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Review – MX vs ATV All Out (Switch) – Sopa de lama com letrinhas

A primeira coisa a ser dita nesta review é isso: o port de MX vs ATV All Out chega ao Switch praticamente 2 anos após o lançamento para outras plataformas. A comparação com as outras versões do game e com outros da mesma temática é inevitável, mas é algo que, na medida do possível, não farei.  
Nesse jogo você pilota veículos off road: motos, quadriciclos e utilitários esportivos. MX é a sigla para motocross e ATV é a sigla para all-terrain vehicles (veículos aptos para qualquer tipo de terreno). Seja em moto, quadri ou sport-utility (UTV) o importante é se sujar de lama chegar em primeiro lugar.

Desenvolvimento: Rainbow Studios

Distribuição: THQ Nordic

Jogadores: 1-2 (local) e 1-8 (online)

Gênero: Corrida, Esportes

Classificação Indicativa: Livre

Português: Legendas, e interface

Plataformas: Switch, PC, PS4, Xbox One

Duração: Sem registros

MX vs ATV All Out traz 3 tipos de veículo, cada um com 2 categorias diferentes
MX vs ATV All Out traz 3 tipos de veículo, cada um com 2 categorias diferentes

Explicando as letrinhas

MX vs ATV All Out é o quinto jogo da franquia – que, na verdade, é uma fusão das franquias ATV Offroad Fury (Sony) e MX Unleashed (THQ). O game tem jogabilidade arcade, ou seja, não pretende ser um simulador com características reais de pilotagem dos veículos. A proposta é ser um “mundo aberto”, mas seus modos de jogo podem ser acessados via menu – tradicional e simples.

Há modalidades para todos os gostos: competições online e offline, multiplayer de sofá com tela dividida, modos Supercross, Opencross, National, modo time attack (você contra o relógio) e competições de manobras. Já as pistas são em ambientes abertos e também em arenas fechadas.

Você pode comprar veículos, partes para tunagem e personalizar seu avatar
Veículos e partes são comprados com os prêmios de cada corrida

Personalizações variadas

O mundo aberto possibilita testar os veículos após tunagens e também acessar tutoriais para todos esses modos de jogo existentes; se você quiser pular os tutoriais (não recomendo) é possível pilotar livremente, explorando os diferentes tipos de terreno e descobrindo diferentes estilos de direção. 
Você pode personalizar a aparência de seu piloto, do sexo aos equipamentos. É possível personalizar a pintura dos veículos, mas não tentei utilizar livery porque não pareceu ser possível.

MX vs ATV All Out tem 4 modos de competição
Parecem ser 4 modos de competição, mas o AX – Arena Cross é DLC

Pague-me se puder

Não dá para personalizar ou criar pistas. Porém, há pistas e veículos que podem ser adquiridos ($$$) como conteúdo adicional (DLCs) vendidos separadamente – isso foi o que menos gostei. Não tenho nada contra DLC em jogos. Pelo contrário, quase sempre consumo esses conteúdos adicionais quando eles fazem sentido. Mas no MX vs ATV All Out, o truque é baixo. Todos os modos de jogo têm algumas pistas em DLC. Além disso, o modo arena cross é vendido separadamente. Se você quiser utilizar veículos de marcas reais, adivinhe? DLC também. Um port vendido a preço cheio não deveria economizar nisso.

MX vs ATV All Out tem multiplayer local e online
São vários modos de jogo, inclusive multijogador local e um contra um em tela dividida

Pilotando tudo

Cada uma das três classes de veículos tem uma dirigibilidade diferente e a curva de aprendizado é bem suave. Das motos, o toque das rodas no solo me trouxe a sensação de estar “surfando” na terra – quero dizer com isso que a pilotagem é bem fluida. 

O quadriciclo é estável, mas um pouco desajeitado. Já o UTV (eu chamo de buggy para simplificar) é um pouco lento: em eventos MX vs ATV – as motos contra os quatro rodas – quem estiver com buggy sai em desvantagem. Como o importante é competir, não abro mão dele.

MX vs ATV All Out tem uma variedade de ângulos de câmera
Com as motos e ATVs é possível fazer acrobacias

Corrida de “motinhas”

Amo os joycons, mas os botões L e R não são os melhores do mundo. E você vai precisar deles, já que L é a embreagem (ajuda a ganhar velocidade quando acionada no momento correto) e R é o botão que combinado ao analógico direito permite fazer acrobacias.

Apertar o R e o Zr (acelerador) ao mesmo tempo em que se utiliza os dois analógicos não é a melhor experiência.O modo online do jogo é bem estável, mas todo mundo quer correr com as motos. Não encontrei os ATV, só dava eu com meu buggy. Fora esse pormenor, a experiência estava completamente lisa.

MX vs ATV All Out tem pódio e seu piloto sobe limpinho nele
“É bonito, eu imito mas o pódio não é pra mim (eu não sou a fim!)”

Linha de chegada

MX vs ATV All Out é um bom jogo. A trilha sonora é muito boa: tem Offspring, então ganha pontos múltiplos. Os gráficos são bons para um game de Switch – eu sei que donos do console não gostam desse tipo de comentário, mas assim é a vida. É o preço que se paga para jogar em modo portátil ou tabletop, e ninguém nunca me verá reclamar disso.

Eu sempre tive um fraco por games off road desde o Nintendo 64 com Top Gear Rally. A cada novo Forza Horizon (FH) eu procuro primeiro os eventos cross-country, sendo o FH3 meu preferido por conta dos veículos UTV, também presentes no MX vs ATV All Out. Nessa geração de consoles, poucos jogos de motocross chamaram minha atenção porque são corridas em circuito, algo que eu pessoalmente não gosto muito. Como dá para imaginar, eu gostei de MX vs ATV All Out – tanto que tenho uma cópia digital para o Xbox One (com os mesmos bugs). 

Sei que lá no início eu prometi não comparar com outros jogos, mas aqui no final do texto é inevitável. Pelo menos, deixei de nomear outros jogos de motocross. Se vocês quiserem essa comparação podemos pensar em um texto DLC. Topam?

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Modo online estável
  • Jogabilidade
  • Opções de personalização
  • Mundo aberto
  • Divertido

Contras

  • Muitas DLCs
  • Um bug inexplicável de limite do mundo
  • Veículos genéricos
  • Melhor não usar os joy-cons