Capa de Noel the Mortal Fate

Review Noel the Mortal Fate (PC) – Simplesmente injogável

Em Noel the Mortal Fate, conhecemos Noel Cerquetti, uma pianista que entra numa incessante busca por vingança contra pessoas poderosas após ser prejudicada em um importante concurso musical da pequena cidade de Lhaplus. Para revidar, ela decide fazer um acordo com um demônio chamado Caron, que, em troca de partes do corpo da garota, passa a auxiliar a heroína em sua jornada.

Desenvolvido por Kawano e publicado mundialmente pela Playism, a localização em inglês do RPG foi inicialmente lançada em 2018 para a Steam, e chega agora às plataformas da Microsoft, em uma versão unificada para os consoles Xbox e computadores que rodam Windows 10. Refeito do zero para os novos sistemas, o título recebeu aprimoramentos visuais, suporte para controles e conquistas, em um port para PC que é horrível, com problemas técnicos que são inacreditáveis.

Desenvolvimento: Kanawo, Vaka Game Magazine

Distribuição: Playism

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Aventura, RPG

Classificação: 12 anos

Português: Não

Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Xbox Series X/S, Switch

Duração: 12 horas (campanha)/12 horas (100%)

História boa e um gameplay simples

Noel e Caron, personagens principais de Noel the Mortal Fate

Noel the Mortal Fate conta com uma excelente trilha sonora, bons mapas e ótimo design de personagens, com visuais inspirados no estilo dos animes. No entanto, as mecânicas de exploração e combate são muito simples, e apresentam missões para progredir na campanha que se resumem a cumprir pequenos objetivos, resolver quebra cabeças e derrotar inimigos utilizando os poderes de Caron. A jogabilidade passa longe de ser o ponto alto do título, e a experiência é carregada por sua narrativa.

Disponível em inglês, japonês ou chinês, a história é contada em formato de visual novel, com muitos textos e sem nenhuma dublagem. Tudo se desenrola através de temporadas, que são arcos narrativos que possuem uma duração média de duas horas. O pacote é incompleto, pois das nove fases que foram localizadas em inglês, apenas sete estão presentes nessa versão do RPG. A oitava e nona temporada ficaram de fora desse lançamento e estão disponíveis para os jogadores da Steam de forma exclusiva.

Conversão para PC é muito ruim

Configurações de Noel the Mortal Fate

Parece que ninguém na equipe de desenvolvimento ou distribuição checou se tudo estava funcionando corretamente antes de realizar o processo de lançamento final, porque o estado de Noel the Mortal Fate em seu port para Windows 10 é tenebroso, péssimo e pavoroso.

O RPG não conta com opções visuais que vão além da possibilidade de alterar a resolução. Isso significa que os desenvolvedores não adicionaram suporte ao V-Sync, pois o temido screen tearing (o indesejado efeito de imagem rasgada) marca presença em todos os momentos de jogatina. A falta de configurações suficientes também se estende ao suporte para mouse e teclado, que não pode ser customizado. O modelo padrão que foi designado pelos responsáveis é confuso, e às vezes o programa não responde corretamente aos comandos. Além disso, a taxa de quadros de Noel the Mortal Fate é inconstante, com quedas absurdas para um jogo com gráficos em 2D. A trilha sonora não é executada devidamente, parando aleatoriamente e causando longos períodos de absoluto silêncio.

Tudo que é ruim, pode sempre piorar

Gameplay bugadão de Noel the Mortal Fate

O título sofre com defeitos técnicos que transformam o produto em uma experiência que deve ser evitada a qualquer custo. Noel the Mortal Fate trava constantemente entre uma fase e outra, sendo comum ver uma tela preta por um período muito longo enquanto o aplicativo provavelmente carrega os conteúdos do próximo mapa.

A cereja do bolo é um bug bizarro que acontece na primeiríssima cena da campanha, no qual a câmera, que é vista de cima, fica extremamente aproximada ao personagem principal durante toda a campanha, sendo impossível se orientar devidamente, e consequentemente conseguir jogar e apreciar o conteúdo do RPG. É difícil entender como uma falha grotesca como essa não foi percebida e resolvida pela equipe de desenvolvimento, e a Playism simplesmente não deveria estar comercializando este jogo enquanto esse problema não for solucionado.

Não tem como

Noel the Mortal Fate é um RPG independente que tem boas ideias, e uma narrativa que é muito intrigante. Mas, infelizmente, ele é um título completamente injogável em sua versão de PC, devido ao seu estado técnico completamente deplorável e disfuncional.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Noel the Mortal Fate

2

Nota Final

2.0/10

Prós

  • Excelente design de personagens
  • Mapas bonitos
  • Ótima trilha sonora
  • Utiliza Xbox Play Anywhere

Contras

  • Pacote incompleto
  • Jogabilidade muito simples
  • Trava constantemente
  • Bugado
  • Inacabado