Jogos cooperativos são, sem dúvidas, um de meus modelos preferidos de diversão em termos de videogame. Pile Up! Box by Box pega conceitos de vários tipos de títulos com esse formato, e cria quebra-cabeças muito bem bolados juntamente a resoluções que te fazem pensar a cada cenário encontrado.
Desenvolvimento: Seed by Seed
Distribuição: HandyGames
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Puzzle, Aventura, Ação, Arcade
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, Xbox One, Switch
Duração: 5 horas (campanha)
Caixas e suas amigas
Aqui somos caixinhas simpáticas com olhos, as quais podemos personalizar ao escolher entre várias skins que mudarão apenas a aparência do seu “personagem”, mantendo o resto tudo igual. Pile Up! Box by Box nos coloca em uma espécie de mundo aberto contido, onde há alguns mundos para serem liberados com os coletáveis do jogo que servem como uma chave para abrir os portais.
Cada mundo oferece desafios diferentes e mecânicas novas, como paredes falsas que podem ser derrubadas com uma investida, molas que servem para impulsionar as caixas para locais mais altos, ou até mesmo um bloco com jatos propulsores para nos fazer flutuar por alguns segundos. Isso causa resultados engraçados, como uma caixa usada para elevar a altura ser posicionada em cima de um propulsor, fazendo com que ela saia flutuando e fique fora de alcance. Felizmente existe um comando para reiniciar o cenário no ponto em que estamos, o que facilita a tentativa e erro. Desafios internos nos mundos também existem, como a coleta de itens para acender lâmpadas, as quais darão acesso a uma nova passagem.
Fora as interações com o cenário, existem algumas caixas espalhadas pelos estágios, e temos a possibilidade de pegá-las para criar uma forma de torre para subirmos e alcançarmos superfícies mais altas. Essas caixas podem ser também arremessadas, o que ajuda bastante em ambientes com um adesivo no chão que destrói a caixa uma vez que ela o toca. Isso exige um pensamento estratégico, por exemplo, sobre como faremos para arremessar a caixa por cima desse adesivo para que ela alcance o outro lado. O mesmo serve para quando caixas necessárias para a resolução do puzzle estão do outro lado. Neste momento, é possível utilizar caixas com uma língua que estica para agarrar o objeto fora do alcance; assim como também essa caixa com língua pode nos servir como meio de transporte para passar por cima de um precipício.
Além dos puzzles convencionais que o jogo apresenta, também estão disponíveis minigames para até quatro jogadores, como o futebol de caixas. Por fim, coletáveis espalhados pelos cenários recompensam os jogadores com novas skins e minigames para a seção de arcades de Pile Up!, o que funciona como um leve incentivo para revisitar esse curto jogo focado em quebra-cabeças que, sem dúvida, fica bem melhor com amigos. Após finalizado um mundo, é possível voltar a ele para aumentar a porcentagem de “complecionismo”, ou simplesmente a fim de reviver a experiência com mais amigos – ou sozinho.
Excelente proposta para pensar em conjunto
Pile Up! é um excelente jogo para se divertir com pessoas, enquanto que experienciá-lo sozinho passa uma sensação leve de solidão. Alguns minigames da seção de arcade também só podem ser jogados em no mínimo 2 pessoas, o que pode ser um problema já que não há nem como experimentar e ver como funciona. Por fim, se você é viciado em puzzles e gosta de ter seu cérebro desafiado, junto até 3 amigos e parta nessa aventura com as caixinhas de papelão. Infelizmente o multiplayer online não está disponível, o que dificulta um pouco as coisas visto que a experiência é bastante criada com o intuito de juntar mais pessoas em um mesmo desafio.
Có´pia de Switch cedida pelos produtores