Tale

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Protagonista carismático
  • Gráficos bonitos e coloridos
  • Jogabilidade boa

Contras

  • Dificuldade bem baixa